Uma história da criação do curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará
A history of the creation of the medicine course at the Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave:
Curso de Medicina, História da Educação, Universidade Estadual do Ceará, Ensino superiorResumo
Esse escrito tem como objetivo narrar à história de criação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará para além do que mostram os documentos oficiais publicados pela universidade, ouvindo aqueles que fizeram parte desse momento histórico. A proposição para a realização desse estudo foi desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, no paradigma interpretativo, como método de pesquisa realizamos o estudo de caso ancorado nos pressupostos da História Cultural (BURKE, 2017) e na fase de campo utilizamos como instrumento a entrevista. A pesquisa sobre a história do curso visou ampliar o conhecimento sobre a educação no Ceará, especialmente no campo da medicina, através de narrativas e diálogos que complementam os registros oficiais. O processo de criação do curso envolveu superar desafios políticos e financeiros.
Palavras-chave: Curso de Medicina; História da Educação; Universidade Estadual do Ceará; Ensino superior.
Abstract
This writing aims to narrate the history of the creation of the Medicine course at the Universidade Estadual do Ceará, beyond what the official documents published by the university show, listening to those who were part of this historic moment. The proposition for carrying out this study was to develop research with a qualitative approach, in the interpretative paradigm, as a research method we carried out a case study anchored in the assumptions of Cultural History (BURKE, 2017) and in the field phase we used the interview as an instrument. Research into the history of the course aimed to expand knowledge about education in Ceará, especially in the field of medicine, through narratives and dialogues that complement official records. The process of creating the course involved overcoming political and financial challenges.
Keywords: Medicine course; History of Education; Universidade Estadual do Ceará; University Education.
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