Políticas e ferramentas tecnológicas utilizadas no trabalho de professores, diretores, coordenadores e supervisores no ensino fundamental I e II

Policies and technological tools used by the teachers, school principals, coordinators and supervisors in the first and second stages of Primary School

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o uso das ferramentas tecnológicas no trabalho pedagógico pelos professores, diretores e supervisores escolares de Ensino Fundamental no município de Valparaíso de Goiás. Ancorado na perspectiva histórico-dialética utiliza os conceitos de tecnologia e cultura para compreender as concepções da política, tecnologia e as formas de utilização dos recursos tecnológicos pelos profissionais na escola. Parte-se da análise documental, referências bibliográficas e questionário aplicado pelo Google Forms aos professores, coordenadores, diretores e supervisores. Constatou-se que o uso das ferramentas tecnológicas modifica o trabalho desses profissionais e exige novas formas de comunicação, conexões, domínio e ações interdependentes e complementares sustentadas em uma formação continuada de professores por uma práxis transformadora.

Palavras-chave: Educação básica; Tecnologias na educação; Organização trabalho pedagógico.

 

Abstract

This paper aims at researching the use of pedagogical technological tools in the teaching procedures followed by teachers, head of schools and school supervisors of primary schools in the municipality of Valparaíso in the State of Goiás. Anchored in the historic dialectical perspective, employs the cultural and technological to comprehend the conceptions of politics, technology and the manners of using the technological resources by the school staff. Beginning with the documental analysis, bibliographical references and a questionnaire to the teachers, coordinators, directors and supervisors. It was established that the use of technological tools modifies the work executed by the professionals and demands news means of communication, connections, expertise, interdependent and complementary actions supported by a continuing education of teachers through a life-changing experience práxis.

Keywords: Primary education; Technologies in education; Pedagogical work organization.      

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magna Estefânia de Souza Tavares, Universidade de Brasília - UNB

Supervisora pedagógica em Valparaíso de Goiás. Graduada em Pedagogia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília - UNB. Pesquisadora do Grupo de pesquisa sobre organismos internacionais, política e gestão da Educação Básica- ÁGUIA. E-mail: profcmagna@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0005-5754-6404.

 

Downloads

Publicado

09/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 54
  • pdf downloads: 13

Como Citar

ESTEFÂNIA DE SOUZA TAVARES, M. Políticas e ferramentas tecnológicas utilizadas no trabalho de professores, diretores, coordenadores e supervisores no ensino fundamental I e II : Policies and technological tools used by the teachers, school principals, coordinators and supervisors in the first and second stages of Primary School. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6930. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e práticas comunitárias