Análise Bibliométrica da Produção Científica Sobre o Ensino de Ecologia

Bibliometric Analysis of Scientific Production About Ecology Teaching

Autores

Resumo

O Ensino de Ecologia é fundamental para que o aluno compreenda o funcionamento dos ecossistemas e a sua inserção no ambiente natural. Neste trabalho foi feita uma análise bibliométrica nas bases Scopus, Web of Science e Scielo sobre o Ensino de Ecologia. Como resultado foi observado que as pesquisas estão concentradas nos Estados Unidos da América e China. O Brasil aparece com uma produção expressiva, com destaque para as instituições públicas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual de Campinas. As pesquisas citadas como mais relevantes nas plataformas de busca tratam de uma ecologia holística que relaciona o bem-estar humano com o entendimento ecológico, metodologias de ensino na área de Ecologias e métodos de ensino para professores de Ecologia. 

Palavras-chave: Educação; Meio ambiente; Pesquisas científicas.

 

 

Abstract

Ecology teaching is elementary for students to understand how ecosystems work, as well as your inception in nature. In this work, it was performed a bibliometric analysis in Scopus, Web of Science and Scielo databases about Ecology teaching. As results, researches are concentrated in USA and China. Brazil emerges with expressive production, with emphasis to Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Federal da Paraíba and Universidade Estadual de Campinas. The researches more relevant, indicated by the search platforms, are linked to holistic ecology that relate human wellness to ecological understanding, teaching methodologies in Ecology and teaching methods to ecology teachers.

Keywords: Education; Environment; Scientific research.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Pereira Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestrado em recursos Naturais. Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva. Atualmente é professora na rede pública de ensino.  E-mail: anacarolina2409@hotmail.com,  ORCID: 0000-0002-4524-2412

Rogério Rodrigues Faria, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de P´ós-Graduação em Ensino de Ciências

Licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia e Conservação. Pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Física da UFMS. Lider do grupo de pesquisa "Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal" e integrante do grupo "Ensino de Ciências Ambientais" ambos da UFMS. E-mail: rodrigues.faria@ufms.br, ORCID: 0000-0003-0944-2190

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação. Pós-graduação em Gestão Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. Colaboração no Mestrado em Recursos Naturais. Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do curso de Biologia (2018-2022) (2022-2024). Lider do Grupo de Pesquisa “Ensino de Ciências Ambientais”.  E-mail: tatiane.lima@ufms.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0656-1170

Downloads

Publicado

21/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 56
  • pdf downloads: 28

Como Citar

PEREIRA FERREIRA, A. C.; RODRIGUES FARIA, R.; DO NASCIMENTO LIMA, T. Análise Bibliométrica da Produção Científica Sobre o Ensino de Ecologia: Bibliometric Analysis of Scientific Production About Ecology Teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6906. Acesso em: 16 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)