Currículo e relações étnico-raciais: reflexões sobre a prática curricular em uma escola quilombola

Curriculum and ethnic-racial relations: reflections on curricular practice in quilombola schools

Autores

Palavras-chave:

Currículo; Relações Étnico-Raciais; Prática Docente; Educação Escolar Quilombola.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as práticas curriculares voltadas à educação das relações étnico-raciais no currículo da escola quilombola, amparado na seguinte questão: quais práticas curriculares para a abordagem da educação das Relações Étnico-Raciais no currículo de uma escola quilombola dos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo central é compreender as práticas curriculares de trabalho com a educação das relações étnico-raciais no cotidiano de uma professora de escola quilombola.  Nos resultados obtidos, refletimos que, no cotidiano da sala de aula, são poucas as intervenções que atendam as especificidades da educação escolar quilombola, tanto no currículo quanto nas práticas pedagógicas, persistindo uma lacuna nos currículos reais das escolas, ainda que com leis que institucionalizam o trabalho com a temática nos currículos oficiais. Concluímos que o currículo em ação e as práticas pedagógicas não são voltados para educação quilombola e suas especificidades, não destacando práticas educativas curriculares originais para se trabalhar com a educação quilombola, o que denuncia uma distância entre os currículos oficiais e os currículos reais na Educação Básica Brasileira.

Palavras-chave: Currículo; Relações Étnico-Raciais; Prática Docente; Educação Escolar Quilombola.

 

Abstract:

This article sought to reflect on the curricular practices aimed at the education of ethnic-racial relations in the curriculum of quilombola schools, based on the following question: which curricular practices to approach the education of Ethnic-Racial Relations in the curriculum of a quilombola school in the initial years of Elementary School? The central objective is to understand the curricular practices of working with the education of ethnic-racial relations in the daily lives of teachers in quilombola schools. In the results obtained, we reflect that, in the daily classroom, there are few interventions that meet the specificities of quilombola school education, both in the curriculum and in pedagogical practices, leaving a gap in the real curricula of schools, even with laws that institutionalize work with the theme in official curricula. We conclude that the curriculum in action and the pedagogical practices are not aimed at quilombola education and its specificities, not highlighting original curricular educational practices for working with quilombola education, which reveals a distance between the official curricula and the real curricula in Brazilian Basic Education.

Keyword: Curriculum; Ethnic-racial relations; Teaching practice; Quilombola School Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéfani Andrade Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: stefaniandrde18@gmail.com ; Orcid: https://orcid.org/0009-0000-5407-4484

Ana Luiza Salgado Cunha , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mail: ana.luiza@uesb.edu.br ; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9244-130X

Benedito Gonçalves Eugenio , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino. E-mail: benedito.eugenio@uesb.edu.br; Orcid: https://orcid.org/ 0000-0002-5781-764X

Referências

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BONFIM, M. A. L. Por uma linguística aplicada antirracista, descolonial e militante: Racismo e branquitude e seus efeitos sociais. Língu@ Nostr@, vol.9, n.1, p. 157 – 178, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-9

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2012. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/diretrizes_nacionais_educacao_escolar_quilombola.pdf. Acesso em: 18 de junho de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: outubro de 2009. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 16 de agosto de 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13,n. 37, p. 45-56, 2008.

COSTA, P. L. A.; ANDRADE, L. P. de; ANDRADE, H. M. L. da S. Formação Docente e Educação Escolar Quilombola: compreensão através de uma análise da literatura. SciELO Preprints, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4147. Acesso em: 30 mar. 2023.

CRUZ, A.C.S. EJA: A formação docente e seus desafios na preparação do aluno para o mundo moderno. Revista Cientifica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 03, Vol.01, março de 2018.

CUNHA, A. L. S. Extensão Universitária na Universidade Federal de São Carlos: (Des)encontros com a Educação Popular. 2018.273 f.: 30 cm. Tese (doutorado)-Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, São Carlos.

CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago. 2008.

EUGENIO, B. G.; SANTOS, J. B. dos. A Educação Escolar Quilombola no Município de Presidente Tancredo Neves-BA. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 26, n. 1, p. 107-137. Jan./Jun. 2021.

GOMES, N. L. Relações Étnico Raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98- 109, Jan/Abr 2012.

MACHADO, E. R. ; ALCÂNTARA, C. N. de. Vozes inauditas em um currículo colonizado: ‘Eu quero um país que não está no retrato’. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.106509. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106509. Acesso em: 12 abr. 2023.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTANA, J. V. J.; SILVA, V. J.; FERREIRA, M. de F.A. Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais. Odeere, vol.7, n.2, p. 71-92, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11088

SILVA, A. da. ALMEIDA, L.A.S.; SILVA, R.D. da. Saberes da Experiência, formação de Professores e profissão docente: implicações e desafios para a prática pedagógica. In: FERREIRA, Andrea Tereza Brito, CRUZ, Shirleide Pereira da Silva (org.). Formação Continuada de Professores: reflexões sobre a prática. Recife. Editora Universitária da UFPE, 2010.

SILVA, A.L.; TERUYA, T. Z. Descolonizando o currículo escolar e o ensino de História: Agudás, os retornados a África. Revista Odeere, vol.5, n.10, p.41-69, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i10.7602

SILVA, P. A. Prática pedagógica dos docentes. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 06, Vol. 06, p. 117-125, fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pedagogica-dos-docentes. Acesso em: 10 mar. 2023.

VIEIRA, C. M. Educação e relações étnicos-raciais: diálogos e silêncios sobre a implementação da Lei 10.639/2003 no município de Goiânia. Dissertação de mestrado. Goiânia, 2011. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/2026/1/Cecilia%20Maria%20-%20Dissertacao.pdf. Acesso em 06 mar. 2023.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e educação intercultural. 2009. (Conferência apresentada no Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz). Disponível em:http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural.html. Acesso em: 26 de novembro de 2021.

Downloads

Publicado

15/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 41
  • pdf downloads: 38

Como Citar

ANDRADE OLIVEIRA, S.; SALGADO CUNHA , A. L.; GONÇALVES EUGENIO , B. Currículo e relações étnico-raciais: reflexões sobre a prática curricular em uma escola quilombola: Curriculum and ethnic-racial relations: reflections on curricular practice in quilombola schools. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8553. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)