As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: reflexões teóricas e práticas as

Digital Information and Communication Technologies in Education: theoretical and practical reflections

Autores

Resumo

Este escrito trata-se de uma resenha crítica do livro “Tecnologias Digitais na Educação: da formação à aplicação”, de Bruno Leite. A obra é composta por quinze capítulos. Nos primeiros nove capítulos são discutidas, criticamente, teorias de diferentes autores, acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na segunda parte, a discussão é voltada para teorias e práticas da utilização desses recursos digitais de informação e comunicação no ensino. Ao resenhar esta obra, percebe-se a importância de se propor uma perspectiva de ensino pedagógico associado às TDICs, com possibilidades e estratégias. Busca-se também, instigar a formação inicial e continuada de professores diante das constantes transformações em que o papel docente contemporâneo implica estar capacitado para ensinar.

Palavras-chave: TDICs; Educação; Formação de professores.

 

Abstract

This writing is a critical review of the book “Digital Technologies in Education: from training to application”, by Bruno Leite. The work consists of fifteen chapters. In the first nine chapters, theories of different authors are critically discussed about Digital Information and Communication Technologies (TDIC). In the second part, the discussion is focused on theories and practices of using these digital information and communication resources in teaching. When reviewing this work, one can see the importance of proposing a perspective of pedagogical teaching associated with DICTs, with possibilities and strategies. It also seeks to instigate the initial and continued training of teachers in the face of the constant transformations in which the contemporary teaching role implies being able to teach.

Keywords: TDICs; Education; Teacher Training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Caldas de Ávila, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciada em Química pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição (PPEDU-UFSJ). Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas GEPLEC da UFSJ. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química. E-mail: barbaracaldas1994@gmail.com.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4924-5522

Wallace Alves Cabral, Universidade Federal de São João Del-Rei

Licenciado em Química pela UFJF, Mestre e Doutor em Educação pela mesma instituição. Professor adjunto da área de Educação Química na UFSJ. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ (PPEdu) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFOP (MPEC). Pesquisador da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - área de Ciências da Natureza (Fundação CAEd). É coordenador de área do Programa PIBID (Química e Física - 2022/2024). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas GEPLEC da UFSJ e Membro do grupo Co(m)textos da UFJF. E-mail: wallacecabral@ufsj.edu.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4685-7486

Downloads

Publicado

27/03/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 470
  • pdf downloads: 203

Como Citar

CALDAS DE ÁVILA, B. C.; ALVES CABRAL, W. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: reflexões teóricas e práticas as : Digital Information and Communication Technologies in Education: theoretical and practical reflections. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6306. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas