Práticas Comunitárias na Escola Família Agrícola do Pacuí/AP: sustentabilidade socioambiental como eixo da Pedagogia da Alternância

Community Practices at the School of Farmer Family of Pacuí/AP: socio-environmental sustainability as the axis of the pedagogy of alternation

Autores

Resumo

O artigo visa apresentar parte dos resultados da pesquisa “Saberes tradicionais de agricultores familiares como subsídio para a sustentabilidade na Escola Família Agrícola do Pacuí”. O recorte proposto neste texto tem por objetivo discutir como a sustentabilidade socioambiental está articulada com a pedagogia da alternância e como vem se materializando nas práticas comunitárias dessa escola. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa de cunho qualitativo, por meio de aplicação de questionários, grupos focais com as famílias. Os resultados mostram que há sim um esforço, no interior da EFAP, de se desenvolver práticas de sustentabilidade socioambiental integradas com a pedagogia da alternância e que estas vêm se materializando nas práticas comunitárias dos povos amazônidas atendidos pela escola, as quais são reconhecidas pelas famílias locais.

Palavras-chave: Pedagogia da alternância; Sustentabilidade; Práticas comunitárias.

 

Abstract:

This paper aims to present part of the results for the research “Traditional knowledges of family farmers as subside for sustainability at the School of Farmer Family of Pacuí” (EFAP, in Portuguese). The proposal of this text is to discuss how the socio-environmental sustainability is articulated with the Pedagogy of Alternation and how it’s been materialized on community practices of this school. This, a qualitative research was developed by the application of questionaries, focal groups with the families. The results showed that, inside EFAP, there is an effort to develop practices of socio-environmental sustainability integrated with the pedagogy of alternation and these have been materialized into community practices of the people which lives in the state of Amazonas and were attended by the school, practices acknowledged by the local families.

Keywords: Pedagogy of alternation; sustainability; Community practices.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela do Céu Ubaiara Brito, UEAP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. E-mail: angela.brito@ueap.edu.br.    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0918-7049

Antonia Fladiana Nascimento dos Santos, UEAP

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede de Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC/Pólo UFPA. Professora Assistente da Universidade do Estado do Amapá. E-mail: antonia.santos@ueap.edu.br.   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2186-7191

Valéria Silva de Moraes Novais, UEAP

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pós-doutorado em Educação pela Université de Genève (UNIGE/Suiça). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. E-mail: valeria.novais@ueap.edu.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3549-6213

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 25
  • pdf downloads: 20

Como Citar

UBAIARA BRITO, A. do C.; NASCIMENTO DOS SANTOS, A. F.; SILVA DE MORAES NOVAIS, V. Práticas Comunitárias na Escola Família Agrícola do Pacuí/AP: sustentabilidade socioambiental como eixo da Pedagogia da Alternância: Community Practices at the School of Farmer Family of Pacuí/AP: socio-environmental sustainability as the axis of the pedagogy of alternation. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6550. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos