Tecituras sobre a formação de professores da Educação Infantil do Campo
Perspectives on the training of Rural Early Childhood Education teachers
Resumo
Este artigo apresenta os desdobramentos de uma pesquisa de mestrado em Educação em que é discutida a importância de uma formação implicada politicamente com as demandas da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Infantil do Campo. Utilizaram-se os seguintes aportes teóricos: Saviani (2024); Caldart (2020); Galvão e Cordeiro (2024); e Martins e Pasqualini (2020). A partir da entrevista semiestruturada, identificou-se o perfil das professoras da Educação Infantil do Campo das Escolas Municipais pertencentes ao Núcleo escolar administrativo 02 da Rede Municipal de Ensino de Amargosa- BA; além disso, foi possível compreender como as ações cotidianas são desenvolvidas por elas. Os resultados indicam que a ausência de uma política pública efetiva para a formação de professores da Educação Infantil do Campo, além da alta rotatividade desses professores, contribui para a não efetivação do projeto.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Infantil; Educação do Campo.
Abstract
This article discusses the findings of a Master's degree research in Education focusing on the importance of a teacher training that is politically involved with the demands of Historical-Critical Pedagogy and Rural Early Childhood Education. The following theoretical contributions were used: Saviani (2024); Caldart (2020); Galvão e Cordeiro (2024); and Martins and Pasqualini (2020). Through semi-structured interviews, the study identifies the profile of the Early Childhood Education teachers of the Municipal Schools belonging to the Administrative School Center 02 of the Municipal Education Network of Amargosa- BA. Additionally, it sheds light on the daily practices of these educators. The results indicate that the absence of an effective public policy for the training of rural Early Childhood Education teachers, coupled with a high turnover rate among these teachers, impedes the successful implementation of educational initiatives in this context.
Keywords: Teacher Training; Early Childhood Education; Rural Education.
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