Desenvolvimento do pensamento proporcional através da Resolução de Problemas

Developing proportional thinking through problem solving

Autores

Palavras-chave:

Razão, Proporção, Pensamento proporcional

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como uma atividade de Resolução de Problemas pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento proporcional. Para tanto, discute-se a concepção de Resolução de Problemas que norteia o desenvolvimento e análise do assunto, bem como os contextos que envolvem o pensamento proporcional. A construção dos dados se deu com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, por meio de aulas remotas, utilizando uma plataforma de videoconferência. Os resultados dessa prática indicam que os estudantes utilizaram, em primeiro momento, o pensamento aditivo e não o pensamento multiplicativo. Porém, por meio de discussões entre os estudantes, durante a resolução do problema e mesmo durante e etapa de socialização dos resultados, eles conseguiram avançar para uma solução que envolve proporcionalidade, desenvolvendo também o senso crítico.

Palavras-chave: Razão; Proporção; Pensamento Proporcional.  

 

 

Abstract

The aim of this study is to analyze how a Problem Solving activity can help to develop of proportional thinking. Therefore, it is discussed the concept Problem Solving that guides the development and analysis of the subject as well as the contexts that involve proportional thinking. The data was taken from an eighth grade elementary school class through remote classes using a video conferencing platform. The results of this practice indicate that the students initially use additive thinking rather than the multiplicative thinking, but through discussions among the students while solving the problem and even during the stage of socializing the results, showed that they were able to move towards a solution which involves proportionality and also developing their critical sense.

Key words: Reason; Proportion; Proportional Thinking.

 

 

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Biografia do Autor

Rosilene de Souza Goedert , Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2020) e Ciências Contábeis pela Universidade do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (2003). Atualmente é professora do Colégio Nossa Senhora de Fátima em Pomerode/SC. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, na linha de pesquisa de Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática, com orientação da Dra. Janaína Poffo Possamai. E-mail: rosi.goedert@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8884-3319

 

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau, Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma Universidade, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, pela Universidade Cruzeiro do Sul. É professora em tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau.  E-mail: janainap@furb.br  Orcid: [1]https://orcid.org/0000-0003-3131-9316

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Publicado

07/07/2024
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Como Citar

GOEDERT , R. de S.; POSSAMAI, J. P. Desenvolvimento do pensamento proporcional através da Resolução de Problemas: Developing proportional thinking through problem solving. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8573. Acesso em: 22 dez. 2024.

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