A categoria Cidadania nos projetos do Programa Institucional de Bolsa De Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia

The Citizenship conception in the projects of the Institutional Scholarship Program for Teaching (PIBID) of Geography

Autores

  • Glauber Barros Alves Costa UNEB
  • Maria Iolanda Monteiro UFSCAR
  • Ana Luiza Salgado Cunha UESB

Resumo

Este estudo faz parte do projeto de tese “Cartografias do PIBID de Geografia no Brasil: O desenho da política pública e seus saberes”. Para este recorte foi proposto a análise da categoria cidadania a partir dos dados tabulados nos projetos de PIBID submetidos ao edital 061/2013, foram analisados o conceito de cidadania presente em 156 projetos de PIBID e subprojetos de Geografia, para compreender as concepções teóricas e filosóficas da categoria cidadania nesses projetos. Desenvolveu-se uma pesquisa documental, de análise e tabulação dos dados coletados junto aos documentos investigados e como resultado observou-se que a ideia de cidadania não aparece em todos os projetos e quando aparece é apresentada com filiações teóricas e filosóficas diferentes.

Palavras – chave: Cidadania; Geografia; PIBID.

Abstract

This study is part of the thesis project "Cartografias do PIBID de Geografia no Brasil: O desenho da política pública e seus saberes". For this research was proposed the analysis of the citizenship conception from the tabulated data in PIBID projects submitted to the official document number 061/2013, they were analyzed the concept of citizenship present in 156 PIBID projects and Geography subprojects, to understand the theoretical and philosophical conceptions of the citizenship category in these projects. A documentary, analysis and tabulation of the data collected along with the documents investigated was developed and as a result it was observed that the idea of citizenship does not appear in all projects and when it appears is presented with different theoretical and philosophical affiliations.

Keywords - Citizenship; Geography; PIBID.

 

Biografia do Autor

Glauber Barros Alves Costa, UNEB

Doutor em Educação pela UFSCAR, mestre em Educação pela UFS, licenciado em Geografia pela UESB, licenciado em Pedagogia pela Claretiano, professor assistente da UNEB, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PGELS/UNEB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia (GEPEGEO/UNEB). E-mail: glauberbarros@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4368-2964.

Maria Iolanda Monteiro, UFSCAR

Pós-doutora pela UNICAMP, doutora em Educação pela USP, mestre em Educação pela UNESP, licenciada em Pedagogia pela UNESP, professora da UFSCAR, professora orientadora do PPGE/UFSCAR. E-mail: mimonteiro@ufscar.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4534-1437

Ana Luiza Salgado Cunha, UESB

Pós doutoranda pelo PPGELS/UNEB, doutora em Educação pela UFSCAR, mestre em Educação pela UFV, licenciada em Pedagogia pela UFV, professora da UESB, participante do GEPEGEO/UNEB. E-mail: aninhaluizasalgado@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9244-130X

 

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Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos