Formação docente e prática de ensino: narrativas de professoras de Geografia

Autores

  • Andrecksa Viana Oliveira Sampaio andrecksa.oliveira@uesb.edu.br
  • Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis nereidamafrabenedictis@gmail.com
  • Luciana Amorim de Oliveira oamorim.luciana@gmail.com

Resumo

Teaching training and practice of teaching: narrative teaching of geography’s teachers

Resumo

O presente artigo contempla uma discussão sobre a trajetória de formação das professoras de Geografia graduadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que atuam na educação básica, nas redes pública e privada de Vitória da Conquista - BA. As narrativas foram adotadas como metodologia da pesquisa e as professoras participantes puderam expor suas experiências desde os momentos em que eram estudantes da educação básica até o presente. As discussões foram conduzidas por meio da inserção de temas relacionados com a formação docente e a prática de ensino de Geografia. Foi possível perceber as concepções de educação e de ciência geográfica construídas pelas docentes ao longo de suas trajetórias e a ressignificação de suas vivências, além de uma reflexão das posturas pedagógicas apresentadas.

Palavras-chave: Formação Docente. Narrativas. Práticas de Ensino de Geografia

 

Abstract

The present article contemplates a discussion of the geography teacher’s trajectory of formation. These teachers are graduated at Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) and they work in the basic education, at public and private schools in Vitória da Conquista- BA. It was taken as methodology of the research, the narratives, and the participating teachers expose their experiences moments from their time as basic education students until the present time. The discussion were conducted through the insertion of themes related to the academic education of teachers and the practice of Geography teaching. It was possible to perceive the conceptions of education and geography science built by the teachers during their trajectories and was perceived that the act of narrating the experiences provided a reframing of their livings and a reflection of the presented pedagogic attitudes.

Keywords: Teaching training. Narratives. Geography Teaching Practice

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista. Atua na área de Metodologia e Prática de Ensino de Geografia (Graduação) e na linha de pesquisa: Conhecimento e Práticas Escolares (PPGED/UESB). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Atualmente está realizando estudo pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa No Ensino de Geografia (GRUPEG/UESB) e Integrante do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB). E-mail: andrecksa.oliveira@uesb.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7826-0908

Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista. Atua na área de Metodologia e Prática de Ensino de Geografia (Graduação) e na linha de pesquisa: Conhecimento e Práticas Escolares (PPGED/UESB). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  Coordenadora do Grupo de Pesquisa No Ensino de Geografia (GRUPEG/UESB) e do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB). E-mail: nereidamafrabenedictis@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9257-3487

Luciana Amorim de Oliveira

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB).  Especialista em Análise do Espaço Geográfico (UESB). Especialista em Geografia: Teoria e Prática em Sala de Aula (UESB). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço - NUAMSE e do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia - GRUPEG. Atua no Ensino Fundamental II desde 2002. E-mail: 

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB).  Especialista em Análise do Espaço Geográfico (UESB). Especialista em Geografia: Teoria e Prática em Sala de Aula (UESB). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço - NUAMSE e do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia - GRUPEG. Atua no Ensino Fundamental II desde 2002. E-mail: oamorim.luciana@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2108-5002

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2108-5002

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 224
  • PDF downloads: 161

Como Citar

SAMPAIO, A. V. O.; DE BENEDICTIS, N. M. S. M.; OLIVEIRA, L. A. de. Formação docente e prática de ensino: narrativas de professoras de Geografia. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 220–237, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2508. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)