A Didática nos cursos de licenciatura: vivências e desafios no chão de sala

Didactic in degree courses: experiences and challenges on the classroom floor

Autores

DOI:

10.31792/rc.v21i39.7789

Palavras-chave:

Didática; Prática Educativa; Ensino.

Resumo

Resumo

A Pedagogia e a Didática auxiliam na compreensão da ação pedagógica dos professores e suas práticas de sala de aula, com seus desafios. Assim, questiona-se: Como a disciplina de Didática, vista na Licenciatura, auxilia na atuação docente em sala de aula? O estudo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na disciplina “Fundamentos Pedagógicos do Trabalho e da Formação Docente”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, com o objetivo de compreender como a disciplina de Didática auxilia na atuação docente em sala de aula. A metodologia foi de abordagem qualitativa, tipo descritiva, usando questionário como material de coleta de dados. Participaram da pesquisa 4 (quatro) professores do Ensino Fundamental e, como resultado, a importância da disciplina de Didática com a formação e com a prática pedagógica docente.

Palavras-chave: Didática; Prática Educativa; Ensino.

 

 

 

Abstract

Pedagogy and Didactics help to understand the actions of teachers and their practices in the classroom, with challenges. So, the question is how does the discipline of Didactics, in the Degree, help the teacher in the classroom? The study is the result of field research done in the discipline "Pedagogical Fundamentals of Work and Teacher Training" of the postgraduate Program in Education at the State of Ceará University, whose goal is to understand how the Didactic's discipline helps the teacher in the classroom. With a qualitative approach, the methodology was descriptive, using a questionnaire as data collection. Four Elementary School teachers participated in the research, resulting in how important the Didactics discipline is, whether in training or in pedagogical practice.

Keywords: Didactic; Educational Practice; Teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Secretaria da Educação Básica do estado do Ceará (SEDUC-CE)

Professora da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC-CE. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE –UECE). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional pela Faculdade Kuriós. Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).                                             

E-mail: rita.nascimento4@prof.ce.gov.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2613-1987

Francisca Valeria Aguiar Ramos, Universidade Estadual do Ceará

Professora da rede municipal de Fortaleza. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE –UECE). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Plus.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Português pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE).  

E-mail: leriaveloso@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2656-9946.

Elcimar Simão Martins, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor em Educação (FEUSP). Doutor em Educação (UFC). Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS UNILAB) e no Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UECE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência.

E-mail: elcimar@unilab.edu.br       

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5858-5705

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu.; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCN. In: Revista Cocar, Belém, edição especial n. 08. p.102-125, jan./abr. 2020.Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3050. Acesso em 23 out.2022.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4. ed. - Brasília: Liber Livro, 2014.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Esgotamento da racionalidade pedagógica: desdobramentos à didática. In: MONTEIRO, Silas Borges; OLINI, Polyana (Orgs.). Didática, saberes docentes e formação profissional. Cuiabá-MT: EdUFMT/Editora Sustentável, 2019. (Formato Ebook). 247p.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. - São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.539-553, abr.-jun., 2016.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates contemporâneos. Maria Amélia Santoro Franco, Selma Garrido Pimenta (orgs.) - São Paulo: Loyola, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. - São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos; MAZZOTTI, Tarso Bonilha; NÓVOA, António; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia: ciência da educação? Coordenação de Selma Garrido Pimenta. - São Paulo: Cortez, 1996.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas [2. ed]. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

NEVES, Sandra Garcia; GASPARIN, João Luiz. Os princípios fundamentais de Ratke e de Comênio para a universalização do ensino escolar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 215–226, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639790. Acesso em: 24 out. 2022.

NÓVOA, António. Escola e professores proteger, transformar, valorizar/António Nóvoa, colaboração Yara Alvim –. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PIMENTA, Selma Garrido. Profissionalização docente: teias, tramas e nexos um convite à didática. In: MONTEIRO, Silas Borges; OLINI, Polyana (Orgs.). Didática, saberes docentes e formação profissional. Silas Borges Monteiro Polyana Olini (Organizadores). Cuiabá-MT: EdUFMT/Editora Sustentável, 2019. (Formato Ebook). 247p.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. Colaboração Erika Barroso Dauanny, Elisângela André da Silva Costa; revisão técnica José Cerchi Fusari. - São Paulo: Cortez, 2018.

SALES, Maria Julieta Fai Serpa e; VIEIRA, Lívia Cavalcante; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; LIMA, Maria Socorro Lucena. MOVIMENTO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: reverberações de nosso tempo. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e 020128, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1530. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1530. Acesso em: 31 out. 2022.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim [recurso eletrônico].; tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva. – Porto Alegre : Penso, 2016.

Downloads

Publicado

26/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 32
  • pdf downloads: 8

Como Citar

NASCIMENTO, R. de C. do; AGUIAR RAMOS, F. V.; MARTINS, E. S. A Didática nos cursos de licenciatura: vivências e desafios no chão de sala: Didactic in degree courses: experiences and challenges on the classroom floor . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. DOI: 10.31792/rc.v21i39.7789. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7789. Acesso em: 24 nov. 2024.