Infância remediada: uma investigação sobre o processo de medicalização na educação infantil
Medicated childhood: an investigation into the process of medicalization in early childhood education
Palavras-chave:
Primeira etapa de escolarização, Diagnósticos, Teoria Histórico-CulturalResumo
Verificamos a partir de uma revisão sistemática a existência de produções referentes à medicalização na educação infantil e como as/os pesquisadoras/es abordam o tema. O levantamento foi realizado na BDTD. Analisamos dez trabalhos: 7 dissertações e 3 teses. Elaboramos dois eixos de análise: 1) A linha tênue entre diagnosticar e medicalizar: um panorama sobre a remediação das crianças na educação infantil; 2) Quando o saber biologicista sobrepõe-se à prática docente: problematizações acerca da formação docente e concepções sobre o desenvolvimento infantil. Demonstramos que os estudos retratam o aspecto multifacetado da medicalização com um olhar crítico e histórico e problematizam a destituição da práxis pedagógica por promover saltos qualitativos no desenvolvimento infantil, delegando-o a saberes médicos/psicológicos. As análises se embasaram na Teoria Histórico-Cultural.
Palavras-chave: Primeira etapa de escolarização; Diagnósticos; Teoria Histórico-Cultural.
Abstract
We conducted a systematic review on publications related to medicalization in early childhood education, examining how researchers approach the topic. We analyzed ten works, which included seven dissertations and three theses, all of which were obtained from BDTD. Our analysis was based on two axes: firstly, we explored the fine line between diagnosing and medicalizing, taking a closer look at how children are medicated in early childhood education. Secondly, we examined the problem of biological knowledge overlapping teaching practice, which raises important issues about teacher training and conceptions about child development. Our study demonstrates that these works portray the multifaceted nature of medicalization departing from a critical and historical perspective. They highlight the fact that pedagogical praxis is responsible for promoting qualitative leaps in child development and should not be delegated to medical or psychological knowledge. Our analyses were based on the Cultural-Historical Theory.
Keywords: First stage of schooling; Diagnostics; Cultural-Historical Theory.
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