Distância transacional: a interação professor-aluno como fator diferencial para (des)motivação na EaD
Transactional distance: teacher-student interaction as a differential factor for (de)motivation in Distance Education
Resumo
Apesar expansão das tecnologias digitais e dos estudos a distância gerarem possibilidades de formação para um grande número de alunos, a evasão tem sido frequentemente observável. Assim, este estudo buscou identificar e analisar, por meio da percepção dos alunos, os fatores que influenciaram o índice de conclusão em um curso de especialização no ensino de língua inglesa, ofertado em EaD por uma instituição de ensino superior pública. Os dados da pesquisa descritiva, de cunho misto, ocorreram por meio de um questionário encaminhado aos alunos concluintes do curso e foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, constatamos indícios de que mesmo que seja oferecida uma estrutura e recursos adequados para a realização de cursos, nessa modalidade de ensino, a interação professor-aluno não pode ser desconsiderada, o que representa um desafio aos moldes tradicionais de cursos a distância.
Palavras-chave: Educação a distância; Fator crítico de sucesso; Distância Transacional.
Abstract
Despite the expansion of digital technologies and distance studies generating educational possibilities for many students, dropout has often been observable. Thus, this study sought to identify and analyze, through the students' perception, the factors that influenced the completion rate in a specialization course in English language teaching, offered in distance education by a public higher education institution. Data from the descriptive research, of a mixed nature, occurred through a questionnaire sent to students completing the course and were analyzed using Content Analysis (BARDIN, 2011). As a result, we found evidence that even if an adequate structure and resources are offered for the realization of courses, in this teaching modality, the teacher-student interaction cannot be disregarded, which represents a challenge to the traditional molds of distance courses.
Keywords: Distance education; Critical success factor; Transactional Distance.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 202
- pdf downloads: 98