A filosofia que se faz no Acre: temáticas preferenciais da pesquisa filosófica na Universidade Federal do Acre

The philosophy that takes place in Acre: preferred themes of philosophical research at the Federal University of Acre

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia; Temáticas filosóficas; Filosofia na Ufac

Resumo

O artigo visa identificar a filosofia que se faz na Universidade Federal do Acre, a partir das temáticas da pesquisa filosófica desenvolvida por professores dessa instituição. Os procedimentos metodológicos são próprios da abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo.  O texto está organizado em cinco partes, sendo a primeira, um breve levantamento sobre o ensino de filosofia na contemporaneidade brasileira. As partes seguintes, dedicam -se a apresentação de quatro categorias formadas na análise de conteúdo, quais sejam, I: Filosofia como uma ontologia das questões relativas à esfera natural, humana e social; II: A filosofia se desdobra em campos específicos de investigação, comunicáveis através da linguagem; III: Filosofia se faz com método, ambicionando o conhecimento teórico; IV: O ensino de filosofia e sua vinculação com a realidade.

Palavras chave: Ensino de Filosofia; Temáticas filosóficas; Filosofia na Ufac.

 

Abstract

The article aims to identify the philosophy that takes place at the Universidade Federal do Acre (Ufac), based on the themes of philosophical research developed by professors at that institution. The methodological procedures are typical of the qualitative approach, with bibliographical research, documentary analysis and field research. The text is organized into five parts, the first being a brief survey of the teaching of philosophy in contemporary Brazil. In the following parts, we dedicate the presentation of four categories formed in content analysis, namely: I: Philosophy as an ontology of issues relating to the natural, human and social sphere; II: Philosophy unfolds into specific fields of investigation, communicable through language; III: Philosophy is done with method, aiming for theoretical knowledge; IV: The teaching of philosophy and its connection with reality.

Keywords: Teaching Philosophy; Philosophical themes; Philosophy at Ufac.

 

 

 

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Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre - Campus Floresta

Professor Associado no Centro de Educação e Letras-CEL/Ufac/Campus Floresta. Doutor em Filosofia, (UGF) com estágio pós-doutoral (FFLECH/USP). Coordena o Grupo de Estudos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação – GESHFE/UFAC/CNPq. Atua como professor/orientador na graduação e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1245-0434. E-mail: cleidson.ufac@gmail.com

Francisco Inafran Marques de Souza, Universidade Federal do Acre

Professor da rede básica de ensino do Município de Ipixuna - Estado do Amazonas. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC. Ordic: https://orcid.org/0009-0003-0876-6756. E-mail: inafranmarques20@gmail.com.

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Publicado

02/06/2024
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Como Citar

ROCHA, C. de J.; MARQUES DE SOUZA, F. I. A filosofia que se faz no Acre: temáticas preferenciais da pesquisa filosófica na Universidade Federal do Acre: The philosophy that takes place in Acre: preferred themes of philosophical research at the Federal University of Acre. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8051. Acesso em: 3 jul. 2024.