Formação docente em Educação Física: entre o “currículo escrito” e o “currículo vivo”
Teacher training in Physical Education: between the "written curriculum" and the "living curriculum"
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Física, prática docente - formação docente - formação de formadoresResumo
O artigo buscou compreender quais as concepções de formação docente estão presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de determinada licenciatura, tradicional em EF. Além disso, o trabalho objetivou entender como o Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) enxerga a presentificação desse projeto. Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental e o grupo de discussão. Como resultados, apontou-se a discrepância entre uma concepção formativa incipiente para o contexto escolar no PPC, em contraposição às percepções e práticas declaradas convergentes à docência e ao ensino básico relatadas pelo NDE. Em conclusão, a instituição analisada apresentou movimentos potentes no que se refere à formação do licenciando e que vão além do apresentado pelo PPC, o que permite (re)pensar as atuais ações políticas e acadêmico-profissionais em outras instâncias de formação no campo educacional.
Palavras-chave: Professor formador; Educação Física; Formação de professores.
Abstract
This article analytically addressed the theme of teacher education in Physical Education (PE) based on the Course Pedagogical Project (CPP) and the Structuring Teaching Core (NDE) of a traditional and representative undergraduate program in this knowledge area. The methodological procedures adopted included document analysis and discussion groups. The results indicated a discrepancy between an emerging formative conception for the school context in the CPP, as opposed to perceptions and declared practices convergent with teaching and basic education, reported by the NDE. In conclusion, the institution analyzed showed potent movements regarding the training of future teachers that surpass what is presented in the CPP, thus allowing for a reconsideration of current political and academic-professional actions in other instances of education in the educational field.
Keywords: Teacher educator; Physical Education; Teacher training.
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