Aprendizagem baseada em projeto: relato de experiência em um curso de graduação em enfermagem
Project-based learning: experience report in a nursing undergraduate course
Palavras-chave:
aprendizagem baseada em projeto, educação e saúde, enfermagemResumo
Diante da transição e reflexão sobre as mudanças que ocorrem na sociedade, as Instituições de Ensino Superior precisam encontrar novos caminhos ou estratégias para a promoção da aprendizagem ativa. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada a partir do uso da Aprendizagem Baseada em Projeto, em um curso de graduação em enfermagem. Trata-se de um relato de experiência ocorrido entre fevereiro e junho de 2023 em uma universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os dados analisados e as reflexões desenvolvidas apontaram para um melhor aproveitamento dos conhecimentos construídos na disciplina com uma devolutiva positiva na perspectiva dos estudantes, além de experienciarem a construção do trabalho colaborativo, contribuindo para a formação profissional alinhada as demandas atuais da sociedade.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projeto; educação e saúde; enfermagem.
Abstract
In the transition and reflection on the changes occurring in society, Higher Education Institutions need to find new paths or strategies for promoting active learning. This study aims to report the experience gained from the use of Project-Based Learning in a nursing undergraduate course. It is an experience report that took place between February and June 2023 at a private university in the interior of São Paulo state. The analyzed data and developed reflections pointed to a better utilization of the knowledge constructed in the discipline with positive feedback from the students, as well as experiencing collaborative work contributing to professional formation aligned with current societal demands.
Keywords: Project-based learning; education and health; nursing.
Downloads
Referências
BACICH, L.; HOLANDA, L. A aprendizagem baseada em projetos e a abordagem STEAM. In: BACICH, L.; HOLANDA, L. (orgs.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na Educação Básica. Porto Alegre: Penso, 2020. p. 29-49.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CAMPOS et al. Ferramentas/recursos de educação em saúde com adolescentes durante a pandemia de COVID-19: revisão integrativa. Rev.enferm. UFPI, 2023. (achar uma melhor)
CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. da S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 202–227, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1604. Acesso em: 12 set. 2023.
FERREIRA, S. R. S.; PÉRICO, L. A. D.; DIAS, V. R. F. G.. The complexity of the work of nurses in Primary Health Care. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 704–709, 2018.
LOPES, O. C. A. et al.. Competências dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família. Escola Anna Nery, v. 24, n. 2, p. e20190145, 2020.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Vol. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PILON et al., Aprendizagem baseada em projetos (ABP): uma proposta de implementação no curso de administração. In: Aprendizagem ativa: experiências teórico-práticas no ensino superior. SANTOS et al., 2023.
SANTOS et al., Aprendizagem ativa: experiências teórico-práticas no ensino superior / Organizadores Sindiany Suelen Caduda dos Santos... [et al.]. – Santo André, SP: V&V Editora, 2023.
Santos NCCB, Deininger LLK, Soares AR, Guedes ATA, Andrade LDF, Leano HAM. Visita domiciliar na primeira semana saúde integral, segundo enfermeiros da atenção primária. R Pesq Cuid Fundam [Internet]. 2023 [acesso ano mês dia];16:e12141 Disponível em:https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.12141
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 168
- pdf downloads: 73