O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Formação Docente

Science Education in Elementary School and the teacher training

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ciências Naturais, Pedagogia

Resumo

Este trabalho buscou diagnosticar como é tratado o Ensino de Ciências na formação docente nos cursos de Pedagogia de diferentes Universidades Públicas do Brasil, na contemplação dos temas “meio ambiente”, “recursos naturais” e “sustentabilidade”. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa descritiva, tendo como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica documental.  A investigação ocorreu por meio da avaliação das ementas de cursos de Pedagogia de 28 Universidades brasileiras. Como resultado foi observado que são poucas as disciplinas voltadas à temática ambiental. Os currículos dos cursos de Pedagogia poderiam contemplar nas ementas de suas disciplinas esses temas, uma vez que são de enorme relevância para o desenvolvimento de um ensino pautado no despertar de uma consciência ambiental. Sobretudo, dada a importância dessas áreas do conhecimento para a formação científica e social do indivíduo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Ciências Naturais; Pedagogia.

 

Abstract

This work diagnosed how Science Education is approached in teacher training by Pedagogy courses in different Brazilian Public Universities, attempting in the curriculum themes about "environment", "natural resources" and "sustainability". The research approach was descriptive in a quali-quantitative way, based on bibliographic information. There were evaluated curricular structures from 28 Pedagogy courses from Brazilian Universities. In the curricular diagnosis there were few disciplines focused on natural resources, sustainability and environmental themes. Pedagogy courses could embrace these themes, once they are so relevant to development of an education oriented to the awakening of environmental consciousness; as well to scientific and social formation of the individual.

Keywords: Science education; natural sciences; Pedagogy.

 

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Biografia do Autor

Camila da Silva Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2012-2016). Professora de escola de ensino básico. Experiência nas áreas de Ciências Biológicas, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. E-mail: camilabiofreitas@gmail.com, ORCID: 0000-0001-7173-136X

Rogério Rodrigues Faria, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia e Conservação. Pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Física da UFMS. Lider do grupo de pesquisa "Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal" e integrante do grupo "Ensino de Ciências Ambientais" ambos da UFMS. E-mail: rodrigues.faria@ufms.br, ORCID: 0000-0003-0944-2190

 

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação. Pós-graduação em Gestão Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. Colaboração no Mestrado em Recursos Naturais. Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do curso de Biologia (2018-2022) (2022-2024). Lider do Grupo de Pesquisa “Ensino de Ciências Ambientais”.  E-mail: tatiane.lima@ufms.br, ORCID: 0000-0002-0656-1170

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Publicado

11/03/2024
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Como Citar

DA SILVA FREITAS, C.; RODRIGUES FARIA, R.; DO NASCIMENTO LIMA, T. O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Formação Docente: Science Education in Elementary School and the teacher training . Revista Cocar, [S. l.], n. 23, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7944. Acesso em: 29 abr. 2024.

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