As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: reflexões teóricas e práticas as
Digital Information and Communication Technologies in Education: theoretical and practical reflections
Resumo
Este escrito trata-se de uma resenha crítica do livro “Tecnologias Digitais na Educação: da formação à aplicação”, de Bruno Leite. A obra é composta por quinze capítulos. Nos primeiros nove capítulos são discutidas, criticamente, teorias de diferentes autores, acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na segunda parte, a discussão é voltada para teorias e práticas da utilização desses recursos digitais de informação e comunicação no ensino. Ao resenhar esta obra, percebe-se a importância de se propor uma perspectiva de ensino pedagógico associado às TDICs, com possibilidades e estratégias. Busca-se também, instigar a formação inicial e continuada de professores diante das constantes transformações em que o papel docente contemporâneo implica estar capacitado para ensinar.
Palavras-chave: TDICs; Educação; Formação de professores.
Abstract
This writing is a critical review of the book “Digital Technologies in Education: from training to application”, by Bruno Leite. The work consists of fifteen chapters. In the first nine chapters, theories of different authors are critically discussed about Digital Information and Communication Technologies (TDIC). In the second part, the discussion is focused on theories and practices of using these digital information and communication resources in teaching. When reviewing this work, one can see the importance of proposing a perspective of pedagogical teaching associated with DICTs, with possibilities and strategies. It also seeks to instigate the initial and continued training of teachers in the face of the constant transformations in which the contemporary teaching role implies being able to teach.
Keywords: TDICs; Education; Teacher Training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 477
- pdf downloads: 205