Interação entre escola e família: desafios e possibilidades na alfabetização de classes multisseriadas na educação do campo

Interaction between school and family: challenges and possibilities in teaching literacy in multigrade classes in rural education

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender as relações estabelecidas entre escola e família no processo de alfabetização de crianças, em classes multisseriadas, na educação do campo. A pesquisa fundamenta-se na concepção de alfabetização preconizada na teoria histórico-cultural, que articula alfabetização e letramento. A metodologia está orientada pelos princípios do método autobiográfico, consolidado por meio da pesquisa narrativa pautada em Dominicé (1988). A produção de dados ocorreu por meio da entrevista narrativa. Participaram da pesquisa, (03) três alfabetizadoras que atuam em uma escola de classes multisseriadas, na educação do campo, do município de Caxias/MA. Conclui que a fragilidade das interações é influenciada em decorrência da realidade cultural, social, política e econômica das famílias.

Palavras-chave: Alfabetização; Classes Multisseriadas; Relação Escola e Família.

 

Abstract

The objective of this study was to understand the relationships established between school and family in the literacy process of children in multigrade classes in rural education. The research is based on the concept of literacy recommended in the cultural-historical theory, which articulates literacy and literacy. The methodology is guided by the principles of the autobiographical method, consolidated through the narrative research based on Dominicé (1988). The data production occurred through narrative interview. Participated in the research, (03) three literacy teachers who work in a school of multigrade classes, in the field education, in the municipality of Caxias/MA. It concludes that the fragility of the interactions is influenced as a result of the cultural, social, political and economic reality of the families.

Keywords: Literacy; Multi-Serial Classes; School-Family Relationship.

            

          

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestre em Educação – UFPI. Especialista em Gestão e Supervisão escolar – IESF. Professor celetista da Universidade Estadual do Maranhão

E-mail: dilmar.jrcxs93@outlook.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2301-3096

 

Downloads

Publicado

12/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 23
  • pdf downloads: 21

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR, D. Interação entre escola e família: desafios e possibilidades na alfabetização de classes multisseriadas na educação do campo: Interaction between school and family: challenges and possibilities in teaching literacy in multigrade classes in rural education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7112. Acesso em: 21 jan. 2025.