Educação popular: entre-nós e os outros – por uma ciência popular
Popular education: between us and others – for a popular science
Palavras-chave:
Educação Popular, Extensão Universitária, Universidade PúblicaResumo
Buscamos refletir sobre a construção de uma Ciência Popular na Universidade através das relações com a Extensão Universitária e a Educação Popular, compreendendo que tal relação configura-se enquanto um processo formativo que busca a superação das desigualdades e das discriminações de sujeitos historicamente oprimidos, pautando-se em estratégias de resistência, luta e emancipação. O objetivo é conhecer e analisar as possíveis relações entre Universidade Pública e Educação Popular, e os movimentos que anunciam as elaborações de uma Ciência Popular via Extensão Universitária. Metodologicamente, realizamos um levantamento bibliográfico acerca da temática, partindo de da construção de uma tese de doutorado (Cunha, 2018). Entendemos que as iniciativas de Extensão Universitária, próximas ou não da Educação Popular são como formas de construir outras possibilidades de saberes, colocando-os em diálogo e compreendendo seus sujeitos enquanto sujeitos de experiências significativas.
Palavras-Chave: Educação Popular; Extensão Universitária; Universidade Pública.
Abstract
We reflect on the construction of a Popular Science at the University through relationships with University Projects for the people and Popular Education, understanding that such a relationship is configured as a formative process that seeks to overcome inequalities and discrimination against historically oppressed subjects, based on in strategies of resistance, struggle and emancipation. The objective is to analyze the possible relationships between Public University and Popular Education, and the movements that announce the elaboration of a Popular Science via University Projects. We understand that University Extension initiatives, whether or not close to Popular Education, are ways of building other possibilities of knowledge, putting them in dialogue and understanding their subjects as subjects of significant experiences.
Keywords: Popular Education; University Extension; Public university.
Downloads
Referências
ARAÚJO-OLIVERA, S. S.. Exterioridade. O outro como critério. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (orgs). Processos Educativos em práticas sociais. Pesquisas em educação. São Carlos: EduFSCar, 2014.
BRANDÃO, C. R.. ASSUMPÇÃO, Raiane. Cultura Rebelde – escritos sobre a educação popular de ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009
__________ Perguntas, pesquisas. Para quem? Para que? In: OLIVEIRA, M.W de; SOUSA, F.R de. Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar. 2014.
BOFF, Leonardo. Povo: em busca de um conceito. 2015. Artigo disponível em: https://leonardoboff.wordpress.com/2015/01/29/povo-em-busca-de-um-conceito/. Acesso em: 15 ago. 2016
CARRILO, A. T.. Educación Popular – Treyectoria y actualidad. Coordinación de Investigación, Dirección General de Producción y Recreación de Saberes. Primera edición venezolana, 2011. Disponível em: https://dalbandhassan.files.wordpress.com/2011/04/educacion-popular-a-torres.pdf. Acesso em: 23 jul. 2017.
CARVALHO, M.A.P; ACIOLI,S. STOTOZ, E.N. O Processo de construção compartilhada do conhecimento. IN: VASCONCELOS, E.M (org). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. São Paulo: Huctec, 2001. P.101-114.
CUNHA, A. L. S. A experiência como prática formativa de estudantes na Extensão Universitária. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Viçosa, março de 2013.
CUNHA, Ana Luiza Salgado. Extensão Universitária na Universidade Federal de São Carlos: (des)encontros com a Educação Popular. 273 f. : 30 cm. Tese (doutorado)-Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, São Carlos. 2018
COUTINHO, C.N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
DUSSEL, E. Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997.
DUSSEL, E. 1492: o encobrimento do outro – a origem do mito da modernidade. São Paulo: Vozes. 1993
______ . A pedagógica latino-americana (a Antropológica II). In: _________. Para uma ética da libertação latino americana III: erótica e pedagógica. São Paulo: Loyola; Piracicaba: UNIMEP, s/d, p.153-281
______ . A pedagógica latino-americana (a Antropológica II). In: _________. Para uma ética da libertação latino americana III: erótica e pedagógica. São Paulo: Loyola; Piracicaba: UNIMEP, s/d, p.153-281.
FIORI, E. M. (1986) Conscientização e educação. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS. 11(1), p.3-10, jan/jun. 1986.
______ . Educação e Política. Textos escolhidos. Volume 2. 2. Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra. 1997
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 15ª Ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro. 2011.
GOERGEN, P. L. A universidade, sua estrutura e função. Educação e Sociedade. Ano I, n.2. São Paulo: Cortez e Morais. 1979.
MEJÍA, M. R. Educação e pedagogias críticas a partir do sul: cartografias da educação popular. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018.
OLIVEIRA, M. W. ; SOUSA, F. R. (orgs). Processos Educativos em práticas sociais. Pesquisas em educação. São Carlos: EduFSCar. 2014.
OLIVEIRA, M. W.; STOTZ,, E.N. Perspectivas de diálogo entre organizações não governamentais e instituição acadêmica: o convívio metodológico. In: Reunião Anual da Anped, 32., Caxambu. Anais... Caxambu, 2004. p. 1-17.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In. SANTOS, B. de S. S. e MENESES, M. P. (org.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez. 2010.
SILVA, E. W. Extensão Universitária – concepções e práticas nas universidades gaúchas. Porto Alegre. UFRGS, maio de 2003. Tese de Doutorado.
SOUSA, A. L. Lima. A História da Extensão Universitária. Alínea: Campinas, 2010
STRECK, D. Territórios de resistência e criatividade: reflexões sobre os lugares da educação popular. In: STRECK, D; ESTEBAN, M. T. (orgs). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes. 2013.
TUTTMAN, M.T. Compromisso social da universidade: olhares da extensão. Rio de Janeiro, 2004
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FALS BORDA, O. Por la práxis: el problema de como investigar la realidade para transformala. Bogotá: Federacion para el Analisis de la realidade Colombiana (FUNDARCO). 1978
WANDERLEY, L. E.. Educação Popular e processo de democratização. In: BRANDÃO, C. R. (org). A questão política da Educação Popular. São Paulo: Brasiliense. 2 Edição. 1980.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 40
- pdf downloads: 18