Implicações da Sociedade Digital na Educação e na Subjetividade Humana

Implications of the Digital Society in Education and Human Subjectivity

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento tecnológico, Sociabilidade digital, Subjetividade

Resumo

O capitalismo contemporâneo é atravessado por toda uma sociabilidade digital decorrente do avanço tecnológico e tem mudado as relações sociais, econômicas e políticas nas últimas décadas. Tais mudanças implicam também novas estruturas formadoras de subjetividade, que têm impacto direto e indireto nos complexos sociais, destacando a educação. Partindo dessas considerações, este artigo objetiva demonstrar as implicações da era digital na formação da subjetividade humana e na manipulação dos desejos inconscientes, salientando o impacto dessa sociabilidade digital na aquisição do conhecimento, no processo educativo e no desenvolvimento cognitivo do ser humano.

Palavras-chave: desenvolvimento tecnológico; sociabilidade digital; subjetividade.

 

Abstract

Contemporary capitalism is characterized by a digital sociability resulting from technological advances. It has changed social, economic and political relations in recent decades. Such changes also imply new structures that form subjectivity. These have a direct and indirect impact on social complexes, highlighting education. Based on these considerations, this paper aims to demonstrate the implications of the digital age for the formation of human subjectivity and the manipulation of unconscious desires, highlighting the impact of this digital sociability on the acquisition of knowledge, the educational process and the cognitive development of human beings.

Keywords: technological development; digital sociability; subjectivity.

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Biografia do Autor

Samuel Nobre Lopes, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2021). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR/2017). Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica Filosofia e Educação. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0457-4445 - Email: samuelnl30@gmail.com

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Doutor em Sociologia (UFC/2002), Mestre em Educação (UFC/1990). Graduado em Ciências Sociais (UFC/1983). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1063-4811 - Email: Luistavora@uol.com.br

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Publicado

12/06/2024
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Como Citar

NOBRE LOPES, S.; RIBEIRO, L. T. F. Implicações da Sociedade Digital na Educação e na Subjetividade Humana: Implications of the Digital Society in Education and Human Subjectivity. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7713. Acesso em: 3 jul. 2024.