Uma história da criação do curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará

A history of the creation of the medicine course at the Universidade Estadual do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Curso de Medicina, História da Educação, Universidade Estadual do Ceará, Ensino superior

Resumo

Esse escrito tem como objetivo narrar à história de criação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará para além do que mostram os documentos oficiais publicados pela universidade, ouvindo aqueles que fizeram parte desse momento histórico.  A proposição para a realização desse estudo foi desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, no paradigma interpretativo, como método de pesquisa realizamos o estudo de caso ancorado nos pressupostos da História Cultural (BURKE, 2017) e na fase de campo utilizamos como instrumento a entrevista. A pesquisa sobre a história do curso visou ampliar o conhecimento sobre a educação no Ceará, especialmente no campo da medicina, através de narrativas e diálogos que complementam os registros oficiais. O processo de criação do curso envolveu superar desafios políticos e financeiros.

Palavras-chave: Curso de Medicina; História da Educação; Universidade Estadual do Ceará; Ensino superior.

 

Abstract

This writing aims to narrate the history of the creation of the Medicine course at the Universidade Estadual do Ceará, beyond what the official documents published by the university show, listening to those who were part of this historic moment. The proposition for carrying out this study was to develop research with a qualitative approach, in the interpretative paradigm, as a research method we carried out a case study anchored in the assumptions of Cultural History (BURKE, 2017) and in the field phase we used the interview as an instrument. Research into the history of the course aimed to expand knowledge about education in Ceará, especially in the field of medicine, through narratives and dialogues that complement official records. The process of creating the course involved overcoming political and financial challenges.

Keywords: Medicine course; History of Education; Universidade Estadual do Ceará; University Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Alves Loiola Pacheco, Universidade Estadual do Ceará

Prefeitura de Fortaleza, Secretaria Municipal de Educação, CEI Francisca de Abreu Lima. Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, em Fortaleza, CE, Brasil.

E-mail: mayara.loiola@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6017-5852

Antonio Germano Magalhães Junior , Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza, CE, Brasil. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal, RN. Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

E-mail: germano.junior@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Iguatu, CE, Brasil.

Email: genifer.andrade@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8280-3250

Referências

ANDRADE, João Brainer Clares de; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Medicina na UECE: a década que levou ao máximo (2003-2012). Fortaleza: Editora da UECE, 2013.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.

BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz, 1983.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 fev. 2024.

BUENO, Fabio Castro. La historia y la memoria: usos, términos y legitimación. In: BUENO, Fabio Castro; CARDENAS A., Uriel A. (Orgs.). Historia oral y memorias um aporte al estado de la discussión. Colombia: Editorial Universidad del Rosario, 2018, p.13-69.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100008

KOIFMAN, Lilian. Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

LORIGA, Sabina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LUCKESI, Cipriano; et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2011.

SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; MACHADO, Sarah Bezerra Luna Varela. Postura cartográfica nos percursos de pesquisa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 386-406, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao04

TEDESCO, Silva Helena; SADE, Christian; CALIMAN, Luciana Vieira. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 2, p. 299-322, maio 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-02922013000200006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Governo do Estado do Ceará. Decreto nº 11.233, de 10 de março de 1975. Homóloga da Criação da Universidade Estadual do Ceará, aprova o respectivo estatuto e dá outras providências. Fortaleza: UECE, 1975.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Histórico. Disponível em: https://www.uece.br/institucional/historico/. Acesso em: 08 mar. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto pedagógico do curso de medicina. Fortaleza: UECE, 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Resolução nº 2433, de 12 de agosto de 2002. Aprova o projeto de criação do curso de medicina. Fortaleza: UECE, 2002.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Resolução nº 377-CONSU, de 23 de setembro de 2002. Cria o curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde da UECE. Fortaleza: UECE, 2002.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Uece Forma Primeira Turma do Curso de Medicina. 5 jan. 2009. Disponível em: https://www.uece.br/noticias/uece-forma-primeira-turma-do-curso-de-medicina-2/. Acesso em: 08 mar. 2024.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: entre o pensar, o dizer e o vivenciar. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

01/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 109
  • pdf downloads: 52

Como Citar

ALVES LOIOLA PACHECO, M.; GERMANO MAGALHÃES JUNIOR , A.; ANDRADE DE SOUSA, F. G. Uma história da criação do curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará: A history of the creation of the medicine course at the Universidade Estadual do Ceará. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8281. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)