Análise Bibliométrica da Produção Científica Sobre o Ensino de Ecologia
Bibliometric Analysis of Scientific Production About Ecology Teaching
Resumo
O Ensino de Ecologia é fundamental para que o aluno compreenda o funcionamento dos ecossistemas e a sua inserção no ambiente natural. Neste trabalho foi feita uma análise bibliométrica nas bases Scopus, Web of Science e Scielo sobre o Ensino de Ecologia. Como resultado foi observado que as pesquisas estão concentradas nos Estados Unidos da América e China. O Brasil aparece com uma produção expressiva, com destaque para as instituições públicas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual de Campinas. As pesquisas citadas como mais relevantes nas plataformas de busca tratam de uma ecologia holística que relaciona o bem-estar humano com o entendimento ecológico, metodologias de ensino na área de Ecologias e métodos de ensino para professores de Ecologia.
Palavras-chave: Educação; Meio ambiente; Pesquisas científicas.
Abstract
Ecology teaching is elementary for students to understand how ecosystems work, as well as your inception in nature. In this work, it was performed a bibliometric analysis in Scopus, Web of Science and Scielo databases about Ecology teaching. As results, researches are concentrated in USA and China. Brazil emerges with expressive production, with emphasis to Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Federal da Paraíba and Universidade Estadual de Campinas. The researches more relevant, indicated by the search platforms, are linked to holistic ecology that relate human wellness to ecological understanding, teaching methodologies in Ecology and teaching methods to ecology teachers.
Keywords: Education; Environment; Scientific research.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 106
- pdf downloads: 52