Educar a gratidão na perspectiva de virtude ética

Educar la gratitud desde la perspectiva de la virtud ética

Autores

Palavras-chave:

Gratidão, Virtude ética, Cidadania

Resumo

No contexto atual, a ausência de gratidão na sociedade representa um desafio para a formação da cidadania. Diante disso, esta pesquisa bibliográfica tem o objetivo de destacar as contribuições da promoção da virtude gratidão para a formação integral visando o bem-comum. A fundamentação teórica está alicerçada na Filosofia Personalista de Von Hildebrand (2023), Guardini (2023), Sucupira-Lins (2023). A metodologia utilizada consiste na hermenêutica de Ricoeur (2019) que prioriza o sentido dos próprios textos. A análise filosófica revelou que a gratidão desempenha um papel proeminente no processo educativo para a formação ética, podendo contribuir para construção de uma sociedade mais  coesa.

Palavras-chave: Gratidão; Virtude ética; Cidadania.

 

 

Resumen

En el contexto actual, la ausencia de gratitud en la sociedad representa un desafío para la formación de ciudadanía. Ante esto, esta investigación bibliográfica tiene como objetivo resaltar los aportes de la promoción de la virtud gratitud a la formación integral orientada al bien común. La fundamentación teórica se basa en la Filosofía Personalista de Von Hildebrand (2023), Guardini (2023), Sucupira-Lins (2023). La metodología utilizada consiste en la hermenéutica de Ricoeur (2019), que prioriza el significado de los propios textos. El análisis filosófico reveló que la gratitud juega un papel destacado en el proceso educativo para la formación ética, y puede contribuir a la construcción de una sociedad más cohesionada.

Palabras clave: Gratitud; Virtud ética; Ciudadanía.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Nunes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro- (PPGE/UFRJ), Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Primavera do Leste. E-mail: andreia.castro@ifmt.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6821-3825

 

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). E-mail: mariasucupiralins@terra.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5404-6061

 

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AGOSTINHO. Confissões. Trad. J. Oliveira Santos e A. Ambrósio da Pina. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. 1. ed. São Paulo, Cortez, 2014.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo, Perspectiva, 2016.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4. ed. São Paulo: Edipro, 2014.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Petropólis: Vozes, 1987.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BLONDEL, Maurice. Admiração. In: Lalande, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. Tradução Fátima Sá Correia. et al.J. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CALLAGHAN, Vanessa. Beyond good manners: Gratitude and student engagement in lower elementary. Master’s Theisis. St. Catherine University St. Paul, Minnesota 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/18763354/Beyond_Good_Manners_Gratitude_and_Student_Engagement_in_Lower_Elementary. Acesso em: 16 nov. 2023.

COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Versão digital obtida em http://www.pfilosofia.pop.com.br/03_filosofia/03_03_pequeno_tratado_das_grandes_virtudes/pequeno __tratado_das_grandes_virtudes.html. Acesso em 7 out. 2023

FROH, Jeffrey J.; MILLER, David N.; SNYDER, Stephanie F. Gratitude in Children and Adolescents: Development, Assessment, and School-Based Intervention. Fórum de psicologia escolar, v. 2, ed. 1, 2007. p. 1–13.

CROSBY, John F. Evolutionism and the Ontology of the Human Person: Critique of the Marxist Theory of the Emergence of Man. Gratitude Compiled Readings. Thirteenth Annual Summer Seminar, Franciscan University of Steubenville, 2023, p.53-59

GROSSI, Yonne Souza; FERREIRA, Amauri Carlos. Somos seres de um dia só. Cadernos de história. Belo Horizonte, v. 6, n. 7, jul, 2001, p. 20-29,

GUARDINI, Romano. On the Acceptance of Oneself. Gratitude Compiled Readings. Thirteenth Annual Summer Seminar, Franciscan University of Steubenville, 2023, p.89-90.

HOWELLS, Kerry. Education and gratitude. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/73162290/Gratitude_in_Education. Acesso em 07 nov. 2023.

LACROIX, Michael. O culto da emoção. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo em teoria moral. Trad. de Jussara Simões. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

MARITAIN, Jacques. Rumos da Educação. Rio de Janeiro. Agir, 1968.

McCULLOUGH, Michael E.; KILPATRICK, Shelley D.; EMMONS, Robert A.; LARSON, David B. Is Gratitude a Moral Affect? Psychokogical Bulletin, vol.127, N. 2, 2001, p. 249-266.

MONTHEROW, Shashintha; VIDYA. N; RAJU, Ramaa. A Critical Review of Gratitude Intervention Effectiveness on Psychological Wellbeing, p. 21-27, 2022. Disponível em: https://www.academia.edu/90300559/A_Critical_Review_of_Gratitude_Intervention_Effectiveness_on_Psychological_Wellbeing. Acesso em 10 jan. 2023.

MURDOCH, Iris. A soberania do bem. Trad. Julian Fuks. São Paulo. Editora Unesp, 2013.

MORGAN, Blaire; GULLIFORD, Liz; CARR, David. Educating gratitude: Some conceptual and moral misgivings. Journal of Moral Education, 44, 2015, p 1-15.

POLAK, Emily; MCCULLOUGH, MichaelIs. Gratitude an Alternative to Materialism? Journal of Happiness Studies. 2006, 7:343–360.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação – o discurso e o excesso de significação. Lisboa, Edições 70, 2019.

RICOEUR, Paul. O si mesmo como um outro. Tradução de Lucy Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1991.

SUCUPIRA-LINS, M.J.C. Gratidão. Canal Sucupira Lins. YouTube, 4 de out. de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZKFRl4fprXw . Acesso em 10 jan. 2023.

SUCUPIRA LINS, Maria Judith da Costa. Educar a pessoa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 22, n. 74, jul./set. 2022a, p. 1252-1274.

SUCUPIRA-LINS, M.J.C . Educação da Pessoa no contexto cultural escolar, Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v.19, n. 59, 2022b, p. 22-40.

VON HILDEBRAND, Dietrich. Gratitude. In Gratitude Compiled Readings. Thirteenth Annual Summer Seminar, Franciscan University of Steubenville, 2023, p. 01-20, 2023.

VON HILDEBRAND, Dietrich. The heart. South Bend: St. Augustine’s Press, 2007.

VON HILDEBRAND, Dietrich. Ethics. Chicago: Franciscan Herald Press, 1972.

Downloads

Publicado

04/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 23
  • pdf downloads: 23

Como Citar

NUNES DE CASTRO, A.; SUCUPIRA DA COSTA LINS, M. J. Educar a gratidão na perspectiva de virtude ética: Educar la gratitud desde la perspectiva de la virtud ética. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8201. Acesso em: 3 jul. 2024.