Um conceito amplo de universidade na América Latina – Reflexão comparativa entre Brasil e Argentina
A broad concept of university in Latin America - Comparative reflection between Brazil and Argentina
Palavras-chave:
Universidade; Educação; América Latina.Resumo
O texto analisa a universidade latino-americana e sua constituição, a ideia foi compreender historicamente as Universidades brasileira e argentina. A colonização e os modelos econômicos irão refletir na ideia de universidade, também a proximidade geográfica, a pertença ao continente e a cultura latino-americana irão interferir nas convergências que as universidades têm de proximidades teóricas, espaciais, sociais e culturais. Fez-se uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, levantou-se a bibliografia em português e espanhol para compreender as concepções e ideias dos teóricos. Depois categorizou as ideias compreendendo proximidades e distanciamentos temporais e espaciais. Estabeleceu-se uma lente, e analisou os caminhos das Universidades no Brasil e Argentina. Como resultado, encontramos distanciamentos, permanências, rupturas e similaridades entre ambas e suas respectivas concepções.
Palavras-chave: Universidade; Educação; América Latina.
Abstract
The text analyzes the Latin American university and its constitution, the idea is to historically analyze brazilian and argentine Universities. Colonization and the economic models used by both countries will reflect on the idea of universities, also geographical proximity, belonging to the continent and Latin American culture will interfere with the convergences that universities have in theoretical, gographics, social and cultural proximity. A bibliographic and qualitative research was carried out, the bibliography in Portuguese and Spanish was collected to understand the conceptions and ideas of the theorists. Then, he categorized the ideas, including temporal and spatial proximities and distances. A lens was established and the paths of Universities in Brazil and Argentina were analyzed. As a result, we find distances, permanences, ruptures and similarities between both and their respective conceptions.
Keywords: University; Education; Latin America.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Denilson Santos de. Melhoramento do homem, do animal e da semente. O projeto político pedagógico da Escola Superior de agricultura e veterinária do Estado de Minas Gerais (1920-1948): organização e funcionamento. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005 (tese de doutorado).
CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt.; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade, 2007. Disponível em<http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/reduc/article/viewPDFInterstitial/207/205>Acesso em 05 de abril de 2021.
CUNHA, Ana Luiza Salgado; CORREIA, Luciana Oliveira; COSTA, Glauber Barros Alves. Universidade – o que é? A inconclusa saga por definições e concepções. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3647. Acesso em: 28 fev. 2024..
CUNHA, Luiz Antônio. O Ensino Superior e a Universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010
CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Reformada: O golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1988.
CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporã: O ensino superior da colônia ä era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
GARCÍA, Natália. Historiografía y memorias en la educación Argentina reciente: balances políticos-académicos y aportes desde un estudio de caso. In: Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino , v. 1, n. 3, p. 173-198, Jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6558/4190
GRACIANI, Maria Stela. O Ensino Superior no Brasil. A estrutura de poder na universidade em questão. Petrópolis: Vozes,1982.
LAMARRA, Norberto Fernández. La educación superior en la Argentina. Buenos Aires: IESALC, 2002.
LAMARRA, Norberto Fernández; DE ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto e SANTOS FILHO, José Camilo. Entrevista con prof. Noberto Fernández Lamarra: La universidad en Brasil y Argentina en perspectiva comparada: hacia un espacio común Latinoamericano de educación superior en el marco de la internacionalización de la educación. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 448-457. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7798. 2017.
MACHADO, Adriano. A construção da extensão universitária brasileira, as políticas institucionais e o compromisso social das universidades: um estudo sobre a universidade estadual do centro-oeste do Paraná. Universidade Estadual de Maringá, 2009. (dissertação de mestrado).
MARTÍNEZ, Eduardo Sanchéz. La legislación sobre educación superior en Argentina – entre rupturas, continuidades y transformaciones. In: Informe prepraradao aparra la IESALC/UNESCO. Buenos Aires: IESALC/UNESCO, 2002.
MOLLIS, Marcela. Las huellas de la Reforma en la crisis universitaria argentina. In: SADER, Emir e GENTILLI, Pablo (eds.) La reforma universitaria: desafíos y perspectivas noventa años después, Buenos Aires: CLACSO, 2008. p. 86-103.
MOREIRA, João Flávio de Castro. As políticas de expansão e privatização do ensino superior no Brasil e na Argentina (1989-2009). Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
NEVES, Mario Luiz Azevedo de e CATANI, Afrânio. A universidade sob o peronismo: de Perón a Menem ou da gratuidade aos intentos de arancelamiento. In: EccoS Revista Científica, vol. 5, núm. 1, junho, 2003, pp. 39-57.
OSSENBACH, Gabriela. Por una Historia Comparada de la Educación en España, Portugal y América Latina. In ESCOLANO, Agustín y FERNANDES, Rogério (eds.), Los caminos hacia la modernidad educativa en España y Portugal (1800-1975) , Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 1997. p. 227-252.
RIBEIRO, Maria das Graças Melo. Educação Superior brasileira: reforma e diversificação. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 27.ed.Petrópolis: Vozes, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3.ed. Questões da Nossa Época. V.11. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Crítica a razão indolente. Contra o desperdício da experiência. 7. Ed. São Paulo: Cortez. 2009
SILVA, Enio Waldir da. Extensão Universitária – concepções e práticas nas universidades gaúchas. Porto Alegre. UFRGS, maio de 2003. Tese de Doutorado.
SOUSA, Angélica Silva; OLIVEIRA, Guilherme Saramgao de; ALVES, Laís Hilário. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e Fundamentos. In: Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021.
TUTTMAN, Malvina Tania. Compromisso social da universidade: olhares da extensão. Rio de Janeiro. (tese de doutorado), 2004.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 160
- pdf downloads: 57
- Visualizações do Artigo 160
- pdf downloads: 0