Educação ambiental, projeto político pedagógico e complexidade: uma revisão integrativa de literatura

Environmental education, political pedagogical project and complexity: an integrative literature review

Autores

Palavras-chave:

Teoria da Complexidade, Educação Ambiental, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Nosso objetivo nesse trabalho é identificar por meio de uma revisão de literatura integrativa, a relação entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Educação Ambiental (EA) descrita/desenvolvida no contexto escolar sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin. Analisamos estudos nas bases de dados: SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES. Foram identificadas 268 pesquisas após a aplicação de um filtro, e, após uma seleção criteriosa, apenas 15 trabalhos foram incluídos na síntese desta pesquisa. Os resultados indicam que a Teoria da Complexidade ainda se encontra marginal dentro do campo acadêmico-científico, e na Educação Ambiental não é diferente, evidenciando a urgência de pesquisas nesse campo. Essa lacuna é observada pela falta de estudos que explorem diretamente a conexão entre o Projeto Político Pedagógico e a Educação Ambiental, especialmente sob a perspectiva da complexidade. 

Palavras-chave: Teoria da Complexidade; Educação Ambiental; Projeto Político Pedagógico.

 

Abstract

Our aim in this work is to identify, through an integrative literature review, the relationship between the Pedagogical Political Project (PPP) and Environmental Education (EE) described/developed in the school context from the perspective of Edgar Morin's complexity. We analysed studies in the SciELO, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and CAPES Journal Portal databases. After applying a filter, 268 studies were identified and, after careful selection, only 15 were included in the synthesis of this research. The results indicate that Complexity Theory is still marginal within the academic-scientific field, and in Environmental Education this is no different, highlighting the urgent need for research in this field. This gap can be seen in the lack of studies that directly explore the connection between the Pedagogical Political Project and Environmental Education, especially from the perspective of complexity.

Key words: Complexity Theory; Environmental Education; Political Pedagogical Project.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Souza Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino e Formação de Professores (UFAL), com especialização em Metodologia do Ensino de Química e Biologia (FERA) e em Pedagogia: Gestão e Docência (Dom Alberto). Graduado em Química Licenciatura (Uneal) e em Pedagogia (Unifaveni). Membro do NAUTILUS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Complexidade e Sustentabilidade. Atua em pesquisas sobre Alfabetização e Letramento Científico, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, com foco na Complexidade, Sustentabilidade e Análise Textual Discursiva (ATD). Email: jose.moreira@arapiraca.ufal.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0478-1591.

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor (2016) e Mestre (2011) em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE), Especialista Ensino de Biologia (2006) e Licenciado Ciências Biológicas (2004), todas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE. Professor Adjunto e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca-AL, desde 2013, lecionando nas licenciaturas Estágio Supervisionado I, II, III e IV (Química), Saberes e Metodologias no Ensino de Ciências Naturais I e II (Pedagogia) e Didática do Ensino de Ciências e Biologia (Ciências Biológicas). Coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)/Pedagogia (2015-2018). Docente Orientador da RP/Química (2018-2020). Coordenador Institucional Programa Residência Pedagógica (2020-2022 e 2022-2024); desenvolvendo atividades de formação docente (inicial e continuada). Na Educação básica: lecionou Biologia (EM) e Ciências (EF) e foi gestão-Diretor Adjunto, atuando em escolas públicas e privadas. Líder NAUTILUS - Grupo de Estudos e Pesquisas em meio ambiente, complexidade e sustentabilidade. Desenvolve estudos e pesquisas em Formação de Professores, Estágios Supervisionados, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, com enfoque na Complexidade, Sustentabilidade e Análise Textual Discursiva (ATD). Email: adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7195-5475.

 

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI)

Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI); Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP), Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ Bauru), Graduado em Pedagogia (FABRAS) e Ciências Biológicas (UNESP/ Ilha Solteira). Email: wrmorais@unifei.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2441-8789.

Referências

ABREU, Ireneide Gomes de. Projeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável. 2013. 110 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande.

AIRES, Berenice Feitosa; SUANNO, Joao Henrique. A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 2, p. 42-56, 2017.

AMORIM, Celeste Dias; DOS SANTOS CESTARI, Luiz Artur; DA SILVA JÚNIOR, Milton Ferreira. Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 3, p. 186-206, 2017.

ARAÚJO, Adelmo Fernandes de. Projetos de trabalho e educação ambiental: uma estratégia de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da complexidade. 2011. 141 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

ARAÚJO, Adelmo Fernandes de; OLIVEIRA, Maria Marly. Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 1, p. 217-232, 2017.

ARAÚJO, Adelmo Fernandes de; MORAIS, Wanderson Rodrigues; SILVA, Orlane Fernandes. Teoria da Complexidade: funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 39, n. 3, p. 206-226, 2022.

BRASIL, Lei. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Publicado no DOU em, v. 2, 1981.

BRASIL, Ministério da Educação. Qualis. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-aprova-a-nova-classificacao-do-qualis. Acesso em: 28 abr. 2023.

CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: H. C. S. Cinquetti; A. Logarezzi (orgs.). Consumo e Resíduo: Fundamentos para o trabalho educativo. (p. 19-41). São Carlos: EdUFSCar, 2006.

GOMES, Yasmin Leon; SAHEB, Daniele. Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 36, n. 2, p. 26-43, 2019.

GANONG, Lawrence H. Integrative reviews of nursing research. Research in nursing & health, v. 10, n. 1, p. 1-11, 1987.

GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 1327-1346, 2019.

GRZEBIELUKA, Douglas; SILVA, Jocieli Aparecida. Educação Ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 3, p. 76-101, 2015.

LAMOSA, Rodrigo de Azevedo C.; LOUREIRO, Carlos Frederico B. A educação ambiental e as políticas educacionais: um estudo nas escolas públicas de Teresópolis (RJ). Educação e Pesquisa, v. 37, p. 279-292, 2011.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014.

LOUREIRO, C. F. B. Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Grupo Almedina, 2021.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 11. ed. Editora Bertrand, Rio de Janeiro, 2008.

OLIVEIRA, Iara Terra de; STEIL, Leonardo José; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022.

PINHEIRO, Samuel Lopes; CALLONI, Humberto. Reflexões sobre o paradigma ocidental a partir da Complexidade e Educação Ambiental: um convite ao diálogo oriente-ocidente. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 2, p. 97-114, 2017.

RAMOS, Maria Tereza Rocha; DE SOUZA, Patricia Diana Edith Belfort; MONTEIRO, Camargo Ortiz. A gestão educacional e a inclusão da temática ambiental nos PPPs de escolas públicas municipais. Revista Educação, v. 44, n. 3, p. e31728-e31728, 2021.

SAHEB, Daniele et al. Contribuições da complexidade de Morin para o campo da Educação Ambiental: um diálogo entre os grupos GEPEACOM e NEA. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, n. 3, p. 291-310, 2021.

SCHOENINGER, Fernanda Patrícia; AMARAL, Anelize Queiroz; BOENO, Rosangela Maria. Ambientalização Curricular e a Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Pública no Estado do Paraná. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade v. 4, 2018.

SOUSA, Elayne Bernardino; LLARENA, Marco Antonio de Almeida. A importância da educação ambiental no processo de construção e execução de projeto político pedagógico em escolas municipais de Princesa Isabel-PB. Revista Principia, nº 26, p. 72-78, 2015.

TOMMASIELLO, M. G. C. ; CARNEIRO, S. M. M. ; TRISTAO, M. . Educação Ambiental e a Teoria da Complexidade: articulando concepções teóricas e procedimentos de abordagem de pesquisa. In: Alexandre de Gusmão Pedrini e Carlos Hiroo Saito. (Org.). Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2014, v. 1, p. 82-92.

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 272
  • pdf downloads: 146

Como Citar

SOUZA MOREIRA, J.; FERNANDES DE ARAÚJO, A.; RODRIGUES MORAIS, W. Educação ambiental, projeto político pedagógico e complexidade: uma revisão integrativa de literatura : Environmental education, political pedagogical project and complexity: an integrative literature review. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8055. Acesso em: 24 nov. 2024.