Distância transacional: a interação professor-aluno como fator diferencial para (des)motivação na EaD

Transactional distance: teacher-student interaction as a differential factor for (de)motivation in Distance Education

Autores

Resumo

Apesar expansão das tecnologias digitais e dos estudos a distância gerarem possibilidades de formação para um grande número de alunos, a evasão tem sido frequentemente observável. Assim, este estudo buscou identificar e analisar, por meio da percepção dos alunos, os fatores que influenciaram o índice de conclusão em um curso de especialização no ensino de língua inglesa, ofertado em EaD por uma instituição de ensino superior pública. Os dados da pesquisa descritiva, de cunho misto, ocorreram por meio de um questionário encaminhado aos alunos concluintes do curso e foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, constatamos indícios de que mesmo que seja oferecida uma estrutura e recursos adequados para a realização de cursos, nessa modalidade de ensino, a interação professor-aluno não pode ser desconsiderada, o que representa um desafio aos moldes tradicionais de cursos a distância. 

Palavras-chave: Educação a distância; Fator crítico de sucesso; Distância Transacional.

 

Abstract

Despite the expansion of digital technologies and distance studies generating educational possibilities for many students, dropout has often been observable. Thus, this study sought to identify and analyze, through the students' perception, the factors that influenced the completion rate in a specialization course in English language teaching, offered in distance education by a public higher education institution. Data from the descriptive research, of a mixed nature, occurred through a questionnaire sent to students completing the course and were analyzed using Content Analysis (BARDIN, 2011). As a result, we found evidence that even if an adequate structure and resources are offered for the realization of courses, in this teaching modality, the teacher-student interaction cannot be disregarded, which represents a challenge to the traditional molds of distance courses.

Keywords: Distance education; Critical success factor; Transactional Distance.          

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Aparecida de Souza, SEED PR

Licenciada em Letras-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Especialista Língua Inglesa e Literatura (FAFIJA). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias Educacionais Digitais (UEL). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN/UENP). Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Integrante do grupo de pesquisa DIALE (CNPQ/UENP). E-mail: carlaapnunes@yahoo.com.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5271-6340

Neri de Souza Santana, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e em Ensino de Língua Inglesa. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEN-UENP (2018) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL). Professora Colaboradora do curso de Letras Português-Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná.   E-mail: nerisouzasantana@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2301-8513

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná. 

Bacharel e mestre em administração pela Universidade Estadual de Londrina e doutor em administração pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professor Associado dos cursos de administração e mestrado em ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná.    E-mail: cesarfreitas@uenp.edu.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8220-3519

Downloads

Publicado

13/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 202
  • pdf downloads: 98

Como Citar

DE SOUZA, C. A.; DE SOUZA SANTANA, N.; CESAR GARCIA FREITAS, C. Distância transacional: a interação professor-aluno como fator diferencial para (des)motivação na EaD : Transactional distance: teacher-student interaction as a differential factor for (de)motivation in Distance Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6874. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos