Sujeitos educativos do PROEJA: novos significados na constituição da história das instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica

Educational subjects of PROEJA: new meanings in the constitution of the history of Professional and Technological Education federal institutions

Autores

Resumo

Neste artigo, discutimos como estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) produzem a cultura – e assim, a história – desse projeto nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica, quando enunciam sua constituição: como sujeitos dessa política pública e das redes de sociabilidade que nela se estabelecem ou se explicitam; e como sujeitos de conhecimento e de aprendizagem, conquistando instâncias de protagonismo. O material empírico foi produzido no acompanhamento de uma turma de PROEJA durante dois semestres letivos, com gravação de aulas, coleta de produções escritas de estudantes, entrevistas e consulta a documentos da instituição. Nossa análise aponta como os modos próprios de estudantes do PROEJA elaboraram suas vivências de exclusão e de resgate do direito à educação escolar e à formação profissional produzem novos significados aportados por um público novo e diverso daquele a que a instituição sempre atendeu.

Palavras-chave: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; PROEJA; Sujeitos da Educação.

 

Abstract: In this article, we discuss how students of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education modality (PROEJA) produce the culture – and thus, the history – of this project in the federal institutions of Professional and Technological Education, when they enunciate their constitution: as subjects of this public policy and of the sociability networks that are established or made explicit in it; and as subjects of knowledge and learning, conquering instances of protagonism. The empirical material was produced by monitoring a PROEJA class during two academic semesters, with recording of classes, collection of students' written productions, interviews and consultation of institution documents. Our analysis points out how PROEJA students' own ways of elaborating their experiences of exclusion and rescuing the right to school education and professional training produce new meanings brought by a public different from the one the institution has always served, alter.

Keywords: Youth, Adult and Elderly Education (YAE); Education, Science and Technology Federal Institute; PROEJA; Subjects of Education.

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Biografia do Autor

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Licenciada em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos; especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA; mestra em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutora pela Faculdade de Educação da UFMG (2015). É professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como professora do Mestrado Profissional ProfEPT e em experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica.

 E-mail: paula.reis@ifsudestemg.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8066-7467

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, UFMG

Licenciada em Matemática (UFMG), Mestre em Educação Matemática (UNESP), doutora em Educação (UNICAMP). Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, em Educação do Campo e em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Compõe as equipes coordenadoras do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG, do Grupo de Estudos sobre Numeramento - GEN, e do Polo MG do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - NEPSO.

E-Mail: mcfrfon@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5702-7189.

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Publicado

12/10/2023
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Como Citar

REIS DE MIRANDA, P.; FERREIRA REIS FONSECA, M. da C. Sujeitos educativos do PROEJA: novos significados na constituição da história das instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica: Educational subjects of PROEJA: new meanings in the constitution of the history of Professional and Technological Education federal institutions . Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6039. Acesso em: 11 maio. 2024.

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Artigos