Os sentidos da educação e do trabalho para estudantes egressos de uma Universidade no Sul do Brasil

The meanings of education and work for students graduating from a University in Southern Brazil

Autores

Palavras-chave:

Sentidos da educação, Trabalho, egressos

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar os sentidos da educação e do trabalho na percepção de estudantes egressos universitários de uma Universidade no Sul do Brasil. A base teórica está pautada em Antunes (2009, 2015, 2018), Tolffo e Piccinini (2007).  Para delineamento metodológico do estudo utiliza-se da pesquisa qualitativa, com a produção de dados através de entrevistas individuais com estudantes egressos do período de 2014 a 2018, de dez cursos de graduação de uma universidade. A análise dos dados ocorre a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os sentidos do trabalho e da educação foram constituídos por meio das vivências individuais e coletivas de cada sujeito e estão relacionados aos motivos de escolha e à experiência de inserção profissional.

Palavras-chave: sentidos da educação; trabalho; egressos.

 

Abstract

This article aims to analyze the meanings of education and work in the perception of university graduates from a university in southern Brazil. The theoretical basis is based on Antunes (2009, 2015, 2018), Tolffo and Piccinini (2007).  For the methodological design of the study, qualitative research is used, with the production of data through individual interviews with graduating students from the period 2014 to 2018, from ten undergraduate courses at a university. The data was analyzed using the content analysis technique. The results of the research showed that the meanings of work and education were constituted through the individual and collective experiences of each subject and are related to the reasons for choice and the experience of professional insertion.

Keywords: meanings of education; work; graduates.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Gracia Tibola, Uniplac

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docente na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) do Mestrado em Educação e Graduação. Líder do grupo de pesquisa GPEFOR. ORCID:   E-mail: profa.naiara@uniplaclages.edu.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9938-8997

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho. Tem pós-doutorado na Universidade de Barcelona, Barcelona-Espanha. E-mail: raitztania@gmail.com    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9938-8997

.

Referências

ALBORNOZ, S. O que é o trabalho. Ed. Brasiliense, 1994.

ANTUNES, Ricardo. O caráter polissêmico e multifacetado do mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde. 1(2): 229-237, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000200004 Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/jGSb8jWJPtWKnTjcHw8B7Cn/ Acesso em: 07 de jul. 2023.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, Ricardo. Adeus trabalho? ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2015.

ANTUNES, Ricardo. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educ. Soc., Campina, vol. 25, n.87, p.335-351, maio/ago. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200003 Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/FSqZN7YDckXnYwfqSWqgGPp/?lang=pt Acesso em: 07 de jul. 2023.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksmann. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Roberto Raposo. 13. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

DEMO, Pedro. Pesquisa Social. Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p.11-36, 2008.

FERRAZ, Deise Luiza da Silva; FERNANDES, Paula Cristina de Moura. Desvendando os sentidos do trabalho: limites, potencialidades e agenda de pesquisa. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo , v. 22, n. 2, p. 165-184, dez. 2019 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172019000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 ago. 2023. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p165-184.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2011.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 5.ed. Campinas: editora Autores Associados, 2018.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Epistemologia da Pesquisa em Educação. 2º ed. Campinas, SP: Práxis, 1998.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2015.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 11ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Trad. Maria do Carmo Alves do Bomfim. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

RAITZ, Tânia Regina. Jovens, trabalho e educação: rede de significados dos processos identitários na Ilha de Santa Catarina. Orientador: Nilton Bueno Fischer. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UGRGS, Porto Alegre, 2003.

RAITZ, Tânia Regina. Diversidade dos sentidos sobre o trabalho para jovens egressos de cursos de educação profissional. Anais de trabalhos completos - XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/index.php?option=com_content&task=view&id=344&Itemid=96 Acesso em: 30 de junho 2023.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Educação e Trabalho: uma relação tão necessária quanto insuficiente. Rev. São Paulo Perspectiva. vol.14, n.2, pp.72-81, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200011 Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/7g5d46nQkNQ7KRdnfZP5mgk/?lang=pt Acesso em: 10 de jul. 2023.

TOLFO, Suzana da Rosa; PICCININI, Valmíria. Sentidos e Significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Rev. Psicologia & Sociedade:19, Edição Especial 1, 2007, p. 38-46. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000400007 Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/GnLRwtX3KcddXXjnJ8LgRWy/?lang=pt Acesso em: 20 de jul. 2023.

Downloads

Publicado

30/04/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 122
  • pdf downloads: 59

Como Citar

TIBOLA, N. G.; RAITZ, T. R. Os sentidos da educação e do trabalho para estudantes egressos de uma Universidade no Sul do Brasil : The meanings of education and work for students graduating from a University in Southern Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7772. Acesso em: 12 jul. 2024.