A ajuda às tarefas extraclasse de matemática em escolas públicas do Pará
Help with extra-class mathematics tasks in public schools in Pará
Palavras-chave:
Atividade Extraclasse; Ensino-aprendizagem de matemática; Anos finais do ensino fundamental; Ensino médio.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa que objetivou analisar quem auxilia nas atividades extraclasse de matemática estudantes de escolas públicas paraenses dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. As fontes de informação foram dissertações dos PPGED e PPGEM-UEPA que realizaram consulta à estudantes sobre o referido auxilio. Foram analisadas 39 dissertações dos programas citados. Na análise registrou-se: autoria, ano de publicação, cidade, conteúdo, ano escolar, turno, total de alunos consultados e quem auxilia nas tarefas de matemática. O resultado indicou que, entre os estudantes do ensino fundamental a partir do 7º ano, pelo menos um terço deles contam com ninguém para os auxiliar em tarefas extraclasse de matemática. No ensino médio, o percentual vai a 64%. O resultado indica a necessidade de maior atenção de docentes de matemática da escola pública paraense sobre questões de aprofundamento e trabalhos encaminhados para casa.
Palavras chave: Atividade Extraclasse de matemática. Ensino fundamental. Ensino médio.
Abstract
This work presents research results that aimed to analyze who helps in
extra-class math activities students from public schools in Pará from the years
end of primary and secondary education. The sources of information were dissertations from PPGED and PPGEM-UEPA who consulted students about the aforementioned aid. They were 39 dissertations from the aforementioned programs were analyzed. The analysis recorded: authorship, year of publication, city, content, school year, shift, total number of students consulted and who helps
in math tasks. The result indicated that, among teaching students’ elementary school from the 7th year onwards, at least a third of them have no one for assist with extra-class math tasks. In high school, the percentage goes to 64%. O result indicates the need for greater attention from public school mathematics teachers Pará on in-depth issues and work sent home.
Keywords: Mathematics extra-class activity. Elementary School. High school.
Downloads
Referências
BARROS, M. R. S. Ensino das operações com números inteiros por meio de atividades experimentais. 2024. 240 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Parauapebas, 2024.
BECHARA, A. de O. Geometria espacial de posição: uma sequência didática utilizando o GeoGebra. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Belém, Universidade do Estado do Pará, 2019.
BEZERRA, A. N. As isometrias nos azulejos de Belém: uma proposta de ensino. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
BRAYNER JÚNIOR, C. A. M. Ensino de equações trigonométricas por atividades experimentais. 304 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.
BRITO, R. G. S. de. O ensino de problemas do segundo grau com uma variável.142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
CARDOSO, R. T. Ensino de medida de área de figuras planas por meio de atividades. 358 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018
CARVALHO, M, E. P. de. O dever de casa como política educacional e objecto de pesquisa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 8, n. 8, p. 85‐102, 2006.
CARVALHO, U. M. de. O ensino de tronco de pirâmide através de meios tecnológicos e materiais concretos. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2022.
CASTRO, S. B. G. O ensino da divisibilidade de números naturais por atividades. 350 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
CORRÊA, J. N. P. O ensino de poliedros por atividades. 346 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
COSTA, A. da S. O Ensino de expressões algébricas por meio de atividades. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
DANTAS, A. S. O ensino de medidas de tendência central por atividades. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
FARIAS, A. de A. Ensino de matrizes por atividades em sequências Didáticas: Estudos de Situações Didáticas e Aspectos Curriculares. 319 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.
FELIX, A. P. N. O ensino de problemas aditivos com mais de uma operação. 291 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.
FERREIRA, J. M. D. Ensino de problemas de comparação aditiva por atividades experimentais. 353 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.
GAMA, P. F da. Uma sequência didática para o ensino da função seno. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.
JUNGES, D. de L. V. O dever de casa como prática de ajuda parental no ensino da matemática escolar. X ANPED SUL, 2014, Florianópolis. Anais.... Florianópolis, 2014.
JUNQUEIRA, C.M.L.G. Ensino de conjuntos por atividades. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
KIEFER, S. B. A importância da família para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos inseridos nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 18f.Trabalho de Conclusão de Curso, (Graduação em PEDAGOGIA) Faculdade MULTIVIX, Cariacica.
LARANJEIRA, A. V. Ensino de porcentagem por meio de atividades. 344 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
LOBATO JÚNIOR, J. M. dos S. O ensino de razão e proporção por meio de atividades. 246 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
MIRANDA, D. do S. P. O ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.
MORAES, I. E. S. Q. O ensino de volume de sólidos geométricos por atividades. 279 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
MOREIRA, D. M. da S. Geometria espacial – cálculo de volume usando app inventor. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
MOTA, E. C. F. Espaço e forma na educação básica. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará. Belém, 2020.
OLIVEIRA, M. A. P. de. Sequência didática para o ensino de função exponencial. 279 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
OLIVEIRA, V. R. de. O ensino de áreas de figuras planas por atividades experimentais. - 318f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade do Estado do Pará, Parauapebas, 2024.
PACHECO, A. R. V. Medidas de comprimento: uma sequência didática na perspectiva do ensino por atividades. 367 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.
PIMENTEL, M. Escola e família: integração para o desenvolvimento escolar. Revista Científica Cognitio, on-line, Mato Grosso, n. 02, s.p. 2016. <http://aces4r.wixsite.com/revistacientifica/ed-2-art-5>. Data de acesso: 29/10/2023.
PINHEIRO, A. D. O ensino de equações e problemas do primeiro grau por atividades experimentais. 275 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Parauapebas, 2023.
RESENDE, T. de F. Entre escolas e famílias: revelações dos deveres de casa. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 40, p. 385‐398, 2008.
ROSAS, L. da S. Ensino de Análise Combinatória por Atividades. 315 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
SANTOS, R. V. O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. 393 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.
SILVA, C. L. da. Ensino de trigonometria no triângulo por atividades experimentais. 318 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Parauapebas, 2023.
SILVA, D. S. da. Resolução de problemas aditivos: Um ensino por atividades. 342 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Parauapebas, 2023.
SILVA, L. C. S. da. O Ensino de Relações Trigonométricas por Atividades. 355 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
SILVA, M. B. da. Ensino de regras de três por atividades. 480f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
SIQUEIRA, A. C. L. O ensino de expressões numéricas por atividades experimentais. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2022.
SOARES, M. B. O ensino de Probabilidade por meio de atividades. 294 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
SOBREIRA, A. A. O Ensino de Matemática Financeira e Aplicações. 450 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
SOUZA, E. M. O Ensino de Intervalos de Números Reais Por Meio de Uma Sequência Didática. 129 f. Dissertação (Mestrado Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
SOUZA, M. E. do P.; NODA, Marisa. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Santo Antônio da Platina – Paraná 2009.
TOURÃO, B. J. C. O Ensino de Prismas por Atividades. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 219
- pdf downloads: 42