Formação docente em Educação Física: entre o “currículo escrito” e o “currículo vivo”

Teacher training in Physical Education: between the "written curriculum" and the "living curriculum"

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Física, prática docente - formação docente - formação de formadores

Resumo

O artigo buscou compreender quais as concepções de formação docente estão presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de determinada licenciatura, tradicional em EF. Além disso, o trabalho objetivou entender como o Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) enxerga a presentificação desse projeto. Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental e o grupo de discussão. Como resultados, apontou-se a discrepância entre uma concepção formativa incipiente para o contexto escolar no PPC, em contraposição às percepções e práticas declaradas convergentes à docência e ao ensino básico relatadas pelo NDE. Em conclusão, a instituição analisada apresentou movimentos potentes no que se refere à formação do licenciando e que vão além do apresentado pelo PPC, o que permite (re)pensar as atuais ações políticas e acadêmico-profissionais em outras instâncias de formação no campo educacional.

Palavras-chave: Professor formador; Educação Física; Formação de professores.

 

Abstract

This article analytically addressed the theme of teacher education in Physical Education (PE) based on the Course Pedagogical Project (CPP) and the Structuring Teaching Core (NDE) of a traditional and representative undergraduate program in this knowledge area. The methodological procedures adopted included document analysis and discussion groups. The results indicated a discrepancy between an emerging formative conception for the school context in the CPP, as opposed to perceptions and declared practices convergent with teaching and basic education, reported by the NDE. In conclusion, the institution analyzed showed potent movements regarding the training of future teachers that surpass what is presented in the CPP, thus allowing for a reconsideration of current political and academic-professional actions in other instances of education in the educational field.

Keywords: Teacher educator; Physical Education; Teacher training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  pedro.castro@uerj.br. https://orcid.org/0000-0001-5974-5291

 

 

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Doutor em Saúde Coletiva no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ). Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE). Vínculo: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. alancamargo10@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-1729-5151.

 

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). giselicruz@ufrj.br. https://orcid.org/0000-0001-5581-427X.

 

Referências

Referências

Autor. 2017.

Autor. 2019.

Autor., 2022.

Autor. 2024.

BATISTA, Paula Fazendeiro; GRAÇA, Amândio Braga. Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/63VcdqVTBNqwRxgrCK645Ns/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2024.

BAUER, Martin; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 39-63.

ESCUDEIRO, Nyna Taylor Gomes; NEIRA, Marcos Garcia. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, 2011. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977/1953. Acesso em: 20 fev. 2024.

FERRAZ, Osvaldo Luiz; CORREIA, Walter Roberto. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 531-540, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/TXLsZhRhxd69srv6SkBbPcg/?format=pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FORMOSINHO, João (org.). Formação de professores. Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto, 2009.

GARIGLIO, José Ângelo. O papel da formação inicial no processo de constituição da identidade profissional de professores de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 32, n. 2-4, p. 11-28, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/gZC77YdwftZKqZWRFKsXT9n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2024.

JESUS, Leandro Ferreira de; REIS, João Paulo Alves dos; GUIMARÃES, Ged. O sentido da formação inicial de professores para a Educação Básica: reflexões sobre a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Revista Cocar, Belém, v. 20, n. 38, p. 1-15, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5552. Acesso em: 20 fev. 2024.

LACERDA, Cristiane Guimarães de; COSTA, Martha Benevides da; Educação Física na educação infantil e o currículo da formação inicial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 327-341, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/qXmQjwyTMf7YhsP5vRKgyfb/. Acesso em: 20 fev. 2024.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: EdUFMG, 1999.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 633-645, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/x5K3PCbxK7yP9dj4Sz4hFdq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2024.

METZNER, Andreia Cristina. Proposta didática para o curso de licenciatura em Educação Física: aprendizagem baseada em casos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 637-650, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JTZsghGByvCYPD65NSXJ4xm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2024.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-181, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2024.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 100, p. 281-300, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/SqHHMdWVCV9Fwpgq4GRnb7B/?format=pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

SILVERMAN, David. Um livro bom, pequeno e acessível sobre pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2010.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Tradução: Leda Beck. Harvard Educational Review, [S. l.], v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Disponível em: https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

SHULMAN, Lee S. Signature pedagogies in the professions. Daedalus, [S. l.], v. 134, n. 3, p. 52-59, Summer 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20027998. Acesso em: 20 fev. 2024.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2024.

THERRIEN, Jacques; DIAS, Ana Maria; LEITINHO, Meirecele. Docência universitária. Em aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 21-32, 2016. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3167/2902. Acesso em: 20 fev. 2024.

UNIVERSIDADE PESQUISADA. Faculdade de Educação Física. Projeto Pedagógico de Curso. Rio de Janeiro: [s. n.], 2006. Mimeo. Nome da instituição intencionalmente omitido, para preservar a identidade, conforme Parecer n° X do Comitê de ética em Pesquisa da Universidade X.

WELLER, W. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

25/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 37
  • pdf downloads: 58

Como Citar

ZUBCICH CAIADO DE CASTRO, P. H.; CAMARGO SILVA, A.; BARRETO DA CRUZ, G. Formação docente em Educação Física: entre o “currículo escrito” e o “currículo vivo”: Teacher training in Physical Education: between the "written curriculum" and the "living curriculum". Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8759. Acesso em: 26 dez. 2024.