Linguagem corporal e formação acadêmica num campus universitário do Amazonas

Body Language and Academic Education at an Amazonas State University Campus

Autores

Resumo

A linguagem corporal é inerente à comunicação humana, mas sua influência ainda é pouco estudada nos ambientes escolares. A pesquisa ora apresentada buscou analisar a linguagem corporal nas comunicação e formação acadêmica de estudantes de um campus da Universidade Federal do Amazonas. Foram feitas pesquisas bibliográfica e de campo, esta consistindo em entrevista (formulário online com perguntas abertas e fechadas) com 34 estudantes de graduação, e posterior análise estatística e de conteúdo. Comprovamos que a linguagem corporal influencia no processo formativo dos estudantes: a maioria disse que postura e tom de voz são tão importantes quanto conteúdo numa apresentação; também a maioria dos entrevistados disse aprender mais com professores que dão aula em pé; dentre outras descobertas. Concluímos que é preciso mais atenção ao uso da linguagem corporal em sala de aula.

Palavras-chave: Comunicação; Linguagem Corporal; Formação Acadêmica.

 

 

Abstract

Body language is inherent to human communication, but its influence is still under-researched in school environments. The research presented here sought to analyse body language in the communication and academic education of students at a campus of the Federal University of Amazonas. Literature and field research were carried out, the latter consisting of an interview (online form with open and closed questions) with 34 undergraduate students, and subsequent statistical and content analysis. We found that body language influences the students' education process: the majority said that posture and voice tone are as important as content in a presentation; the majority of interviewees also said that they learn more from lecturers who teach standing up; among other findings. We conclude that more attention needs to be paid to the use of body language in the classroom.

Keywords: Communication; Body language; Academic education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo de Souza Chaves, Universidade Federal do Amazonas

Graduando no curso Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins. Membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Trabalho, Saúde e Serviço Social (NEPTRASS). Possui expertise na linha de Trabalho, Questão Social, Saúde e Emancipação Humana.

Adriano Clayton da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Parintins. Membro dos grupos de pesquisa “E por falar em Tradução”, da Unicamp, e “Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (NEL-Amazônia)”, da UFAM. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educomunicação e Linguagens da Amazônia (PPGEL-Amazônia), da UFAM. Nos últimos anos pesquisou sobre: tradução intersemiótica e multimodalidade; tradução e línguas indígenas; letramentos acadêmico e digital.

Referências

BANDEIRA, Marina; ROCHA, Sandra S.; FREITAS, Lucas C.; DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do Ensino Fundamental. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 541-549, set./dez. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000300010. Acesso em: 04 jul. 2025.

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo, 70. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.

BORDENAVE, Juan E. D. Além dos Meios e Mensagens: Introdução à A Comunicação Como Processo, tecnologia, sistema e ciência. Petrópolis: Vozes, 1984.

BORGES, Bruno M. C. A importância da comunicação não-verbal para o bom desempenho das organizações. 2023. Dissertação (mestrado) – Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/38523/1/203042603.pdf. Acesso: 29 jun. 2024.

COUTO, Gleiber; VANDENBERGHE, Luc; TAVARES, Wanessa M.; SILVA, Renata L. F. Coelho. Interações e habilidades sociais entre universitários: um estudo correlacional. Estudos De Psicologia, Campinas, n. 29, p. 667–677. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500003. Acesso em: 04 jul. 2025.

FARSANI, Danial; MENDES, Jackeline R. Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e75958, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.75958. Acesso em: 04 jul. 2025.

GUERRA, Isabel C. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais, Portugal: Editoria Princípia, 2010.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

MESQUITA, Rosa M. Comunicação não-verbal: relevância na atuação profissional. Rev. Paul. Educ. Fis., São Paulo, v. 11, n. 2, p. 155-63, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138567. Acesso em: 04 jul. 2025.

NAVARRO, Joe; KARLINS, Marvin. O que todo corpo fala. 1.ed. Tradução de Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

SANTOS, Flávia M. T.; MORTIMER, Eduardo F. Comunicação não-verbal em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4181/2746. Acesso: 29 jun. 2024.

SCHLICKMANN, Joice R.; SKRSYPCSAK, Daniel. Comunicação Humana. In: Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia, 8. Seminário Institucional Interdisciplinar PIBID, 4., 2017, Itapiranga. Anais [...] Itapiranga: FAI, 2017. Disponível em: https://eventos-antigo.uceff.edu.br/site/8-seminario-de-iniciacao-cientifica-de-pedagogia-8-seminario-institucional-interdisciplinar-pibid. Acesso em 04 jul. 2025.

SOUSA, Luisa de F. L.; LEAL, Ana L.; SENA, Ester F. C. de. A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional. Revista Cefac, v. 12, n. 5, p. 784-787, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462010005000088. Acesso em: 04 jul. 2025.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 74. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

19/08/2025

Como Citar

CHAVES, E. de S.; DA SILVA, A. C. Linguagem corporal e formação acadêmica num campus universitário do Amazonas: Body Language and Academic Education at an Amazonas State University Campus. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9000. Acesso em: 5 dez. 2025.