O brincar na Educação Infantil: teoria e prática na formação e visão dos professores

Playing in Early Childhood Education: theory and practice in teacher education and vision

Autores

Resumo

Este estudo é oriundo de uma dissertação que teve como objetivo conhecer a visão e as práticas relativas ao brincar aplicadas por docentes da rede de Educação Infantil. Os autores clássicos utilizados como referenciais sobre o brincar e seu impacto no ensino/ aprendizagem foram Vygotski (2014), Steiner (2013), Piaget (2017) e Montessori (1965). O método de investigação adotado foi do tipo qualitativo, com abordagem descritiva e análise interpretativa. Os participantes foram docentes da Educação Infantil do município de Curitiba - PR. O resultado apresenta a visão dos docentes e suas práticas pedagógicas direcionadas ao brincar, bem como a constatação de que, apesar do grande número de materiais disponíveis sobre as práticas lúdicas e de disciplinas na formação acadêmica, eles não se consideram suficientemente capacitados nessa área.

Palavras-chave: Brincar; Educação Infantil; Formação Docente.

                                                      

 

Abstract

This study originates from a dissertation that aimed to know the vision and practices related to playing applied by teachers of the Early Childhood Education network. The classic authors used as references on playing and its impact on teaching/learning were Vygotski (2014), Steiner (2013), Piaget (2017) and Montessori (1965). The research method adopted was qualitative, with a descriptive approach and interpretative analysis. The participants were kindergarten teachers in the city of Curitiba - PR. The result presents the view of teachers and their pedagogical practices aimed at playing, as well as the finding that, despite the large number of materials available on playful practices and disciplines in academic training, they do not consider themselves sufficiently qualified in this area.

Keywords: Play; Child Education; Teaching Training.

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Biografia do Autor

Fernanda Candido Figueiredo Monteiro Colete, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Terapeuta Ocupacional (UTP), Graduação Sanduíche Bridgewater State University-MA – USA. Especialista em Ergonomia (UFPR), Especialista em Gestão Organizacional (UFSCAR), Especialista em Neuroaprendizagem (UNINA). Mestranda em Educação, linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR). E-mail: fcfm@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2030-3693.

 

Sonia Maria Chaves Haracemiv , Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Departamento de Teoria e Prática de Ensino-UFPR, dos Programas de Pós-Graduação em Educação-PPGE, na linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino - PPGE:TPE, na  linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Pesquisadora CNPq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico-UFSC/UFPR. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas – BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Membro do GT do Observatório Social Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal. E-mail: sharacemiv@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9305-5227. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1257464125778276

Milton Carlos Mariotti, Universidade Federal do Paraná

Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação - PPGE/UFPR. Docente do Curso de Especialização de Terapia Ocupacional em Saúde Mental. Graduado em Terapia Ocupacional pela PUCCamp. Especialista em Magistério Superior Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Educação pela UFPR. Doutor em Medicina Interna (Ciências da Saúde)-UFPR. E-mail: miltoncarlosmariotti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-0298-1650-. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1658156172179834.  

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Publicado

09/02/2023
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Como Citar

CANDIDO FIGUEIREDO MONTEIRO COLETE, F.; MARIA CHAVES HARACEMIV , S.; CARLOS MARIOTTI, M. O brincar na Educação Infantil: teoria e prática na formação e visão dos professores : Playing in Early Childhood Education: theory and practice in teacher education and vision. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6490. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas