O mundo vivido da criança: um estudo fenomenológico sobre sua vivência nas enchentes Amazônicas

Autores

  • Taissa de Paula Brandão taissabrandao28@gmail.com
  • José Vicente de Souza Aguiar vicenteaguiar1401@gmail.com
  • Maria Clara Silva-Forsberg cforsberg@uea.edu.br

Resumo

Children's living world: a phenomenological study about their experience in Amazon floods

Resumo

A enchente é um dos fenômenos naturais que ocorre todos os anos na região Amazônica e atinge as cidades que se encontram às margens dos rios, principalmente as que estão na área de várzea. Neste artigo, objetiva-se compreender a relação da criança com o ciclo do rio por intermédio de um estudo fenomenológico sobre sua vivência no período da cheia. Consiste numa pesquisa de natureza qualitativa, realizada a partir das descrições do ambiente, das observações com registro fotográfico e dos diálogos com as crianças na faixa etária de 9 a 13 anos do município de Barreirinha/AM. Os resultados indicam que a cheia não altera a vivência das crianças, pois elas continuam a brincar com seus pares, reinventando-se por meio das brincadeiras nesse espaço hídrico, recriando o significado da vida, mediante as condições de existência do seu mundo vivido, o que revela a sua criatividade.

Palavras chave:  Várzea, reinvenção da vida, fenomenologia.

 

Abstract

Flooding is a natural phenomenon that takes place every year in the Amazon region and affects cities on riverbanks, especially those in the floodplain area. This article aims to understand children's relationship with the river cycle by means of a phenomenological study about their experience in the flood period. It consists of a qualitative research, developed from environment descriptions, observations supported by photography and dialogues with children aged 9 to 13 in the municipality of Barreirinha/AM. The results indicate that the flood does not change the children's experience, as they continue to play with their peers, reinventing themselves through playful activities in the water, recreating the meaning of life, within the conditions of their living world, which portrays their creativity.

Keywords: Floodplain, reinventing life, phenomenology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taissa de Paula Brandão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2016), Especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar pela Faculdade Wenceslau Braz - Facibra (2016). Foi Pedagoga na Escola Municipal Hilma Dutra no Município de Barreirinha (2017) e na Secretaria Municipal de Educação de Barreirinha – SEMED (2018). Atualmente, é mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia - UEA. E-mail: taissabrandao28@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4315-3712

José Vicente de Souza Aguiar

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve, a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos pós-estruturais, atividades na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; ensino de ciências; narrativas emergidas do saber moderno sobre os povos indígenas e não indígenas na Amazônia. Atualmente, é professor da Universidade do Estado do Amazonas e encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA. E-mail: vicenteaguiar1401@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7754-1620

Maria Clara Silva-Forsberg

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Ecologia, área de pesquisa em Ecologia Humana pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1991) e doutorado em Ciências Ambientais (Environmental Science, School of Public and Environmental Affairs - SPEA) - Indiana University (1999). Foi professora assistente no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, de 1984 a 1993, e Professora Visitante da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, e do Center for Susteinable Development pela Bostom University, na Costa Rica, América Central, em 2000 e 2001. Atualmente, é Professora Associada da Universidade do Estado do Amazonas na Coordenação de Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Aplicada, e docente do Programa de Mestrado em Educação em Ensino de Ciências - PPGEEC e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia - PPGECEM - REAMEC. E-mail: cforsberg@uea.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8924-2433

Downloads

Publicado

30/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 322
  • PDF downloads: 210

Como Citar

BRANDÃO, T. de P. .; AGUIAR, J. V. de S. .; SILVA-FORSBERG, M. C. . O mundo vivido da criança: um estudo fenomenológico sobre sua vivência nas enchentes Amazônicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 257–269, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos