Construção de subjetividades no Colégio Santa Rita (1947-1955): reflexos da educação feminina católica

Building subjectivities in the Santa Rita School (1947-1955): effects of the women’s catholic education

Autores

Palavras-chave:

Cultura Escolar, Educadora, Práticas Educativas

Resumo

A proposta de trabalho analisa o cotidiano do Colégio Santa Rita, a partir do olhar da educadora Estelita Antonino de Souza e dos vestígios materiais desse modelo de educação escolar. Tem a preocupação de refletir sobre as estratégias utilizadas para legitimar saberes e disseminar conhecimentos e valores naquele ambiente. A metodologia adotada para a análise do tema compreende a discussão sobre a cultura escolar, a memória, bem como as contribuições da nova história cultural. A narrativa da educadora relembra sua formação no ginásio e expõe um conjunto de práticas culturais voltadas para a formação das moças. As cartas e cartões são objetos claros da cultura material escolar que confirmam o trabalho desenvolvido pela instituição a fim de modelar a conduta das alunas. A apreciação desses vestígios permite desvelar práticas culturais implementadas no Colégio Santa Rita no momento estudado.

Palavras-chave: Cultura Escolar; Educação Feminina; Práticas Educativas.

 

 

Abstract

This work analyzes the daily practice at the Santa Rita School (Colégio Santa Rita, in its original name in Portuguese) from the viewpoint of educator Estelita Antonino de Souza and the material remains of its model of school education. This work cares to reflect on the strategies used to legitimate and disseminate knowledge and values in that school. The methodology used to analyze that theme comprises discussing school culture, memory, and the contributions of the new cultural history. The narrative of Estelita Antonino de Souza recalls her educational background in the Santa Rita School and reveals a set of cultural practices towards girls’ education. Letters and cards are evident objects of school material culture that confirm the work developed by that institution towards shaping the conduct of girl students. The appreciation of such remains allows us to unveil cultural practices implemented by the Santa Rita School in the historical moment under study.

Key words: School Culture; Woman Educator; Educational Practices

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francymara Antonino Nunes de Assis, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Educação (DED/CCAE/UFPB). Vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/PB e ao Grupo História e Memória da Educação da Paraíba. Email: francymara858@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7460-2918

Aline Cleide Batista, UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2014); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN (2008); Graduada em Pedagogia pela UFRN; Atualmente é Professora Adjunta  III,  na  Universidade  Federal  da  Paraíba-UFPB,  vinculada  ao  Departamento  de Educação  (DED/CCAE/UFPB),  atuando,  principalmente,  nos  seguintes  temas:  Formação  de Professores, Multiculturalismo  e  Educação,  Currículo  e Práticas Pedagógicas. E/mail: alinecleide@yahoo.com.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6912-9553.

 

Francisca Terezinha Oliveira Alves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente é Professora Associada IV, na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, vinculada ao Departamento de Educação (DED/CCAE/UFPB). E-mail:ftoa@academico.ufpb.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4909-5026.

Referências

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópoles: Vozes, 1996.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS, 2002.

________, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2 ed. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

________, Roger. A história hoje: dúvidas, desafios e propostas. Estudos históricos. Rio de Janeiro. V. 7, n. 13. 1994.

________, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados 11 (5), 1991.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 32.ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis-RJ: vozes, 1987.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HOORNAERT, Eduardo et al. História da igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo, primeira época. Petrópoles: Vozes, 1977.

MEIHY, José Carlos S.B. (1996). Manual de História Oral. São Paulo: Editora Loyola.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. [tradução Angela M. S. Corrêa]. 1 ed. Reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2008.

SCOTT, Joan W. Experiência. In: SILVA, LAGOS e RAMOS (Org.) Falas de gênero: teorias, análises e leituras. Santa Catarina: Ed. das Mulheres, 1999.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WARDE, Mirian Jorge. O itinerário de formação de Lourenço Filho por descomparação. Revista brasileira de história da educação, n.5, p. 125-167, jan./jun. 2003.

Entrevistas

Estelita Antonino de Souza. Entrevista realizada em sua casa, no município de Serra Branca-PB, Março de 2010.

Estelita Antonino de Souza. Entrevista realizada em sua casa, no município de Serra Branca-PB, Maio de 2012.

Fontes utilizadas

Cartões – Curso Ginasial - Colégio Santa Rita.

Cartas – Estelita Antonino de Souza – Arquivo pessoal da educadora.

Downloads

Publicado

03/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 48
  • pdf downloads: 26

Como Citar

NUNES DE ASSIS, F. A.; BATISTA, A. C.; OLIVEIRA ALVES, F. T. Construção de subjetividades no Colégio Santa Rita (1947-1955): reflexos da educação feminina católica: Building subjectivities in the Santa Rita School (1947-1955): effects of the women’s catholic education. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8178. Acesso em: 26 dez. 2024.