Se as crianças da cidade viessem aqui no sítio, ia mostrar como correr na floresta - um estudo com e sobre Crianças Quilombolas e Aprendizados fora da escola

If the City Kids Came Here to the Farm, I'd Show Them How to Run in the Forest - A Study on and about Quilombo Children and Learning Outside School

Autores

Palavras-chave:

Territórios quilombolas; crianças; Fronteira étnica; Educação.

Resumo

O artigo apresenta uma incursão etnográfica no cotidiano dos moradores da comunidade do rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba (PA), focalizando precisamente as mobilidades e brincares das crianças nesse contexto. Tomamos como referência a ideia de fronteira étnica para pensar os diversos atravessamentos de fronteiras exercidos pelas crianças e o aprender pelo brincar e fora da escola como questões centrais, demonstrando o quanto as práticas sociais das crianças desta comunidade têm um caráter educativo e humanizador. Concluímos que o aprender pelo brincar, presente no cotidiano das crianças em suas infâncias nesta comunidade, e o encontro de saberes desses sujeitos, nos diversos espaços, constituem-se em aprendizados proporcionados pelo contato intergrupos nas/entre comunidades.  

Palavras-chave: Territórios quilombolas; Crianças; Fronteira étnica; Educação.

 

Abstract

The article presents an ethnographic incursion into the daily lives of residents of the Baixo Itacuruçá river community, Abaetetuba (PA), focusing precisely on children's mobility and play in this context. We take as a reference the idea of ​​ethnic borders to think about the various border crossings carried out by children and learning through playing and outside of school as central issues, demonstrating how the social practices of children in this community have an educational and humanizing character. We conclude that learning through playing, present in the daily lives of children in their childhood in this community, and the encounter of knowledge of these subjects, in different spaces, constitute learning provided by intergroup contact in/between communities.

Keywords: Quilombo territories; Children; Ethnic border; Education.

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Biografia do Autor

Eliana Campos Pojo Toutonge, UFPA

Doutora em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora Associada, Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Universitário de Abaetetuba, Pará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica – infâncias, territórios rurais e processos educativos e culturais. E-mail: elianapojo@ufpa.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7466-3996.

Isonete do Socorro Perna Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades - PPGCITI/UFPA, na linha de pesquisa Educação, Estado e Territorialidades. Especialista em Educação do campo e em Estudos de Língua e Literatura Vernácula, ambas pela UFPA. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Email: isonethy@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9586-4260

Rosenildo da Costa Pereira, Universidade Federal do Pará

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades - PPGCITI/UFPA, na linha de pesquisa Educação, Estado e Territorialidades. Doutor em Antropologia, área de concentração em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Email: rosenildopereira@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8747-5276

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

CAMPOS POJO TOUTONGE, E.; DO SOCORRO PERNA PEREIRA, I.; DA COSTA PEREIRA, R. Se as crianças da cidade viessem aqui no sítio, ia mostrar como correr na floresta - um estudo com e sobre Crianças Quilombolas e Aprendizados fora da escola : If the City Kids Came Here to the Farm, I’d Show Them How to Run in the Forest - A Study on and about Quilombo Children and Learning Outside School. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9030. Acesso em: 25 dez. 2024.