Um conceito amplo de universidade na América Latina – Reflexão comparativa entre Brasil e Argentina
A broad concept of university in Latin America - Comparative reflection between Brazil and Argentina
Palavras-chave:
Universidade; Educação; América Latina.Resumo
O texto analisa a universidade latino-americana e sua constituição, a ideia foi compreender historicamente as Universidades brasileira e argentina. A colonização e os modelos econômicos irão refletir na ideia de universidade, também a proximidade geográfica, a pertença ao continente e a cultura latino-americana irão interferir nas convergências que as universidades têm de proximidades teóricas, espaciais, sociais e culturais. Fez-se uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, levantou-se a bibliografia em português e espanhol para compreender as concepções e ideias dos teóricos. Depois categorizou as ideias compreendendo proximidades e distanciamentos temporais e espaciais. Estabeleceu-se uma lente, e analisou os caminhos das Universidades no Brasil e Argentina. Como resultado, encontramos distanciamentos, permanências, rupturas e similaridades entre ambas e suas respectivas concepções.
Palavras-chave: Universidade; Educação; América Latina.
Abstract
The text analyzes the Latin American university and its constitution, the idea is to historically analyze brazilian and argentine Universities. Colonization and the economic models used by both countries will reflect on the idea of universities, also geographical proximity, belonging to the continent and Latin American culture will interfere with the convergences that universities have in theoretical, gographics, social and cultural proximity. A bibliographic and qualitative research was carried out, the bibliography in Portuguese and Spanish was collected to understand the conceptions and ideas of the theorists. Then, he categorized the ideas, including temporal and spatial proximities and distances. A lens was established and the paths of Universities in Brazil and Argentina were analyzed. As a result, we find distances, permanences, ruptures and similarities between both and their respective conceptions.
Keywords: University; Education; Latin America.
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