Infância remediada: uma investigação sobre o processo de medicalização na educação infantil

Medicated childhood: an investigation into the process of medicalization in early childhood education

Autores

Palavras-chave:

Primeira etapa de escolarização, Diagnósticos, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Verificamos a partir de uma revisão sistemática a existência de produções referentes à medicalização na educação infantil e como as/os pesquisadoras/es abordam o tema. O levantamento foi realizado na BDTD. Analisamos dez trabalhos: 7 dissertações e 3 teses. Elaboramos dois eixos de análise: 1) A linha tênue entre diagnosticar e medicalizar: um panorama sobre a remediação das crianças na educação infantil; 2) Quando o saber biologicista sobrepõe-se à prática docente: problematizações acerca da formação docente e concepções sobre o desenvolvimento infantil. Demonstramos que os estudos retratam o aspecto multifacetado da medicalização com um olhar crítico e histórico e problematizam a destituição da práxis pedagógica por promover saltos qualitativos no desenvolvimento infantil, delegando-o a saberes médicos/psicológicos. As análises se embasaram na Teoria Histórico-Cultural.

Palavras-chave: Primeira etapa de escolarização; Diagnósticos; Teoria Histórico-Cultural.

 

Abstract

We conducted a systematic review on publications related to medicalization in early childhood education, examining how researchers approach the topic. We analyzed ten works, which included seven dissertations and three theses, all of which were obtained from BDTD. Our analysis was based on two axes: firstly, we explored the fine line between diagnosing and medicalizing, taking a closer look at how children are medicated in early childhood education. Secondly, we examined the problem of biological knowledge overlapping teaching practice, which raises important issues about teacher training and conceptions about child development. Our study demonstrates that these works portray the multifaceted nature of medicalization departing from a critical and historical perspective. They highlight the fact that pedagogical praxis is responsible for promoting qualitative leaps in child development and should not be delegated to medical or psychological knowledge. Our analyses were based on the Cultural-Historical Theory.

Keywords: First stage of schooling; Diagnostics; Cultural-Historical Theory.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Ferreira Tosta, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Psicologia Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Catalão-UFCAT. Mestranda da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão. Participante do Grupo de Pesquisa e Extensão Orientação à Queixa Escolar à luz da Teoria Histórico-Cultural da Universidade Federal de Catalão. Atualmente é bolsista do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos. Possui linha de estudos e pesquisas voltadas para a Psicologia Histórico-Cultural e queixa escolar.

E-mail: mariacarolinaft@discente.ufcat.edu.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-0827-3110.

Altina Abadia da Silva, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1991), graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2011), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1996), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Catalão - UFCAT. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDUC da Unidade Acadêmica de Educação. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação - NEPIE/UFCAT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estágio, Trabalho Docente, Desenvolvimento e Aprendizagem, Direitos Humanos e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, Infância, Educação Infantil e formação de professores.

E-mail: tinaufg8@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7496-5556.

Janaina Cassiano Silva , Universidade Federal de Catalão

Doutora em Educação pela UFSCAR com período sanduíche na University of Bath, Bath/Inglaterra, mestre em Educação pela Unesp/ Araraquara, graduada em Psicologia pela UFU. Docente no curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Catalão. Representante estadual, gestão 2021-2022, da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação - NEPIE (UFCAT).

E-mail: janacassiano@ufcat.edu.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1145-5820.

 

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Publicado

08/12/2024
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Como Citar

FERREIRA TOSTA, M. C.; ABADIA DA SILVA, A.; CASSIANO SILVA , J. Infância remediada: uma investigação sobre o processo de medicalização na educação infantil: Medicated childhood: an investigation into the process of medicalization in early childhood education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8136. Acesso em: 27 dez. 2024.