Interatividade on-line: lições e hibridizações a partir do ensino remoto na pandemia

Online interactivity: lessons and hybridizations from remote teaching in the pandemic

Autores

Resumo

Como pesquisa qualitativa, aborda a integração das tecnologias digitais (TD) na educação frente à problemática: como as TD favoreceram a interatividade no e pós-ensino remoto emergencial? Objetiva identificar quais TD são acopladas ao processo educacional na modalidade presencial pós-pandemia e que pode ser considerado como hibridizações, como e por quê. Fundamenta-se no paradigma da complexidade e teorias reticulares, discutindo conceitos de ensino remoto, educação a distância, educação on-line e híbrida. Questiona os conceitos de interatividade em Thompson (2018) e alicerça os de educação em Santos (2005, 2014). Realiza pesquisa exploratória por meio de relato docente e aplicação de questionário on-line a estudantes de ensino superior de Curitiba. Identifica que as TD com função de sala de aula on-line perduram após a pandemia, em situações pedagógicas mais restritas, mas que aplicativos de comunicação e organização de trabalhos em equipes e redes sociais são acoplados à educação presencial, hibridizando modalidades e formas de interação.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Tecnologias Digitais; Interatividade.

 

Abstract

As qualitative research, it addresses the integration of digital technologies (DT) in education in the face of the issue: how have DTs favored interactivity in pre- and post-emergency remote teaching? It aims to identify which DTs are incorporated into the educational process in the face-to-face modality post-pandemic, and what can be considered hybridizations, how, and why. It is based on the paradigm of complexity and network theories, discussing concepts of remote teaching, distance education, online education, and hybrid education. It questions the concepts of interactivity in Thompson (2018) and builds on the concepts of education in Santos (2005, 2014). It conducts exploratory research through teacher reports and the administration of an online questionnaire to higher education students in Curitiba. It identifies that DTs with online classroom functions persist after the pandemic, in more restricted pedagogical situations, but communication and teamwork organization apps and social networks are incorporated into face-to-face education, hybridizing modalities and forms of interaction.

Keywords: Remote Learning; Digital Technologies; Interactivity.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, PUCPR

Pós-doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre e Doutora em Educação pela PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR. Coordenadora da Especialização em Design Educacional na PUCPR. Professora do Curso de Design na PUCPR e na FAE. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais – PRAPETEC/PUCPR.

E-mail: raquelpgk@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7394-6505

Rosilei Ferrarini, PUCPR)

Mestre em Educação e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bolsista do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais – PRAPETEC/PUCPR. E-mail: ruferrarini1@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6050-3510.

Patrícia Lupion Torres, PUC-PR

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR. Professora titular e permanente do Mestrado e Doutorado em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais – PRAPETEC/PUCPR. Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.

E-mail: patorres@terra.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2122-1526.

 

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 263
  • pdf downloads: 60

Como Citar

PASTERNAK GLITZ KOWALSKI, R.; FERRARINI, R.; LUPION TORRES, P. Interatividade on-line: lições e hibridizações a partir do ensino remoto na pandemia: Online interactivity: lessons and hybridizations from remote teaching in the pandemic . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6254. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos