O gerencialismo na gestão da escola pública maranhense por meio do “Escola Digna”

Managerialism in Maranhão state public school management through the “Escola Digna” program

Autores

Resumo

Desde os anos 1990, com a reforma do Estado brasileiro, a gestão da escola pública brasileira passou a assumir concepções mais próximas dos ditames neoliberais do sistema capitalista. Na realidade atual do Maranhão, destaca-se o “Escola Digna” como ação governamental que atua sob a lógica neoliberal. Assim este texto tem por objetivo verificar como se manifesta o gerencialismo na gestão da escola pública maranhense a partir desta política. Os resultados demonstram que o “Escola Digna” vem induzindo os gestores escolares da rede pública a assumirem um perfil flexível de trabalho na defesa de princípios como meritocracia, bônus por desempenho e premiação, que são valores do neoliberalismo implicados em tentativas crescentes de subsumir a escola pública aos ditames do capital.

Palavras-chave: Gestão escolar; Escola Digna; Gestão gerencial.

 

 

Abstract

Since the 1990s, when the Brazilian state reform took place, public school management in the country has adopted ideas closer to neoliberal prescriptions laid out by the capitalist system. In the Maranhão state current reality, the “Escola Digna” (Dignified School) Program stands out as government action enacted under neoliberal logic. Thus, this paper aims at verifying how managerialism manifests itself into Maranhão public school management as consequence of this policy. Results show the “Escola Digna” Program has been inducing public network school managers to adopt a flexible work profile in defense of principles such as meritocracy, performance-based bonuses, and awards, which are neoliberal values entrenched into increasing attempts to subsume public school to capitalist dictates.

Keywords: School management; “Escola Digna”; Managerial administration.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albiane Oliveira Gomes, Universidade Estadual do Maranhão

Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe).

E-mail: albiane11@hotmail.com     ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2242-5654

Émina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Líder do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH).

E-mail: emina@ufpa.br      ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1532-270X

Downloads

Publicado

08/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 57
  • pdf downloads: 42

Como Citar

OLIVEIRA GOMES, A.; MÁRCIA NERY DOS SANTOS, Émina. O gerencialismo na gestão da escola pública maranhense por meio do “Escola Digna”: Managerialism in Maranhão state public school management through the “Escola Digna” program. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6555. Acesso em: 23 nov. 2024.