Formação de professores, trabalho docente, experiências empíricas: entrelaçamentos

Teacher training, teaching work, empirical experiences: entanglements

Autores

  • Mirian de Oliveira Bertotti mirian.bertotti@ifro.edu.br
    Instituto Federal de Rondônia

Resumo

Este texto trata-se de um relato de experiência que tem como base os estudos realizados na disciplina “Formação de professores e trabalho docente”, em um programa de pós-graduação em Educação Escolar de uma universidade federal, situada na Amazônia Ocidental, no Norte do Brasil. Freire (1996), Day (1999), Nóvoa (2007; 2017) e Gatti (2017) são alguns dos teóricos que sustentam as reflexões acerca da temática formação inicial e continuada. O objetivo deste trabalho é apresentar como o debate e as discussões tecidos de experiências de vida promovem o aprendizado. Diante dos arranjos sociais, percebem-se as formações docentes como lócus privilegiado para a construção de saberes e práticas que atendam às expectativas dos alunos e do professorado.

Palavras-chave: formação; professores; aprendizagem.

 

Abstract

This text is an experience report that is based on studies carried out in the discipline "Teacher training and teaching work", in a postgraduate program in School Education at a federal university, located in the Western Amazon, in the North from Brazil. Freire (1996), Day (1999), Nóvoa (2007; 2017) and Gatti (2017) are some of the theorists who support the reflections on the topic of initial and continuing education. The objective of this work is to present how debate and discussions woven from life experiences promote learning. Faced with social arrangements, teacher training is perceived as a privileged locus for the construction of knowledge and practices that meet the expectations of students and teachers.

Keywords: formation; teachers; learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian de Oliveira Bertotti, Instituto Federal de Rondônia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO. E-mail: mirian.bertotti@ifro.edu.br. ORCID: 0000-0001-9148-3068.

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 142
  • pdf downloads: 158

Como Citar

DE OLIVEIRA BERTOTTI, M. Formação de professores, trabalho docente, experiências empíricas: entrelaçamentos: Teacher training, teaching work, empirical experiences: entanglements. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5425. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)