Um projeto colaborativo de sete pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
A collaborative project of seven researchers from the graduate programs in education in Brazil
Resumo
Objetiva-se neste artigo compreender como um projeto de pesquisa sobre leitura e práticas pedagógicas na escola da infância contribuem para o mapeamento de ações docentes sobre as práticas de leitura no período pandêmico. O problema central deste artigo foi o de perguntar: Como um projeto de pesquisa sobre as práticas de leitura possibilitam mapear ações docentes exitosas? Para tanto, a pesquisa é do tipo descritiva, com delineamento de levantamento e colaborativa, uma vez que envolveu sete Programas de Pós-Graduação em Educação. Como resultados, podemos concluir que um projeto de pesquisa quando bem delineado e com ações que conduzem a um olhar acerca da situação social da leitura no contexto social favorece o desenvolvimento de pesquisadores de IES e de professores da Educação Básica.
Palavras-chave: Projeto colaborativo; Programa de Pós-Graduação; Práticas de leitura.
ABSTRACT: The objective of this article is to understand how a research project on reading and pedagogical practices in childhood schools contribute to the mapping of teaching actions on reading practices in the pandemic period. The central problem of this article was to ask: How does a research project on reading practices make it possible to map successful teaching actions? Therefore, the research is descriptive, with a survey and collaborative design, since it involved seven Graduate Programs in Education. As a result, we can conclude that a research project, when well designed and with actions that lead to a look at the social situation of reading in the social context, favors the development of HEI researchers and Basic Education teachers.
Keywords: Collaborative project; Graduate program; Reading practices.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 135
- pdf downloads: 205