O brincar na Educação Infantil: teoria e prática na formação e visão dos professores
Playing in Early Childhood Education: theory and practice in teacher education and vision
Resumo
Este estudo é oriundo de uma dissertação que teve como objetivo conhecer a visão e as práticas relativas ao brincar aplicadas por docentes da rede de Educação Infantil. Os autores clássicos utilizados como referenciais sobre o brincar e seu impacto no ensino/ aprendizagem foram Vygotski (2014), Steiner (2013), Piaget (2017) e Montessori (1965). O método de investigação adotado foi do tipo qualitativo, com abordagem descritiva e análise interpretativa. Os participantes foram docentes da Educação Infantil do município de Curitiba - PR. O resultado apresenta a visão dos docentes e suas práticas pedagógicas direcionadas ao brincar, bem como a constatação de que, apesar do grande número de materiais disponíveis sobre as práticas lúdicas e de disciplinas na formação acadêmica, eles não se consideram suficientemente capacitados nessa área.
Palavras-chave: Brincar; Educação Infantil; Formação Docente.
Abstract
This study originates from a dissertation that aimed to know the vision and practices related to playing applied by teachers of the Early Childhood Education network. The classic authors used as references on playing and its impact on teaching/learning were Vygotski (2014), Steiner (2013), Piaget (2017) and Montessori (1965). The research method adopted was qualitative, with a descriptive approach and interpretative analysis. The participants were kindergarten teachers in the city of Curitiba - PR. The result presents the view of teachers and their pedagogical practices aimed at playing, as well as the finding that, despite the large number of materials available on playful practices and disciplines in academic training, they do not consider themselves sufficiently qualified in this area.
Keywords: Play; Child Education; Teaching Training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 520
- pdf downloads: 376