Discurso de crianças sobre a pesca artesanal e trabalho na comunidade da Pontinha do Bacuriteua na Amazônia Bragantina

Autores

  • Marcos Vinicius Sousa de Oliveira vynny13@hotmail.com
    Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Paula Vieira e Souza paulladesa@gmail.com

Resumo

A pesquisa é de abordagem qualitativa e objetiva analisar nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal e trabalho. O estudo tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, situada no município de Bragança-Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa e painel do trabalho. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin. Participaram da pesquisa 10 (dez) crianças com idades entre 08 a 12 anos. Os resultados apontam para uma intensa produção das culturas infantis, revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal e o trabalho na Comunidade. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio da compreensão do trabalho realizado por seus familiares na Comunidade. Conclui-se que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal permite perceber que o caráter formativo da pesca artesanal está na relação entre saberes pesqueiros afirmando a presença do trabalho educativo como formador da vida social. 

Abstract

The research is qualitative approach and aims to analyze in the children's discourses the meanings and meanings about artisanal fishing and work. The study has as its locus of investigation the Pontinha do Bacuriteua Traditional Community, located around the mangroves of the Caeté-Taperaçu Marine Extractive Reserve, located in the municipality of Bragança-Pará. The study uses as data collection procedures the participant observation, conversation wheel and work panel. Analysis is supported by the discourse analysis technique in Bakhtin. Ten (10) children aged 08-12 years participated in the research. The results point to an intense production of children's crops, reveals a wide interaction of children with artisanal fishing and community work. Artisanal fishing presented in the children's discourse is the place of joy, play and the formation of human existence through the understanding of the work done by their families in the Community. It is concluded that the uniqueness of children concerning artisanal fishing allows us to realize that the formative character of artisanal fishing is in the relationship between fishing knowledge affirming the presence of educational work as a shaper of social life.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Sousa de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduando no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará -UFPA, Campus Universitário de Bragança. Foi Bolsista no Projeto de Pesquisa: Nos Caminhos da Inclusão: "Dilemas e Desafios Vivenciados no Atendimentos dos Alunos Deficientes do Campus de Bragança-PA" pelo Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC/Interior entre o período de 2016 a 2017. Foi Bolsista no Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica, por meio do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisado- PIBICProDoutor no Projeto intitulado: "Brincadeiras e brincares mais recorrentes no universo infantil em escolas da Amazônia bragantina no espaço do recreio", vinculado ao Projeto: "Culturas infantis em comunidades no entorno de manguezais: discurso de crianças da Amazônia bragantina entre brincadeiras e brincar", entre o período de 2017 a 2018. Foi voluntario no Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária -BIBEX, por meio do Projeto: "Formação de Professores para a Educação das Relações étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica". Atualmente é Bolsista no Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica, por meio do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisado- PIBICProDoutor/Revovação no Projeto intitulado: “Infâncias Entre Trabalho Educativo E Trabalho Infantil No Contexto De Comunidade Pesqueira”, vinculado ao projeto de pesquisa “Infâncias No Contexto De Comunidade Pesqueira E O Trabalho Como Princípio Educativo”, entre o período de 2018 a 2019. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação Núcleo Infâncias (GEPTEINFÂNCIAS) UFPA/Bragança. Discute Infância no contexto da Amazônia Bragantina; Educação Infantil; Trabalho Infantil.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 416
  • pdf downloads: 250

Como Citar

SOUSA DE OLIVEIRA, M. V.; VIEIRA E SOUZA, A. P. Discurso de crianças sobre a pesca artesanal e trabalho na comunidade da Pontinha do Bacuriteua na Amazônia Bragantina. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2923. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)