Trajetórias de alfabetização e letramento: histórias de outras histórias

History of Literacy: History from other stories

Autores

Resumo

O artigo objetiva relatar a história da alfabetização e letramento, sintetizando as principais discussões, a partir dos estudos de Silva (1998), Saviani (2005, 2007, 2008 e 2009), Vieira (2007), Mortatti (1999, 2000, 2006, 2008, 2010), Monteiro (2010) e Soares (1985, 2002 2004, 2006, 2016, 2020) e Bunzen (2019), resultado de uma pesquisa bibliográfica.  Discorremos sobre as trajetórias do ensino da leitura e escrita à institucionalização da alfabetização, as trajetórias dos métodos de alfabetização e as trajetórias do letramento no percurso da alfabetização. Percebe-se que todo o trajeto histórico do ensino da leitura e escrita, e os problemas enfrentados, estiveram ligados aos métodos de ensino, reduzido ao pedagógico, assim, os condicionantes sociais e econômicos, foram pouco assistidos e modificados.

Palavras-chave: Histórias da Alfabetização; Métodos; Histórias do Letramento.

 

Abstract

This research aims to report the history of literacy, summarizing the main discussions, based on studies by Silva (1998), Saviani (2005, 2007, 2008 and 2009), Vieira (2007), Mortatti (1999, 2000, 2006, 2008, 2010), Monteiro (2010) and Soares (1985, 2002 2004, 2006, 2016, 2020) and Bunzen (2019), the result of a bibliographic research. We discuss about the trajectories of teaching reading and writing to the institutionalization of literacy, the trajectories of literacy methods and the trajectories of literacy and history of literacy. It is noticed that the entire historical path of teaching reading and writing, and the problems faced, were linked to teaching methods, reduced to pedagogical, thus, the social and economic conditions were little assisted and modified.

Keywords: History of Literacy; Methods; Literacy.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magna Melo Viana, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). Professora da rede pública Municipal de Guanambi- Bahia. E-mail: magnameloviana@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9731-5081.

 

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor da Universidade do Estado da Bahia, no DCH campus VI. E coordenador do programa de Mestrado em Ensino (PPGELS) da UNEB campus VI. E-mail:  glauberbarros@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4368-2964.

Downloads

Publicado

27/03/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 198
  • pdf downloads: 156

Como Citar

MELO VIANA, M.; BARROS ALVES COSTA, G. Trajetórias de alfabetização e letramento: histórias de outras histórias: History of Literacy: History from other stories. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6474. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos