As narrativas de história de vida como possibilidade de transformação na formação de professores

Autores

  • Marina Graziela Graziela Feldmann feldmann@uol.com.br
    PUC-SP
  • Maria do Socorro Castro Hage feldmann@uol.com.br
    PUC-SP

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância das narrativas de história de vida nas pesquisas em educação, considerando a formação do professor neste contexto. Sua relevância social baseia-se na necessidade de se considerar a história de vida do professor como um viés metodológico nos estudos sobre seu processo formativo. É importante considerar que as narrativas se configuram como procedimentos de recolha das fontes, das lembranças e das experiências vivenciadas pelos sujeitos, como os professores, como parte importante de suas vidas. Estas se apresentam, também, como uma prática reflexiva das experiências, porque possibilitarão ao sujeito profissional professor um repensar de sua ação pedagógica e um possível redimensionamento de sua prática educativa. Entende-se que nas pesquisas em educação, a história de vida tem adquirido uma importância crescente nos estudos sobre os professores e suas práticas de ensino, configurando-se, como uma possibilidade de instrumento fértil de reflexão por parte do professor sobre o seu trabalho."

Palavras-chave: História de vida, narrativas, formação de professores

The narratives of life story as a possibility of transformation in teachers training

"

This article aims to discuss the importance of narratives of life story in researches on education, considering teachers training in this context. Its social relevance is based on the need to consider the life story of teachers as a methodological bias in studies of their formative process. It is important to consider that the narratives are configured as procedures of collection of sources, memories and experiences of the individuals" as teachers, as an" important part of their lives. These are presented also as a reflexive practical experiment because they will enable the individual professional teacher both to rethink his/her pedagogical action and possibly resize his/her educational practice. It is understood that the life story has acquired a growing importance in the research on education and the study on teachers and their teaching practices, setting up as a possibility of a fruitful reflection instrument to be used by the teachers about their own work.

Keywords: Life Story, Narratives, Teachers Training."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/03/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 176
  • PDF downloads: 173

Como Citar

FELDMANN, M. G. G.; HAGE, M. do S. C. As narrativas de história de vida como possibilidade de transformação na formação de professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 61–82, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/704. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)