Educação ambiental, projeto político pedagógico e complexidade: uma revisão integrativa de literatura

Environmental education, political pedagogical project and complexity: an integrative literature review

Autores

Palavras-chave:

Teoria da Complexidade, Educação Ambiental, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Nosso objetivo nesse trabalho é identificar por meio de uma revisão de literatura integrativa, a relação entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Educação Ambiental (EA) descrita/desenvolvida no contexto escolar sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin. Analisamos estudos nas bases de dados: SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES. Foram identificadas 268 pesquisas após a aplicação de um filtro, e, após uma seleção criteriosa, apenas 15 trabalhos foram incluídos na síntese desta pesquisa. Os resultados indicam que a Teoria da Complexidade ainda se encontra marginal dentro do campo acadêmico-científico, e na Educação Ambiental não é diferente, evidenciando a urgência de pesquisas nesse campo. Essa lacuna é observada pela falta de estudos que explorem diretamente a conexão entre o Projeto Político Pedagógico e a Educação Ambiental, especialmente sob a perspectiva da complexidade. 

Palavras-chave: Teoria da Complexidade; Educação Ambiental; Projeto Político Pedagógico.

 

Abstract

Our aim in this work is to identify, through an integrative literature review, the relationship between the Pedagogical Political Project (PPP) and Environmental Education (EE) described/developed in the school context from the perspective of Edgar Morin's complexity. We analysed studies in the SciELO, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and CAPES Journal Portal databases. After applying a filter, 268 studies were identified and, after careful selection, only 15 were included in the synthesis of this research. The results indicate that Complexity Theory is still marginal within the academic-scientific field, and in Environmental Education this is no different, highlighting the urgent need for research in this field. This gap can be seen in the lack of studies that directly explore the connection between the Pedagogical Political Project and Environmental Education, especially from the perspective of complexity.

Key words: Complexity Theory; Environmental Education; Political Pedagogical Project.

 

 

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Biografia do Autor

José Souza Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino e Formação de Professores (UFAL), com especialização em Metodologia do Ensino de Química e Biologia (FERA) e em Pedagogia: Gestão e Docência (Dom Alberto). Graduado em Química Licenciatura (Uneal) e em Pedagogia (Unifaveni). Membro do NAUTILUS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Complexidade e Sustentabilidade. Atua em pesquisas sobre Alfabetização e Letramento Científico, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, com foco na Complexidade, Sustentabilidade e Análise Textual Discursiva (ATD). Email: jose.moreira@arapiraca.ufal.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0478-1591.

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor (2016) e Mestre (2011) em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE), Especialista Ensino de Biologia (2006) e Licenciado Ciências Biológicas (2004), todas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE. Professor Adjunto e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca-AL, desde 2013, lecionando nas licenciaturas Estágio Supervisionado I, II, III e IV (Química), Saberes e Metodologias no Ensino de Ciências Naturais I e II (Pedagogia) e Didática do Ensino de Ciências e Biologia (Ciências Biológicas). Coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)/Pedagogia (2015-2018). Docente Orientador da RP/Química (2018-2020). Coordenador Institucional Programa Residência Pedagógica (2020-2022 e 2022-2024); desenvolvendo atividades de formação docente (inicial e continuada). Na Educação básica: lecionou Biologia (EM) e Ciências (EF) e foi gestão-Diretor Adjunto, atuando em escolas públicas e privadas. Líder NAUTILUS - Grupo de Estudos e Pesquisas em meio ambiente, complexidade e sustentabilidade. Desenvolve estudos e pesquisas em Formação de Professores, Estágios Supervisionados, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, com enfoque na Complexidade, Sustentabilidade e Análise Textual Discursiva (ATD). Email: adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7195-5475.

 

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI)

Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI); Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP), Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ Bauru), Graduado em Pedagogia (FABRAS) e Ciências Biológicas (UNESP/ Ilha Solteira). Email: wrmorais@unifei.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2441-8789.

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

SOUZA MOREIRA, J.; FERNANDES DE ARAÚJO, A.; RODRIGUES MORAIS, W. Educação ambiental, projeto político pedagógico e complexidade: uma revisão integrativa de literatura : Environmental education, political pedagogical project and complexity: an integrative literature review. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8055. Acesso em: 26 dez. 2024.

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