Ensino primário e aprendizagem profissional para crianças órfãs e desvalidas na Comarca de Macapá na Colônia Militar Pedro II (1840-1855)

Primary education and professional learning for orphaned and underprivileged children in the Comarca of Macapá in the Pedro II Military Colony (1840-1855)

Autores

Resumo

 

Este estudo tem como objetivo analisar o ensino primário e aprendizagem profissional para crianças órfãs e desvalidas na Comarca de Macapá na Colônia Militar Pedro II. As primeiras escolas de ensino primário no Brasil, no século XIX, funcionaram no âmbito de instituições militares como arsenais do exército, da marinha e colônias militares como a da Comarca de Macapá. A Colônia Militar Pedro II também cumpriu o papel de receber os meninos órfãos e desvalidos, os enjeitados e as crianças pobres. Nessa colônia, era oferecida a Instrução Primária e a aprendizagem profissional com o objetivo de formar futuros operários e militares para a província do Pará. As condições para a escolarização de crianças na Colônia Pedro II não acompanharam os discursos dos seus idealizadores, a fome fazia parte da realidade dessa instituição, levando à indisposição dos colonos e à propagação de doenças, fortalecendo as evidências de fracasso desse projeto educacional.

Palavras-chave: Aprendizagem Profissional, Colônia Pedro II, Século XIX.

 

Abstract

This study aims to analyze the primary education and professional learning for orphaned and underprivileged children in the County of Macapá in the Military Colony Pedro II. The first primary schools in Brazil, in the 19th century, functioned within military institutions such as army and navy arsenals and military colonies such as the one in the County of Macapá. The Military Colony Pedro II also played the role of receiving orphans and abandoned children, the rejected and poor children. In this colony, primary education and professional education were offered, with the objective of forming future workers and military people for the province of Pará. The conditions for the schooling of children in the Pedro II Colony did not follow the discourses of its creators, hunger was part of the reality of this institution, leading to the settlers' indisposition and the spread of diseases, strengthening the evidence of failure of this educational project.

Keywords: Professional Learning, Pedro II Colony, 19th Century.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá / UEAP

Doutor em Educação na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA), Mestre em Educação na modalidade sanduíche (PPGED-UEPA/PUC-Rio), Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento (CCNT-UEPA), Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA) e Tecnologia em Gestão Pública (UNAMA). Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP), Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado a Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1309-6094        Email: vitor.nery@ueap.edu.br  

 

Uédio Robds Leite da Silva, Universidade Federal do Amapá / Campus Oiapoque

Possui graduação com Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atuou como Subcoordenador do Programa de Gerenciamento Costeiro do Estado do Amapá (2002-2007) e, como Coordenador do referido programa (2007-2013) no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, onde desenvolveu estudos sobre metodologias no âmbito Socioambiental e Participativos, além de realização de pesquisas científicas sobre a produção do Espaço Geográfico amapaense, com foco na linha de pesquisa Socioambiental. Foi diretor da Diretoria Técnica de Meio Ambiente do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (2013-2014). Possui experiência na gestão e legislação ambientais, na elaboração e execução de projetos de pesquisa na costa amazônica com interesse na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Categoria Trabalho, Dinâmica em ambientes Costeiros Amazônico, Gerenciamento Costeiro e comunidades Costeiras, Legislação Ambiental, Gestão Ambiental. Foi Professor substituto na Universidade do Estado do Amapá - UEAP, atuando em Planejamento Ambiental, Adequação Ambiental Urbana, Metodologias do Ensino da Geografia. Atualmente é professor efetivo, assistente A, da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional Oiapoque. Atua na área de Geografia Humana.

Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-3104-2556            Email: uediorobds@unifap.br

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá / Campus Oiapoque

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa Docência e Diversidade. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática (GECIM/UNIFAP). Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Diversidade Sociocultural, Educação Matemática e Saberes Indígenas.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1323-6069            Email: crisnery@unifap.br

 

Downloads

Publicado

12/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 89
  • pdf downloads: 42

Como Citar

SOUSA CUNHA NERY, V.; LEITE DA SILVA, U. R.; DOS SANTOS NERY, C. do S. Ensino primário e aprendizagem profissional para crianças órfãs e desvalidas na Comarca de Macapá na Colônia Militar Pedro II (1840-1855) : Primary education and professional learning for orphaned and underprivileged children in the Comarca of Macapá in the Pedro II Military Colony (1840-1855). Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6060. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos