Música em comunidade: processos educativos no coral Trovadores do Vale

Music in Community: educational processes in the Trovadores do Vale choir

Autores

Resumo

A pesquisa que resultou neste artigo teve como objetivo analisar processos educativos desencadeados a partir do coral Trovadores do Vale, localizado no Vale do Jequitinhonha, MG. O coral está em atividade há mais de 50 anos, com um repertório que percorre cantos de trabalho, cantos de roda, cantos religiosos e danças. Parte-se da problemática de que o legado colonial e moderno marginalizou saberes e práticas e entende-se que por meio da cultura popular, sujeitos formam resistência, construindo e contando sua história. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva da pesquisa participante. A coleta de dados configurou-se pela utilização de diários de campo, entrevistas e documentos para análise. Os resultados apontam como o coral nasce de processos educativos advindos da comunidade, mas como ele mesmo produz processos educativos para a própria comunidade.

Palavras-chave: Processos educativos; Práticas sociais; Música em comunidade.

 

Abstract

The research that resulted in this article aimed to analyze the educational processes within the Trovadores do Vale choir, located in Vale do Jequitinhonha, MG. The choir has been active for over 50 years, with a repertoire that includes work songs, nursery rhymes, religious songs, and dances. The initial presupposition is that the colonial and modern legacy has marginalized knowledge and practices, thus, it is understood that through popular culture, people resist by building and telling their stories. Thus, we conducted qualitative research from the perspective of participatory action research. The data was collected through field diaries, interviews, and documents for analysis. The results show how the choir was born from educational processes coming from the community, but also how it produces educational processes for the community itself.

Keywords: Educational processes; Social practices; Music in community.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Dutra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Especialista em arte-educação pela Universidade de Brasília e Licenciado em música pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Letras e Artes do Colégio de Aplicação João XXIII na Universidade Federal de Juiz de Fora e vice-coordenador do programa de extensão Arte em Trânsito. Foi doutorando visitante no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal, onde desenvolveu investigação no programa "Pós-Colonialismos e Cidadania Global". Desenvolve pesquisa nas seguintes temáticas: processos educativos em práticas sociais; educação popular; educação musical e humanização. E-mail: pedro.dutra@ufjf.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2486-6370

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 54
  • pdf downloads: 42

Como Citar

DUTRA DE OLIVEIRA, P. Música em comunidade: processos educativos no coral Trovadores do Vale: Music in Community: educational processes in the Trovadores do Vale choir. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6737. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos