Formação de professores, trabalho docente, experiências empíricas: entrelaçamentos
Teacher training, teaching work, empirical experiences: entanglements
Resumo
Este texto trata-se de um relato de experiência que tem como base os estudos realizados na disciplina “Formação de professores e trabalho docente”, em um programa de pós-graduação em Educação Escolar de uma universidade federal, situada na Amazônia Ocidental, no Norte do Brasil. Freire (1996), Day (1999), Nóvoa (2007; 2017) e Gatti (2017) são alguns dos teóricos que sustentam as reflexões acerca da temática formação inicial e continuada. O objetivo deste trabalho é apresentar como o debate e as discussões tecidos de experiências de vida promovem o aprendizado. Diante dos arranjos sociais, percebem-se as formações docentes como lócus privilegiado para a construção de saberes e práticas que atendam às expectativas dos alunos e do professorado.
Palavras-chave: formação; professores; aprendizagem.
Abstract
This text is an experience report that is based on studies carried out in the discipline "Teacher training and teaching work", in a postgraduate program in School Education at a federal university, located in the Western Amazon, in the North from Brazil. Freire (1996), Day (1999), Nóvoa (2007; 2017) and Gatti (2017) are some of the theorists who support the reflections on the topic of initial and continuing education. The objective of this work is to present how debate and discussions woven from life experiences promote learning. Faced with social arrangements, teacher training is perceived as a privileged locus for the construction of knowledge and practices that meet the expectations of students and teachers.
Keywords: formation; teachers; learning.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 142
- pdf downloads: 158