Outros-juntos na escola comum: modos outros de com-viver e escolar com surdos

Otros-juntos en la escuela común: modos otros de con-vivir y hacer escuela con sordos

Autores

Resumo

Busca-se problematizar a presença do surdo na escola comum, denunciando as forças da colonialidade ouvinte e o projeto moderno de educação. Para tal, abraçando a filosofia da diferença, neste artigo apresenta-se a noção de presença vida-surda como possibilidade de resistência a uma educação colonizada-escolarizada de surdos. Na e pela perspectiva decolonial, deseja-se afirmar a potência do encontro com as subjetividades surdas na escola comum e a formação, na sala de aula, de uma comunidade viva, plural e efêmera que se faz cotidianamente pelas diferenças. Neste sentido, destaca-se a força micropolítica de outros-juntos na escola comum para transgredir os modos de conviver na educação de surdos por meio da matriz moderna-colonial. Esta escrita anuncia outros possíveis na educação com surdos pelas coexistências e vida em comunidade, na e pelas brechas decoloniais.

Palavras-chave: Coexistências; Escola comum; Educação com surdos.

 

Resumen

Se busca problematizar la presencia de los sordos en la escuela común, denunciando las fuerzas de la colonialidad oyente y el proyecto educativo moderno. En este sentido, abrazando la filosofía de la diferencia, este artículo presenta la noción de presencia-vida sorda como posibilidad de resistencia a una educación colonizada-escolarizada para sordos. Con la perspectiva decolonial, se desea afirmar la potencia del encuentro con las subjetividades sordas en la escuela común y la formación, en clase, de una comunidad viva, plural y efímera que, en su cotidiano, se hace por las diferencias. En este sentido, se destaca la fuerza micropolítica de otros-juntos en la escuela común para transgredir los modos de convivencia en la educación de los sordos a través de la matriz moderno-colonial. Esta escrita anuncia otras posibilidades en la educación con sordos, por medio de las coexistencias y la vida en comunidad, a través de brechas decoloniales.

Palabras clave: Coexistencias; Escuela común; Educación con sordos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Dell' Osbel, UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

Professora da rede estadual, graduada em Letras - Português/Espanhol e respectivas literaturas. Assessora Pedagógica Externa da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3046-0289. E-mail: letidellosbel@gmail.com

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • pdf downloads: 71

Como Citar

DELL’ OSBEL, L. Outros-juntos na escola comum: modos outros de com-viver e escolar com surdos: Otros-juntos en la escuela común: modos otros de con-vivir y hacer escuela con sordos. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6911. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos