Trajetórias de alfabetização e letramento: histórias de outras histórias
History of Literacy: History from other stories
Resumo
O artigo objetiva relatar a história da alfabetização e letramento, sintetizando as principais discussões, a partir dos estudos de Silva (1998), Saviani (2005, 2007, 2008 e 2009), Vieira (2007), Mortatti (1999, 2000, 2006, 2008, 2010), Monteiro (2010) e Soares (1985, 2002 2004, 2006, 2016, 2020) e Bunzen (2019), resultado de uma pesquisa bibliográfica. Discorremos sobre as trajetórias do ensino da leitura e escrita à institucionalização da alfabetização, as trajetórias dos métodos de alfabetização e as trajetórias do letramento no percurso da alfabetização. Percebe-se que todo o trajeto histórico do ensino da leitura e escrita, e os problemas enfrentados, estiveram ligados aos métodos de ensino, reduzido ao pedagógico, assim, os condicionantes sociais e econômicos, foram pouco assistidos e modificados.
Palavras-chave: Histórias da Alfabetização; Métodos; Histórias do Letramento.
Abstract
This research aims to report the history of literacy, summarizing the main discussions, based on studies by Silva (1998), Saviani (2005, 2007, 2008 and 2009), Vieira (2007), Mortatti (1999, 2000, 2006, 2008, 2010), Monteiro (2010) and Soares (1985, 2002 2004, 2006, 2016, 2020) and Bunzen (2019), the result of a bibliographic research. We discuss about the trajectories of teaching reading and writing to the institutionalization of literacy, the trajectories of literacy methods and the trajectories of literacy and history of literacy. It is noticed that the entire historical path of teaching reading and writing, and the problems faced, were linked to teaching methods, reduced to pedagogical, thus, the social and economic conditions were little assisted and modified.
Keywords: History of Literacy; Methods; Literacy.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 198
- pdf downloads: 156