O mundo vivido da criança: um estudo fenomenológico sobre sua vivência nas enchentes Amazônicas
Resumo
Children's living world: a phenomenological study about their experience in Amazon floods
Resumo
A enchente é um dos fenômenos naturais que ocorre todos os anos na região Amazônica e atinge as cidades que se encontram às margens dos rios, principalmente as que estão na área de várzea. Neste artigo, objetiva-se compreender a relação da criança com o ciclo do rio por intermédio de um estudo fenomenológico sobre sua vivência no período da cheia. Consiste numa pesquisa de natureza qualitativa, realizada a partir das descrições do ambiente, das observações com registro fotográfico e dos diálogos com as crianças na faixa etária de 9 a 13 anos do município de Barreirinha/AM. Os resultados indicam que a cheia não altera a vivência das crianças, pois elas continuam a brincar com seus pares, reinventando-se por meio das brincadeiras nesse espaço hídrico, recriando o significado da vida, mediante as condições de existência do seu mundo vivido, o que revela a sua criatividade.
Palavras chave: Várzea, reinvenção da vida, fenomenologia.
Abstract
Flooding is a natural phenomenon that takes place every year in the Amazon region and affects cities on riverbanks, especially those in the floodplain area. This article aims to understand children's relationship with the river cycle by means of a phenomenological study about their experience in the flood period. It consists of a qualitative research, developed from environment descriptions, observations supported by photography and dialogues with children aged 9 to 13 in the municipality of Barreirinha/AM. The results indicate that the flood does not change the children's experience, as they continue to play with their peers, reinventing themselves through playful activities in the water, recreating the meaning of life, within the conditions of their living world, which portrays their creativity.
Keywords: Floodplain, reinventing life, phenomenology.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 322
- PDF downloads: 210