Educação especial em escolas indígenas de Minas Gerais: cenários a partir de indicadores do censo escolar

Special education in indigenous schools of Minas Gerais: scenarios from school census indicators

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Censo escolar

Resumo

Este trabalho se insere no âmbito da interface Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Tem por objetivo analisar a maneira como o atendimento educacional para alunos indígenas com deficiência está organizado no estado de Minas Gerais em termos de acesso, da natureza dos serviços educacionais e das condições das escolas indígenas para o atendimento dessa população. Para tanto, utilizam-se os microdados do Censo Escolar da Educação Básica dos anos de 2008, 2012, 2016 e 2020. Os resultados indicam certo aumento no número de escolas, as quais se concentram majoritariamente na esfera estadual. No entanto, poucas apresentam acessibilidade arquitetônica, ofertam Atendimento Educacional Especializado ou dispõem de Sala de Recursos Multifuncionais aos indígenas com deficiência.

Palavras-chave: Educação especial; Educação escolar indígena; Censo escolar.

 

Abstract

This study is situated at the intersection Special Education and Indigenous School Education. The objective is to examine how educational service for indigenous students with disabilities is organized in the state of Minas Gerais in terms of access, the nature of education services and the conditions of indigenous schools to serve this population. For this purpose, microdata from the School Census of Basic Education for the years 2008, 2012, 2016 and 2020 were utilized. The findings suggest a modest increase in the number of schools, primarily at the state level. However, few schools have architectural accessibility, provide Special Education Services or possess a Multifunctional Resource Room for indigenous individuals with disabilities.

Keywords: Special education; Indigenous school education; School census.

 

 

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Biografia do Autor

Michele Aparecida de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Núcleo de Educação Especial, Tecnologias e Inclusão Escolar – COLETIVO DIVERSA - da Universidade Federal Minas Gerais. E-mail de contato: micheledesa20@hotmail.com - Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8076-8383.

Eduardo Adão Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Advogado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados e Doutorando em Direitos, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – e-mail: ribeiro.edu01@gmail.com - Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5604-9610.

Letícia de Oliveira Brazão, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura - na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. E-mail: leticia_brazao@hotmail.com – Orcid: https://orcid.org/0009-0009-3908-2502.

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29/11/2023
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Como Citar

APARECIDA DE SÁ, M.; ADÃO RIBEIRO, E.; DE OLIVEIRA BRAZÃO, L. Educação especial em escolas indígenas de Minas Gerais: cenários a partir de indicadores do censo escolar: Special education in indigenous schools of Minas Gerais: scenarios from school census indicators. Revista Cocar, [S. l.], n. 21, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7796. Acesso em: 19 maio. 2024.

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