Um conceito amplo de universidade na América Latina – Reflexão comparativa entre Brasil e Argentina

A broad concept of university in Latin America - Comparative reflection between Brazil and Argentina

Autores

Palavras-chave:

Universidade; Educação; América Latina.

Resumo

O texto analisa a universidade latino-americana e sua constituição, a ideia foi compreender historicamente as Universidades brasileira e argentina. A colonização e os modelos econômicos irão refletir na ideia de universidade, também a proximidade geográfica, a pertença ao continente e a cultura latino-americana irão interferir nas convergências que as universidades têm de proximidades teóricas, espaciais, sociais e culturais. Fez-se uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, levantou-se a bibliografia em português e espanhol para compreender as concepções e ideias dos teóricos. Depois categorizou as ideias compreendendo proximidades e distanciamentos temporais e espaciais. Estabeleceu-se uma lente, e analisou os caminhos das Universidades no Brasil e Argentina. Como resultado, encontramos distanciamentos, permanências, rupturas e similaridades entre ambas e suas respectivas concepções.

Palavras-chave: Universidade; Educação; América Latina.   

 

Abstract

The text analyzes the Latin American university and its constitution, the idea is to historically analyze brazilian and argentine Universities. Colonization and the economic models used by both countries will reflect on the idea of ​​universities, also geographical proximity, belonging to the continent and Latin American culture will interfere with the convergences that universities have in theoretical, gographics, social and cultural proximity. A bibliographic and qualitative research was carried out, the bibliography in Portuguese and Spanish was collected to understand the conceptions and ideas of the theorists. Then, he categorized the ideas, including temporal and spatial proximities and distances. A lens was established and the paths of Universities in Brazil and Argentina were analyzed. As a result, we find distances, permanences, ruptures and similarities between both and their respective conceptions.

Keywords: University; Education; Latin America.

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Biografia do Autor

Glauber Barros Alves Costa, UNEB

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI em Caetité. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e licenciado em Pedagogia pela Claretiano. Cursou doutoramento sanduíche na Universidade de Lisboa. Professor e Coordenador do Programa de pós graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/ UNEB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia (GEPEGEO/CNPQ/UNEB) Email: glauberbarros@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4368-2964.

Luciana Oliveira Correia, UNEB

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e doutorado em Educação pela Universidad de Alcalá de Henares (2017). Tem experiência na área de História com ênfase em Didática da História, Formação de professores de História, História da Educação. Professora do Curso de História da Universidade do Estado da Bahia, campus VI (Caetité) trabalhando com componentes curriculares dos eixos Estágio Supervisionado em História e Laboratório de Ensino de História. Orientadora e Professora do Curso de Pós-Graduação Latu sensu Práticas Docentes Interdisciplinares e Professora da Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial, sendo tais atividades executadas na Universidade do Estado da Bahia, DCH-Campus VI.

Email: lcorrea@uneb.br     Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6691-6087

Ana Luiza Salgado Cunha, UESB e UNEB

Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, campus Vitória da Conquista. Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Cursou doutoramento sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal, (2017), no Centro de Estudos Sociais, orientada pela Professora Teresa Cunha, pesquisando temáticas com enfoque em Universidade e Educação Popular. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa(2013). Pedagoga (2011) pela Universidade Federal de Viçosa.

E-mail: aninhaluizasalgado@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9244-130X

 

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

BARROS ALVES COSTA, G.; OLIVEIRA CORREIA, L.; SALGADO CUNHA, A. L. Um conceito amplo de universidade na América Latina – Reflexão comparativa entre Brasil e Argentina: A broad concept of university in Latin America - Comparative reflection between Brazil and Argentina. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8212. Acesso em: 1 set. 2024.

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