Concepções e abordagens sobre saúde e doença em Escolas Famílias Agrícolas (EFA) da Bahia: um debate em representações sociais

Conceptions and approaches to health and illness in Agricultural Families Schools (AFS) in Bahia: a debate on social representations

Autores

Resumo

Este artigo é parte dos resultados de um trabalho de pesquisa cujo foco da investigação foi as representações sociais de monitores das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) da Bahia acerca da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). As EFAs são escolas do campo de base comunitária. Após a entrevista com treze monitores e análise de conteúdo das falas dos entrevistados, a categoria concepções e abordagens sobre saúde e sobre doença foi selecionada para ser discutida neste texto. Quanto a essa categoria, foi observado que nessas escolas comunitárias a práxis pedagógica apresenta diferenças importantes apontadas pelas concepções e abordagens de saúde e doença que dizem respeito aos quatro pilares de formação das EFAs.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Escolas comunitárias; EFA.

 

Abstract

This paper is part of the results of a research project focusing on the social representations of monitors working at Agricultural Families Schools (AFS) in Bahia about Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS). EFAs are community-based field schools. After interviewing thirteen monitors and analyzing the content of the interviewees' statements, the authors discussed the selected category conceptions and approaches to health and disease. As for this category, the authors observed that in these community schools, the pedagogical practice presents significant differences pointed out by the conceptions and approaches to health and disease concerning the four pillars of EFAs educational foundations.

Keywords: Health education; Community schools; AFS.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Paula Inacio Diório, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

É professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), onde atua como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Áreas de Conhecimento  Ciências da Natureza ou Matemática e no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Educação das Relações Étnico-Raciais. E-mail:anapaula.diorio@ufrb.edu.br.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1787-5981.

Marco Antônio Ferreira da Costa, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

É professor-pesquisador aposentado da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, atuou na Especialização em Divulgação Científica do Museu da Vida, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC (mestrado e doutorado). Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos na área de Biossegurança e Ensino de Ciências. E-mail: costa@fiocruz.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7544-7523.

Saul Lomba Bulhosa Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor da Educação Básica no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas, licenciado em Ciências Biológicas, com especialização em Biologia Celular. Mestre em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. E-mail: lombasaul1@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3505-1265.

 

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Publicado

22/01/2024
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Como Citar

INACIO DIÓRIO, A. P.; FERREIRA DA COSTA, M. A.; LOMBA BULHOSA OLIVEIRA, S. Concepções e abordagens sobre saúde e doença em Escolas Famílias Agrícolas (EFA) da Bahia: um debate em representações sociais: Conceptions and approaches to health and illness in Agricultural Families Schools (AFS) in Bahia: a debate on social representations. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6982. Acesso em: 12 nov. 2024.