Na corda bamba e de sombrinha: práticas docentes na Rede CEJA/RJ em tempos pandêmicos

On a tightrope and with an umbrella: teaching practices in the CEJA/RJ System in pandemic times

Autores

  • Cacilda Fontes Cruz kikafontescruz@gmail.com
    Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – Seeduc - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0981-3975
  • Flávio da Silva Miranda flaviosmiranda@outlook.com
    Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - Seeduc/RJ e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – SME/RJ. https://orcid.org/0000-0001-7890-3785

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre experiências docentes, ocorridas no ano de 2020, em duas escolas da Rede Ceja (Centros de Educação de Jovens e Adultos), situados na cidade do Rio de Janeiro – RJ, no contexto da pandemia de covid-19. O artigo é dividido em duas partes, inicialmente apresenta-se um histórico dos CEJAS, trazendo as questões do uso da tecnologia como recurso pedagógico, centrado na educação de jovens e adultos semipresencial, pertencente à rede pública do estado do Rio de Janeiro, a partir da reestruturação dessa rede de ensino, iniciada em 2011. A segunda parte trata do relato de experiências docentes, em unidades distintas, nas disciplinas do ensino médio de História e Biologia. A partir da descrição das práticas pedagógicas no contexto pandêmico, o estudo discute as questões relacionadas ao acesso dos alunos à plataforma virtual, à gestão por parte dos órgãos centrais e locais, e aos impactos desse cenário nos processos formativos dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Palavras-chave: EJA na Pandemia; Tecnologias Educacionais; Práticas Docentes

 

Abstract

This paper presents reflections on teaching experiences, which occurred in two schools of the Ceja Network (Youth and Adult Education Centers), located in the city of Rio de Janeiro – RJ during the year 2020, in the context of the covid-19 pandemic. The article is divided into two parts, initially presenting a history of the CEJAS, bringing the issues of the use of technology as a pedagogical resource, centered on the semi-face-to-face education of young people and adults, in the state of Rio de Janeiro’s public education system, starting from the restructuring of the school network, which begun in 2011. The second part deals with the teaching experiences in different units, in the disciplines of high school history and biology. Based on the description of pedagogical practices in the pandemic context, the study discusses the issues related to students' access to the virtual platform, process management by central and local agencies, and the impacts of this scenario on the formative processes of students of Youth and Adults Education (EJA).

Keywords: Youth and Adults Education in the pandemic; Educational Technologies; Teaching Practices

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda Fontes Cruz, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – Seeduc - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPG-EDU) da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora de História e Sociologia da Rede Estadual do Rio de Janeiro atuando há 10 anos na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos. Integrante do COLEJA (Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e Educação de Jovens e Adultos).

E-mail: kikafontescruz@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0981-3975

Flávio da Silva Miranda, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - Seeduc/RJ e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – SME/RJ.

MBA em Gestão e Empreendedorismo com ênfase em Educação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente atua como professor de Ciências da Natureza e Biologia na educação básica, em escolas das redes Municipal e Estadual Rio de Janeiro, onde participou da equipe de gestão de uma unidade escolar que atende alunos da Educação de Jovens e Adultos. Integrante do COLEJA (Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e Educação de Jovens e Adultos).

E-mail: flaviosmiranda@outlook.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7890-3785

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 164
  • pdf downloads: 148

Como Citar

FONTES CRUZ, C.; MIRANDA, F. da S. Na corda bamba e de sombrinha: práticas docentes na Rede CEJA/RJ em tempos pandêmicos: On a tightrope and with an umbrella: teaching practices in the CEJA/RJ System in pandemic times. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4738. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente