Educar a gratidão na perspectiva de virtude ética

Educar la gratitud desde la perspectiva de la virtud ética

Autores

Palavras-chave:

Gratidão, Virtude ética, Cidadania

Resumo

No contexto atual, a ausência de gratidão na sociedade representa um desafio para a formação da cidadania. Diante disso, esta pesquisa bibliográfica tem o objetivo de destacar as contribuições da promoção da virtude gratidão para a formação integral visando o bem-comum. A fundamentação teórica está alicerçada na Filosofia Personalista de Von Hildebrand (2023), Guardini (2023), Sucupira-Lins (2023). A metodologia utilizada consiste na hermenêutica de Ricoeur (2019) que prioriza o sentido dos próprios textos. A análise filosófica revelou que a gratidão desempenha um papel proeminente no processo educativo para a formação ética, podendo contribuir para construção de uma sociedade mais  coesa.

Palavras-chave: Gratidão; Virtude ética; Cidadania.

 

 

Resumen

En el contexto actual, la ausencia de gratitud en la sociedad representa un desafío para la formación de ciudadanía. Ante esto, esta investigación bibliográfica tiene como objetivo resaltar los aportes de la promoción de la virtud gratitud a la formación integral orientada al bien común. La fundamentación teórica se basa en la Filosofía Personalista de Von Hildebrand (2023), Guardini (2023), Sucupira-Lins (2023). La metodología utilizada consiste en la hermenéutica de Ricoeur (2019), que prioriza el significado de los propios textos. El análisis filosófico reveló que la gratitud juega un papel destacado en el proceso educativo para la formación ética, y puede contribuir a la construcción de una sociedad más cohesionada.

Palabras clave: Gratitud; Virtud ética; Ciudadanía.

 

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Biografia do Autor

Andreia Nunes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro- (PPGE/UFRJ), Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Primavera do Leste. E-mail: andreia.castro@ifmt.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6821-3825

 

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). E-mail: mariasucupiralins@terra.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5404-6061

 

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Publicado

04/06/2024
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Como Citar

NUNES DE CASTRO, A.; SUCUPIRA DA COSTA LINS, M. J. Educar a gratidão na perspectiva de virtude ética: Educar la gratitud desde la perspectiva de la virtud ética. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8201. Acesso em: 12 jul. 2024.