Educação Física e Clima Escolar em territórios violentos de Salvador/BA: uma análise da percepção de professores

Physical Education and School Climate in violent territories of Salvador/BA: an analysis of teachers' perception

Autores

Resumo

Este estudo propôs investigar as influências de territórios violentos no desenvolvimento das aulas de Educação Física e na percepção de clima escolar de professores desse componente curricular. Utilizou-se de uma metodologia exploratória e descritiva e abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa contou com aplicação de questionário de clima escolar e entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física de bairros violentos localizados em Salvador/BA. Os resultados mostram que a violência constante nesses territórios pode interferir nas dinâmicas escolares, pode afetar a sensação de pertencimento e bem-estar dos professores e podem influenciar na qualidade da Educação Física escolar e do clima escolar percebido.

Palavras-chave: Clima escolar; Educação Física; Violência  

 

Abstract

This study aimed to investigate the influences of violent territories on the development of Physical Education classes and on the perception of school climate of teachers in this curricular component. An exploratory and descriptive methodology with a quantitative-qualitative approach was used. The research included the application of a school climate questionnaire and semi-structured interviews with Physical Education teachers in violent neighborhoods located in Salvador/BA. The results show that constant violence in these territories can interfere with school dynamics, affect teachers' sense of belonging and well-being, and influence the quality of school Physical Education and perceived school climate.

Keywords: School climate; Physical Education; Violence

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Costa, UFBA

Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Realiza pesquisas sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais da Educação Física. E-mail: paulovsc85@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6601-0330.

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE. É um dos líderes do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Realiza pesquisas sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da Educação Física. E-mail: alvaro.millen@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7473-423X.

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 132
  • pdf downloads: 78

Como Citar

DA SILVA COSTA, P. V.; NETO, A. R. M. Educação Física e Clima Escolar em territórios violentos de Salvador/BA: uma análise da percepção de professores: Physical Education and School Climate in violent territories of Salvador/BA: an analysis of teachers’ perception. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6602. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos