Instituição Educativa: Uma Temática de Pesquisa na Região Norte do Brasil

Educational Institution: A Research Theme in the North Region of Brazil

Autores

Palavras-chave:

Instituições Educativas, Instituições Escolares, Amazônia

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar um panorama das pesquisas realizadas no Norte do Brasil que versam sobre a instituição educativa, cujo conceito toma como referência as instituições escolares e seus aspectos históricos. A metodologia adotada foi o “estado de conhecimento”, amparado em Kohls-Santos e Morosini (2021) e Morosini e Fernandes (2014). Para o levantamento dos dados, foram realizadas buscas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Catálogo de Teses e Dissertações, nos últimos dez anos (2013-2022), visando identificar e coletar as contribuições já produzidas sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e interpretativa, cujo aporte teórico são os autores:  Magalhães (2004) Décio Gatti (2007). Os resultados permitem afirmar que uma lacuna a ser preenchida com o desenvolvimento de novas pesquisas na região Norte.

Palavras-chave: Instituições Educativas; Instituições Escolares; Amazônia.

 

Abstract

The main purpose of this paper is to present an overview of studies carried out in the north region of Brazil focusing on educational institutions, taking school institutions and their historical aspects as a reference. The methodology considered was the "state of knowledge", based on Kohls-Santos and Morosini (2021) and Morosini and Fernandes (2014). To obtain the data, searches were made on the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Staff (CAPES) and in the database of doctoral Theses and Dissertations, over the last ten years (2013-2022), in order to identify and compile the contributions already produced on the theme. This is a qualitative and interpretative study, based on the following authors: Magalhães (2004) and Décio Gatti (2007). The results indicate that there is a lack of studies in the northern region that need to be filled.

Keywords: Educational Institutions; School Institutions; Amazon.

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Biografia do Autor

Mariana da Silva Neta, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação - Educanorte - Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - PGEDA - Polo UFT. Mestra em Letras / Linguística Aplicada - UFT - Campus Porto Nacional, Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras / CPN - 2018). Docente no curso de Pedagogia da Unitins - Campus Palmas. Assessora Pedagógica da Soluções Moderna - Região Norte. E-mail: marianasneta@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6776-023X.

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE/UFT. Tem experiência na área de Educação, História, Ensino, História Oral, Memória e História, Cultura Escolar. E-mail: jocyleiasantana@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2335-121X

 

 

Isabella Cristina Aquino Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em História e Especialista em Ensino de História pela UFT - Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Mestre em Educação / UFT- Campus Palmas. Doutoranda em Educação da Amazônia (PGEDA) Educanorte UFT. Professora da rede pública estadual de ensino do Tocantins, leciona História no ensino médio e fundamental. E-mail: isabellacrisaquinocar@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3777-6326

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Publicado

02/07/2024
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Como Citar

DA SILVA NETA, M.; SANTANA DOS SANTOS, J.; AQUINO CARVALHO, I. C. Instituição Educativa: Uma Temática de Pesquisa na Região Norte do Brasil: Educational Institution: A Research Theme in the North Region of Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8403. Acesso em: 3 jul. 2024.

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