Currículo e relações étnico-raciais: reflexões sobre a prática curricular em uma escola quilombola
Curriculum and ethnic-racial relations: reflections on curricular practice in quilombola schools
Palavras-chave:
Currículo; Relações Étnico-Raciais; Prática Docente; Educação Escolar Quilombola.Resumo
Este artigo busca refletir sobre as práticas curriculares voltadas à educação das relações étnico-raciais no currículo da escola quilombola, amparado na seguinte questão: quais práticas curriculares para a abordagem da educação das Relações Étnico-Raciais no currículo de uma escola quilombola dos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo central é compreender as práticas curriculares de trabalho com a educação das relações étnico-raciais no cotidiano de uma professora de escola quilombola. Nos resultados obtidos, refletimos que, no cotidiano da sala de aula, são poucas as intervenções que atendam as especificidades da educação escolar quilombola, tanto no currículo quanto nas práticas pedagógicas, persistindo uma lacuna nos currículos reais das escolas, ainda que com leis que institucionalizam o trabalho com a temática nos currículos oficiais. Concluímos que o currículo em ação e as práticas pedagógicas não são voltados para educação quilombola e suas especificidades, não destacando práticas educativas curriculares originais para se trabalhar com a educação quilombola, o que denuncia uma distância entre os currículos oficiais e os currículos reais na Educação Básica Brasileira.
Palavras-chave: Currículo; Relações Étnico-Raciais; Prática Docente; Educação Escolar Quilombola.
Abstract:
This article sought to reflect on the curricular practices aimed at the education of ethnic-racial relations in the curriculum of quilombola schools, based on the following question: which curricular practices to approach the education of Ethnic-Racial Relations in the curriculum of a quilombola school in the initial years of Elementary School? The central objective is to understand the curricular practices of working with the education of ethnic-racial relations in the daily lives of teachers in quilombola schools. In the results obtained, we reflect that, in the daily classroom, there are few interventions that meet the specificities of quilombola school education, both in the curriculum and in pedagogical practices, leaving a gap in the real curricula of schools, even with laws that institutionalize work with the theme in official curricula. We conclude that the curriculum in action and the pedagogical practices are not aimed at quilombola education and its specificities, not highlighting original curricular educational practices for working with quilombola education, which reveals a distance between the official curricula and the real curricula in Brazilian Basic Education.
Keyword: Curriculum; Ethnic-racial relations; Teaching practice; Quilombola School Education.
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