Apoio às transições desafiadoras: crianças, jovens e seus responsáveis

Supporting Difficult transitions: children, young people and their carers

Autores

Resumo

Nesta resenha, apresenta-se a obra Supporting Difficult transitions: children, young people and their carers, organizada por Mariane Hedegaard e Anne Edwards, que se dedica ao problema das transições vivenciadas por crianças e jovens em seu percurso de vida e formação. Com base em um aporte histórico-cultural, os textos que compõem a coletânea representam um esforço em sistematizar ferramentas conceituais que subsidiem a atuação de profissionais no suporte às trajetórias de desenvolvimento de crianças, jovens e suas famílias. Recusando explicações simplificadoras que possam localizar no próprio sujeito a causação de condições desafiadoras, os diversos capítulos compartilham do entendimento de que o processo de desenvolvimento dos sujeitos ocorre a partir da transformação dos motivos que orientam sua atuação no mundo. Ao se reconhecer que esse processo pode se dar de modo conflituoso, caracterizando a existência de “desafios” ou “preocupações” em relação ao desenvolvimento de uma criança ou um jovem, propõe-se a criação de situações intencionais para que os sujeitos possam se movimentar de uma zona de preocupação para zonas de desenvolvimento efetivo.

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural; Transições; Crianças e jovens.

 

Abstract

For the authors of cultural-historical psychology, the process of development of persons occurs from the transformation of the motives that guide their activity in the world. This process can take place in a conflictive manner, characterizing the existence of “challenges” or “concerns” in relation to the development of a child or young person. Considering that whatever these challenges are, the problem is never in the individual, the work Supporting Difficult transitions: children, young people and their carers seeks to systematize conceptual tools that allow professionals who work to support the challenging developmental trajectories of children, young people and their families, the creation of intentional situations so that the individuals can move from a zone of concern to zones of effective development.

Palavras-chave: Cultural-historical psychology; Transitions; Children and young people.

 

 

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Biografia do Autor

Juliana Campregher Pasqualini , UNESP/ Departamento de Psicologia– campus de Bauru

Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Unesp – campus de Araraquara – e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp – campus de Araraquara –, com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp. Doutora em Educação pela Unesp – campus de Araraquara. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores e processos grupais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6497-8783. E-mail: juliana.pasqualini@unesp.br

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe) e do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT). Atua na formação de professores e pesquisa as relações entre escola, formação humana e ensino. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8146-6771. E-mail: carolina_picchetti@hotmail.com

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Publicado

01/07/2024
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Como Citar

CAMPREGHER PASQUALINI , J.; NASCIMENTO, C. P. Apoio às transições desafiadoras: crianças, jovens e seus responsáveis: Supporting Difficult transitions: children, young people and their carers. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6718. Acesso em: 13 jul. 2024.