Os desafios do estágio em gestão educacional no ensino remoto: experiências reflexivas em um contexto amazônico

The challenges of the internship in educational management in remote teaching: reflective experiences in an Amazonian contexto

Autores

Palavras-chave:

Estágio, Gestão Escolar, Ensino Remoto

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no contexto da Pandemia, ocasionada pela Covid-19. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo principal analisar as práticas de estágio em Gestão Educacional na modalidade remota e os desafios enfrentados pelos estudantes. Os dados foram coletados a partir dos Relatórios Finais dos estagiários e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que alguns estagiários não conseguiram desenvolver o seu plano de ação, outros, foram impedidos de participar das atividades de gestão na escola. Além disso, a precariedade de internet na cidade, somada à falta de energia constante, também contribuiu para que o desenvolvimento do estágio remoto se tornasse ainda mais complexo.

Palavras-chave: Estágio; Gestão Escolar; Ensino Remoto.

 

Abstract

The present text is the result of a scientific initiation research, of the Federal University of Amazon, in context of the Pandemic, caused by Covid-19. This is documentary research, with a qualitative approach, which aims to analyze the internship practices in Educational Management in the remote modality and the challenges faced by students. The data was collected from the final reports of interns and analyzed using the content analysis technique. The results showed that some interns were unable to develop their action plan, others were prevented from participating in activities of the school management. Furthermore, the instability of the internet in the city with the constant power outage, also contributed to the development of the remote internship becoming even more complex.

Keywords: Internship; School Management; Remote Learning.

 

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Biografia do Autor

Sabrina dos Santos Lisboa, Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. No Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA sitiado na cidade de Humaitá - AM, campus Vale do Rio Madeira - CVRM. Foi bolsista de iniciação científica sob o Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UFAM) desde o ano de 2021 e, ainda perpetua pesquisas sobre o mesmo programa. Membro do grupo de pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional Docente – FORPROD Orcid: https://orcid.org/0009-0009-9990-4109. E-mail: sabrina3226brito@gmail.com.

Simône de Oliveira Alencar, Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Educação na Universidade Federal de Rondônia. Graduada em PEDAGOGIA. Trabalhou 11 anos na Educação Básica em escolas públicas, e concomitante à docência, realizou trabalho de tutoria do Programa PRÓ-LETRAMENTO. Desde agosto de 2009 é professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) em Humaitá-AM, é membro do grupo de pesquisa LAPESAM e líder do grupo de pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional Docente - FORPROD. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7751-0680. E-mail: simonealencar@ufam.edu.br.

Marlene Schüssler D’Aroz, UFAM

 

Pós-doutora em Educação. Pedagoga Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Pesquisadora da infância e formação docente. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Ciência, Educação e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8017-5681.

E-mail: marlenedaroz@ufam.edu.br.

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09/11/2024
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Como Citar

LISBOA, S. dos S.; DE OLIVEIRA ALENCAR, S.; SCHÜSSLER D’AROZ, M. Os desafios do estágio em gestão educacional no ensino remoto: experiências reflexivas em um contexto amazônico: The challenges of the internship in educational management in remote teaching: reflective experiences in an Amazonian contexto. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7555. Acesso em: 26 dez. 2024.