Navegando nas águas do Facebook: dos posts às práticas

Navegando por las aguas de Facebook: de las publicaciones a las prácticas

Autores

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas; Redes Sociais; Educação

Resumo

Este artigo representa a tentativa de professoras da Educação Básica em ampliar os olhares sobre as práticas pedagógicas. Busca compreender os discursos dos educandos que se materializam nas redes sociais virtuais, debruçando-se sobre postagens no Facebook, em páginas que veiculam conteúdo estudantil e, através da netnografia, método de natureza qualitativa, analisa os conteúdos e comentários compartilhados na rede social virtual. As vozes juvenis dispostas em rede podem desvelar relações sociais ocultas no espaço escolar e trazer indagações sobre a prática educativa, destarte, ponto de partida para um repensar de práticas pedagógicas que dialoguem com o real e que vão ao encontro das necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Redes Sociais; Educação.

 

Resumen

Este artículo representa el intento de las profesoras de la Educación Básica de ampliar las opiniones acerca de las prácticas pedagógicas. Busca comprender los discursos de los alumnos que se materializan en las redes sociales virtuales, volcándose sobre publicaciones en Facebook, en sitios que publican contenido estudiantil y, a través de la etnografía, método de naturaleza cualitativa, que analiza los contenidos y comentarios compartidos en la red social virtual. Las voces juveniles dispuestas en red pueden revelar relaciones sociales ocultas en el espacio escolar y traer preguntas acerca de la práctica educativa, por lo tanto, punto de partida para un replanteamiento de las prácticas pedagógicas que dialoguen con el real y que vayan al encuentro de las necesidades de los alumnos.

Palabras-clave: Prácticas Pedagógicas; Redes Sociales; Educación.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian de Oliveira Bertotti, Instituto Federal de Rondônia

Doutoranda do PPGEEProf -Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - UNIR. Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia-PPGEE/MEPE (2017). Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Rondônia (2007). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Ariquemes. Endereço eletrônico: mirian.bertotti@ifro.edu.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9148-3068.

Geovânia de Souza Andrade Maciel , Instituto Federal de Rondônia

Cursando Doutorado Profissional Em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2021). Mestra em Letras (UNIR-2019), na Área de Línguas, Linguagens e Culturas Amazônicas, na Instituição Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduação em Língua Inglesa (AJES-2007). Graduação em Letras (FAEC-2005) e graduação em Serviço Social (UNIP-2019). Docente de Língua Portuguesa e Literatura brasileira do IFRO - Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná.  Endereço eletrônico: geovania.maciel@ifro.edu.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5915-1178.

 

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutorado em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ, estágio Pós-doutoral na Universidade de Alcalá, Espanha; Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, campus Porto Velho; atua na Graduação, nas Licenciaturas e na Pós-Graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR). Endereço eletrônico: robson.simoes@unir.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0046-9549.

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARTON, David; LEE, Carmem. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade, lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CAMPOS, Ricardo. Imagem e tecnologias visuais em pesquisa social: tendências e desafios. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 21-48.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de: Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

[COMENTÁRIO ofensivo de professor em prova]. IF Obscuro, [s. l.], 7 dez. 2023. Disponível em: https://www.facebook.com/ifobscuro. Acesso em: 16 dez. 2023.

COMO uma onda. Intérprete: Lulu Santos. Compositores: Lulu Santos; Nelson Motta. In: ÚLTIMO Romântico. Intérprete: Lulu Santos. Rio de Janeiro: WEA: 1987. 1 disco vinil, lado A, faixa 1 (3 min).

[ESTUDANTE não é gente]. IF Obscuro, [s. l.], 2 dez. 2023. Disponível em: https://www.face book.com/ifobscuro. Acesso em: 16 dez. 2023.

FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: BETH, Brait (org.). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2005. p. 37-60.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Virtudes do educador. [S. l.]: Vereda, 1982. Disponível em: https://acervo.paulo freire.org/handle/7891/1475. Acesso em: 23 dez. 2023.

GARCIA, Julio Cezar. O ensino médio integrado no instituto federal goiano: a percepção de professores sobre os desafios e possibilidades para a consolidação da formação humana integral. 2017. Tese (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 20017.

[INÍCIO]. De IF para IF, [s. l.], 16 dez. 2023. Disponível em: https://www.facebook. com/DeIFparaIF. Acesso em: 16 dez. 2023.

JELIN, Elizabeth. La Lucha por el pasado: cómo construimos la memoria social. 1. ed. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2017.

[JORNAL IFederal]. IFRO Campus Ariquemes, [s. l.], 9 fev.2017. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/268236876533713/search?q=jornal. Acesso em: dez, 2023.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica. Porto Alegre: Penso, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. Coleção Trans.

MACHADO, Joicemegue Ribeiro; TIJIBOY, Ana Vilma. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 1-9, maio 2005. DOI:10.22456/1679-1916.13798. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13798/7994. Acesso: 20 dez. 2023.

MARQUES, Claudio Portilho; GASPAROTTO, Guilherme da Silva; COELHO, Ricardo Weigert. Fatores relacionados ao nível de estresse em adolescentes estudantes: uma revisão sistemática. SALUSVITA, Bauru, v. 34, n. 1, p. 99-108, 2015.

MARTINS, Raimundo. Notas sobre autobiografia, narrativas/imagens digitais e artes. MIGNOT, Ana Chrystina; MORAES, Dilane Zerbinatti; MARTINS, Raimundo (org.). Atos de biogr@far: narrativas digitais, história, literatura e artes. Curitiba: CRV, 2018. p. 51-62.

PADOIN, Egre. Concepções do ensino médio integrado no Instituto Federal de Santa Catarina: possibilidades a partir do referencial CTS. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

[PÁGINA]. IF Obscuro, [s. l.], 16 dez. 2023. Disponível em: https://www.facebook.com/ ifobscuro. Acesso em: 16 dez. 2023.

PELA Internet. Intérprete: Gilberto Gil. Compositor: Gilberto Gil. In: QUANTA. Intérprete: Gilberto Gil. Rio de Janeiro: WEA: 1997. 2 CDs, CD 1, faixa 10 (4 min).

[POSTAGENS diversas]. IFRO Campus Ariquemes, [s. l.], 16 dez. 2023. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/268236876533713/search?q=jornal. Acesso em: dez, 2023.

PRADA, Juan Martín. Prácticas artísticas e internet en la época de las redes sociales. Madrid: Ediciones Akal, 2012.

RODRÍGUEZ DE LA FLOR, Fernando; ESCANDELL MONTIEL, Daniel. El gabinete de Fausto: teatros de la escritura y la lectura a um lado y otro de la frontera digital. 1. ed. Madrid: CSIC, 2014.

SIMÕES, Robson Fonseca. Conectados na internet, inspirados na escola: ações pedagógicas com a Língua Portuguesa no IFRJ. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18. n. 49, p. 194-205, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/issue/view/1349. Acesso em: 15 dez. 2023.

[SOBRECARGA acadêmica]. De IF para IF, [s. l.], 11 set. 2023. Disponível em: https://www.facebook.com/DeIFparaIF. Acesso em: 16 dez. 2023.

WE ARE SOCIAL; MELTWATER. Digital 2023 global overview report: the essential guide to the world’s connected behaviours. 2023. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2023/01/ the-changing-world-of-digital-in-2023/. Acesso em: 27 dez. 2023.

ZUBLER, Élide P. Pavanelli; LEITE, Joana R. Moreira; MASO, Luci T. Kroetz. O dialogismo na era digital. Revista Paidéia, Belo Horizonte, ano 11, n. 16, p. 213-228, jan./jun. 2014. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/2954. Acesso em: 19 dez. 2023.

Downloads

Publicado

23/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 61
  • pdf downloads: 23

Como Citar

DE OLIVEIRA BERTOTTI, M.; DE SOUZA ANDRADE MACIEL , G.; FONSECA SIMÕES, R. Navegando nas águas do Facebook: dos posts às práticas: Navegando por las aguas de Facebook: de las publicaciones a las prácticas . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8063. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas