Educação popular: entre-nós e os outros – por uma ciência popular

Popular education: between us and others – for a popular science

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Extensão Universitária, Universidade Pública

Resumo

Buscamos refletir sobre a construção de uma Ciência Popular na Universidade através das relações com a Extensão Universitária e a Educação Popular, compreendendo que tal relação configura-se enquanto um processo formativo que busca a superação das desigualdades e das discriminações de sujeitos historicamente oprimidos, pautando-se em estratégias de resistência, luta e emancipação. O objetivo é conhecer e analisar as possíveis relações entre Universidade Pública e Educação Popular, e os movimentos que anunciam as elaborações de uma Ciência Popular via Extensão Universitária. Metodologicamente, realizamos um levantamento bibliográfico acerca da temática, partindo de da construção de uma tese de doutorado (Cunha, 2018). Entendemos que as iniciativas de Extensão Universitária, próximas ou não da Educação Popular são como formas de construir outras possibilidades de saberes, colocando-os em diálogo e compreendendo seus sujeitos enquanto sujeitos de experiências significativas.

Palavras-Chave: Educação Popular; Extensão Universitária; Universidade Pública.

 

Abstract

We reflect on the construction of a Popular Science at the University through relationships with University Projects for the people and Popular Education, understanding that such a relationship is configured as a formative process that seeks to overcome inequalities and discrimination against historically oppressed subjects, based on in strategies of resistance, struggle and emancipation. The objective is to analyze the possible relationships between Public University and Popular Education, and the movements that announce the elaboration of a Popular Science via University Projects. We understand that University Extension initiatives, whether or not close to Popular Education, are ways of building other possibilities of knowledge, putting them in dialogue and understanding their subjects as subjects of significant experiences.

Keywords: Popular Education; University Extension; Public university.

 

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Biografia do Autor

Ana Luiza Salgado Cunha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Vitória da Conquista – Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9244-130X E-mail: ana.luiza@uesb.edu.br

Raquel Arrieiro Vieira, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos – Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3468-7504   E-mail: raquelarrieiro@hotmail.com

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Caetité – Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4368-2964   E-mail: gbcosta@uneb.br

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

SALGADO CUNHA, A. L.; ARRIEIRO VIEIRA, R.; BARROS ALVES COSTA, G. Educação popular: entre-nós e os outros – por uma ciência popular: Popular education: between us and others – for a popular science. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8564. Acesso em: 18 dez. 2024.