Uma metodologia para análise de conceito em livro didático de História

A methodology for concept analysis in history textbook

Autores

Resumo

Nos livros didáticos de História conceitos apresentam ressignificações, ou seja, mudanças de significados originadas por contextos históricos, transformações sociais, entre outros. Surgem conceitos novos e, até mesmo, perspectivas tradicionais são renovadas com significações mais atuais. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia que possibilite aos professores de História da Educação Básica analisar os conceitos que são postos nos livros didáticos. É do tipo aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa. Para sua consolidação, fez-se uso de referenciais teóricos e análise documental. Como resultado, indica-se que a operacionalização da metodologia apresentada favorece a percepção de como os processos históricos se desenrolam e de como novos panoramas e narrativas históricas vão sendo sintetizadas e incorporadas na linguagem didática.

Palavras-chave: Livro didático; Conceitos de História; Metodologia de análise.

 

Abstract

In History textbooks, concepts present resignifications, that is, changes in meanings caused by historical contexts, social transformations, among others. New concepts emerge and even traditional perspectives are renewed with more current meanings. Therefore, this research aims to present a proposal for a methodology that allows History of Basic Education teachers to analyze the concepts that are included in textbooks. It is applied, descriptive and has a qualitative approach. For its consolidation, theoretical references and documentary analysis were used. As a result, it is indicated that the operationalization of the presented methodology favors the perception of how historical processes unfold and how new historical panoramas and narratives are synthesized and incorporated into the didactic language.

Keywords: Textbook; History concepts; Analysis methodology.

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Biografia do Autor

Luiz Adriano Lucena Aragão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em História Social da Cultura Regional (UFRPE).

 

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

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Publicado

18/08/2025

Como Citar

ARAGÃO, L. A. L.; PASQUALLI, R. Uma metodologia para análise de conceito em livro didático de História: A methodology for concept analysis in history textbook. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8242. Acesso em: 5 dez. 2025.

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